10 dicas para um marketing de conteúdo melhor

Publicado por em 13/01/2015 às 12h05

Quem está se aventurando pela área dos empreendimentos online e do marketing de conteúdo já deve lido em algum lugar a seguinte frase: “conteúdo é tudo”. A expressão já está virando senso comum, mas passa longe de estar errada. Pensando nesse cenário, onde o conteúdo é de tamanha importância, é que o SitePX compartilha com vocês essas 10 dicas para um marketing de conteúdo melhor.

Aplique Marketing de conteúdo no seu site

Antes de ir às dicas, de fato, vamos explicar brevemente a importância dessa área de estudo e trabalho que é o marketing de conteúdo. Segundo pesquisa realizada pelo Marketing Leadership Council do CEB (um dos principais núcleos de pesquisa em comércio dos Estados Unidos), hoje o consumidor de vendas e negócios online só entra em contato direto com a empresa após 50% - em alguns casos 70% - do processo de compra. E o que isso quer dizer?

Quer dizer que o público já não é mais tão suscetível às estratégias agressivas de venda e de marketing tradicional. A parte que antes cabia aos vendedores – de informar sobre o produto e as vantagens de sua loja – agora é feita pelo próprio consumidor, que pesquisa sozinho as empresas que oferecem o produto ou serviço desejado até, de fato, escolher as que mais lhe interessam. E é aí, caro empreendedor, que entra o marketing de conteúdo.

Se o consumidor evita o contato direto, como convencê-lo de que sua empresa é a melhor? Criando um canal de contato “indireto”. A estratégia atual é a criação de um canal de comunicação na internet – no caso de usuários do SitePX, sites e blogs – e, por meio deles, fazer o contato por meio da informação. Seja um texto informativo em um blog, ou um vídeo tutorial, quem sabe até uma apresentação de slides, vai da necessidade e criatividade de cada empreendedor.

O canal, porém, não pode existir apenas para cumprir presença, ele precisa de bom conteúdo. O empreendedor ao criar um site, por exemplo, precisa dar motivos ao cliente de preferir a sua empresa à concorrência. Boas informações passadas de um jeito sincero e cativante serão os aspectos que vão definir a escolher do consumidor. E isso é o marketing de conteúdo!

Vamos, então, às dicas?

1. Conheça seu público – Imagine o consumidor típico do seu tipo de serviço. Essa tarefa não deve ser difícil, afinal, você não escolheu essa área à toa, certo? Então, agora ponha-se no lugar dele. Como leitor do seu site – ou qualquer outro veículo que tenha escolhido – o que te interessaria? Como deveria ser a linguagem? Essas questões são fundamentais para conquistar a empatia do consumidor.

2. Seja você mesmo – Conselho típico de romances de autoajuda, mas que se encaixa perfeitamente no contexto do marketing digital. Não tente copiar suas referências. O público prezará pela originalidade. Não precisa desprezá-las também, é claro. Referências e pesquisas são fundamentais para a criação de bom conteúdo, e, pode anotar, isso nunca mudará. Mesmo que esteja retransmitindo um conteúdo, faça-o com sua própria linguagem e características.

Contar uma história pessoal ajuda no marketing de conteúdo3. Conte histórias de vida – O público adora um bom espetáculo. Conte uma história de superação, sobre encontrar desafios e como vencê-los. Seja sua própria história ou a de algum cliente especial. O mais importante é transmitir emoção. Toda luta, por menor que seja, pode se tornar uma grande história se contada transmitindo a emoção de quem a viveu. E esse tipo de história envolve o leitor, dá a ele um personagem com quem se pode identificar e mostra que toda adversidade pode ser superada com empenho.

4. Dê um passo além – Não se limite a vender sua marca e seus produtos. Torne-se importante para seu cliente. Dê a ele conselhos e informações mesmo que ele ainda não tenha pago por nada. Então, dê um passo além da prestação de serviços, seja um bom companheiro, alguém com quem seu público irá crescer junto. Isso, com certeza, pesará muito na escolha final do consumidor.

5. Seja estratégico – Sua empresa possui uma estratégia de negócios, certo? Muito bom, agora crie uma estratégia de marketing de conteúdo que se relacione com ela. Monte a estratégia com base na pergunta “como as táticas de marketing de conteúdo podem ajudar a cumprir os objetivos da empresa?”. Caso não seja você mesmo, chame o marqueteiro de sua empresa e discuta com ele todos esses aspectos.

6. Pense para frente – Ou seja, planeje com antecedência alguns pontos-chaves do ano. Pense meses à frente, seja em datas comemorativas que mereçam destaque, prazos para cumprir objetivos ou novidades para integrar aos poucos em sua estratégia. A dica anterior vale bastante aqui, combine o marketing de conteúdo com o objetivo geral da empresa. Assim, é mais fácil conduzir o gerenciamento ao longo do ano, além de deixar aberta a possibilidade de que acontecimentos recentes possam ser tratados de modo a manter a linha planejada.

7. Escreva como fala – Ou o mais perto disso que um texto permita. Para que palavras difíceis e frases longas de construção complicada? Enxergue o leitor como um amigo, passe a ele a emoção e a sensação de estar conversando com um velho conhecido.

8. Mantenha UM foco – Para que você está fazendo todo esse trabalho de marketing de conteúdo? Para motivar, educar, entreter? Fazer tudo ao mesmo tempo não será tão eficaz. Um só leitor não busca as três coisas ao mesmo tempo. Por isso, não se esforce mais do que o necessário, mantenha um foco e cative um público que de identifique com ele.

Vamos criar um site?9. Chamadas de impacto – Títulos chamativos são grandes atrativos para o público da internet. Seja pelo humor, ou uma afirmação chocante, essas são as chamadas que mais garantirão acessos. Porém, para garantir a leitura e o retorno, o conteúdo não pode frustrar! Só chame atenção para conteúdo relevante e, é claro, que seja condizente com a chamada. Leitor nenhum gosta de ser enganado.

10. Produza conteúdo acessível – Deixe que o leitor possa tirar uma informação superficial do conteúdo para, só então, aprofundar-se. Esse é o perfil do internauta: ele irá olhar o título, a chamada, verificar possíveis subtítulos e, apenas depois dessas etapas, decidir se o conteúdo vale ou não uma leitura. Por isso, quanto mais ele puder tirar da primeira olhada melhor.

Para fechar, dica bônus:

Instigue a ação – O que você deseja que seu leitor faça após ter contato com seu conteúdo? Compre um produto? Baixe um arquivo? Contrate um serviço? Então, peça. Apenas não o faça de forma descarada, dando a entender que o consumidor é apenas uma ferramenta para cumprir objetivos. Instigue-o a comentar, a conhecer um produto, conferir um arquivo... Se o leitor aprovou seu conteúdo, o pedido deve funcionar.

E agora, com todas essas dicas, que tal aplicá-las para dar o melhor do marketing de conteúdo para o seu site? Se ainda ficaram algumas dúvidas, do tipo “como criar um site” ou “como fazer um blog”, confira outras postagens do blog ou, até mesmo, entre em contato com o SitePX. Marketing de conteúdo já sabemos que não será problema!

Fonte: http://www.netline.com/
Categoria: Conteúdo
Tags: blog, como criar um site, conteúdo, dicas, listas, marketing de conteúdo, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||