10 coisas para fazer antes de publicar conteúdo

Publicado por em 20/04/2015 às 13h41

criar um site
Com toda a pressa e velocidade de uma rotina profissional de produção de conteúdo, pode ficar difícil dedicar muito tempo a algumas etapas aparentemente menos importantes do processo de publicação. O que, infelizmente, não pode acontecer. Talvez, de fato, alguns tratamentos precisam de mais dedicação do que outros. Depois de criar um site e começar a publicar conteúdo, é necessário saber quais são esses tratamentos.

Pensando nisso, o post de hoje do SitePX compartilha os passos fundamentais que devem entrar no checklist do produtor de conteúdo antes de clicar no botão “publicar”. Confira a lista a seguir:

  1. criar um siteAtente-se aos objetivos da empresa – Praticantes do marketing de conteúdo possuem uma boa estratégia documentada, certo? E, nessa estratégia, estão definidos os objetivos do marketing de conteúdo da empresa. Lembre-se, então, de ter certeza de que o conteúdo publicado esteja de acordo com esses objetivos.
  2. Direcione para um público específico – Postando conteúdo regularmente é possível atingir um grande público sem que todo material seja direcionado para o mundo. Definindo as diferentes personas da empresa, deve-se dedicar a publicação a um público específico.
  3. Otimize as palavras-chave – No mesmo documento com a estratégia de marketing deve haver uma lista palavras-chave relevantes para a marca. Tenha certeza que o conteúdo esteja otimizado para uma ou duas delas.
  4. Faça links – Seja para seu próprio site ou para fontes externas, é importante para o SEO e para a credibilidade do veículo sugerir outros conteúdos para o leitor. Uma sugestão para sites com o objetivo de venda de produtos é linkar a página de um produto específico no conteúdo produzido.
  5. Título chamativo – Na internet, a atenção do leitor precisa ser capturada rapidamente. Seja pela busca no Google ou pelas redes sociais apenas a combinação do título impactante e uma boa imagem podem garantir o clique do leitor.

  6. Use a mesma voz –
    Mesmo quando a produção de conteúdo envolva trabalhos assinados por pessoas diferentes é importante que o tom das publicações mantenha um padrão que possa ser reconhecido pelo leitor. Vozes muito diferentes passam a sensação de inconsistência.
  7. Inclua imagens – De preferência fotografias! É bom para o SEO e para atrair leitores. Cuidado, no entanto, para não infringir leis de diretos autorais.
  8. checklistFormatação - É de extrema importância visualizar a postagem antes de publicá-la. Apenas dessa forma é possível garantir que o conteúdo esteja disposto de forma a ter a melhor legibilidade. Tenha sempre em mente a diagramação mobile também!
  9. Revisão ortográfica – Fundamental! Pequenos erros de digitação podem até ser relevados, mas erros de ortografia – especialmente quando são vários – podem resultar em crucificação. Leia o texto quantas vezes puder e, de preferência, chame alguém para revisá-lo de novo.
  10. Uma boa conversa – Estimule o engajamento. Tenha certeza de que o conteúdo dá brechas para que o consumidor comente, concorde ou discorde, e, de preferência, sinta-se compelido a compartilhar.

Criar um site é só o começo! Há muito para ser feito antes de se tornar um grande produtor de conteúdo. Mas, pode ter certeza, fazer um checklist com estes dez itens antes de publicar um texto pode fazer toda a diferença. Assim como continuar lendo o blog do SitePX com dicas semanais de empreendedorismo e como criar um site de sucesso!

Categoria: Conteúdo
Tags: analytics, como criar um site, conteúdo, seo, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||