10 passos para fazer bom conteúdo mobile

Publicado por em 28/08/2015 às 15h36

mobile first

Recentemente, o Google divulgou dados muito úteis e interessantes sobre a navegação mobile. Para começar, algo que já estava há muito anunciado: 2015 é o ano em que o mobile superou o desktop em números. Não à toa, 86% dos usuários dizem utilizar smartphones para fazer pesquisas antes de compras, o uso de internet 3G cresceu 123% e 72% dos usuários acessam a internet todos os dois.

Dessa forma, não dá, de jeito nenhum, para ignorar o mobile ao criar um site e levar seu negócio para a internet. Afinal, segundo os números levantados, o internauta chega a checar seu smartphone 150 vezes por dia. Para levar seu empresa para a navegação mobile no entanto é preciso ter algumas coisas em mente. É o que chamam de Mobile First (pensar primeiro no mobile). Mas, com as dicas a seguir, você vai perceber que, na verdade, é um “pessoas first”.

  1.       mobile first Vídeos e conteúdo visual – Boa parte do conteúdo mobile é consumindo em movimento. Seja andando, balançando no ônibus ou comendo, quem sabe. Nessas situações, não é fácil parar para ler. Quanto menos texto e mais imagens, melhor.
  2.        Boa leitura – As fontes precisam estar em um tamanho que facilite a leitura as telas pequenas e, de preferência, com blocos de textos divididos por imagens e outros elementos.
  3.        Regra dos 20% - O Facebook impõe um limite de 20% de texto nas publicações impulsionadas. Isso é para garantir a melhor leitura no mobile. Dessa forma, deixe a maior parte do texto para a legenda e não para a imagem.
  4.        Teste o post antes – Como falamos de uma multiplicidade de telas, de várias formas e tamanhos, é interessante que, antes de publicar, se faça o teste em dispositivos variados.
  5.        Títulos e manchetes curtas – A maioria das plataformas limita o tamanho dos textos na visualização de dispositivos móveis. Dessa forma, evite que seu conteúdo exceda esses limites.
  6.        Imagens no tamanho e formato certo – O Facebook e o Instagram, por exemplo, dão preferência a imagens quadradas ou horizontais. Dessa forma, é possível exibir a legenda junto com a imagem ao mesmo tempo, quando a foto for selecionada.
  7.        Link apenas para páginas amigáveis – Não adianta nada deixar seu site perfeito para o mobile se, ao clicar em seu link, o internauta vá parar em um site que não tenha o mesmo cuidado. Sempre confira antes de fazer o link!
  8.        Se insira de forma natural – Parte da estratégia do marketing mobile é se inserir na vida do consumidor. Mas isso deve ser feito naturalmente, seja dando “bom dia”, ou até compartilhando fotos de refeições na hora do almoço!
  9.        Incentive a participação móvel – Ao incentivar a interação com o consumidor, não peça textos e outras formas tradicionais. Peça uma foto dele com o seu produto, um vídeo de alguma reação, qualquer coisa que possa ser feito com um celular.
  10.    Preencha as áreas de biografia – Sabe aquelas áreas dos perfis, como “história”, “localização”, “preferências”...? Preenchê-las de forma completa e criativa pode ajudar o internauta a escolher sua empresa.

Seguindo essas dez diretrizes, seu site já estará no caminho certo para conquistar o mercado mobile! Não deixe de seguir o SitePX para garantir que receberá as melhores dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso.

Tags: conteúdo, marketing de conteúdo, mobile, mobile first, produção de conteúdo

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||