11 passos para converter leitores do blog

Publicado por em 12/08/2015 às 14h32

blog

O princípio do marketing de conteúdo é oferecer material de qualidade para trazer o público para perto da sua empresa – de preferência, após criar um site – e, dessa forma, garantir que alguns dos consumidores resolvam ir até o final e se tornar cliente. Esse é o princípio da conversão. Mas o que fazer quando você possui um blog com muitos leitores e, ainda assim, as vendas não estão satisfazendo? Simples! Basta seguir os 11 passos da lista a seguir:

  1.        Identifique o público – Por padrão do cérebro humano, escrevemos para nós mesmos. Sobre coisas que nos interessam e do jeito que nos agrada. Entenda primeiro quem é o seu público, sobre o que ele lê e como se comunica. Assim, você já saberá sobre o que escrever e como escrever.
  2.        Do que eles precisam? – Ao identificar seu público, você provavelmente descobrirá que eles possuam alguns problemas e dificuldades. Ofereça conteúdo em seu blog que os ajude a resolver esses problemas. Mas nem tudo! No final, inclua um call-to-action dizendo que sua empresa pode ajudá-lo ainda mais, basta comprar, assinar, preencher um cadastro ou qualquer outra forma de conversão que lhe interesse.
  3.        O processo de compra – O processo de compra é dividido em quatro momentos (cinco, se contarmos o ZMOT), sendo eles: necessidade, pesquisa inicial, pesquisa final e compra. Se o seu objetivo é converter acessos em compras, entenda que o momento mais interessante para você é o da pesquisa inicial. Então, trabalhe conteúdo que ajude o consumidor nessa etapa e, se possível, convença-o a ir direto à última com a sua empresa.
  4.        blogAdapte-se aos leitores da internet – Como é mencionado diversas vezes neste blog, o leitor na internet se distrai muito fácil. É possível fazê-lo ler textos maiores, mas é preciso cativar sua atenção primeiro. Para isso, utilize parágrafos curtos, listas, tópicos, subtítulos, imagens e lembre-se de destacar com negrito nas palavras que você quer que o consumidor leia.
  5.        Mexa com o emocional – Parece piegas falando assim, mas o ser humano é movido pela emoção. Ao receber estímulos sentimentais, é mais fácil que tenha o impulso da compra. De preferência, trabalhe emoções positivas e construa um relacionamento com o cliente. Um consumidor feliz é mais propenso a gastar.
  6.        Evite distrações – O seu conteúdo deve ser uma linha reta que leva seu consumidor ao ponto de conversão. Evite, dessa forma, desviá-lo desse caminho colocando muitas informações diferentes e muitos links na postagem. Não há problema algum em citar suas fontes apenas no fim do texto, depois dos seus botões de call-to-action.
  7.        Inclua depoimentos no conteúdo – Parabéns se você possui uma área de depoimentos de clientes em seu site. Mas pode ser ainda melhor se você incluir depoimentos na produção do conteúdo. Ao se deparar com a opinião (positiva) de outros clientes durante a leitura, o consumidor ficará mais confiante para realizar a compra.
  8.        Última chance – Leu o texto do blog sobre gatilhos mentais?  Todos eles podem ser muito úteis, mas um deles será o mais eficaz: a escassez. Quem nunca comprou algo por impulso ao ver as palavras “oferta limitada” ou “queima de estoque”? Ao dar a entender que as chances estão se esgotando, você cria um sentido de urgência no consumidor.
  9.        Não se venda demais – Cuidado para não transformar seu conteúdo em publicidade. O ideal é que o público não perceba com facilidade que o post do seu blog é feito para levá-lo à compra. A dica é sempre se fazer a pergunta “se eu fosse o consumidor, este conteúdo seria útil para mim?”. Por melhores que sejam seus esforços, nem todos vão de fato comprar seu produto. Mas, mesmo assim, seu conteúdo deve ser útil para todos.
  10.    Utilize o remarketing – Para quem não conhece, remarketing é uma forma de fazer anúncios que seguirão visitantes de seu blog após eles saírem. Não é perseguição! É apenas uma forma de lembrá-los que seu site existe e oferece bons produtos e conteúdo. Para fazer remarketing, basta usar ferramentas como o Perfect Audience, ReTargeter ou o próprio Google Adwords.
  11.    Um bom CTA – Sempre encerre seus conteúdos com um convite para comprar, se cadastrar, ou seja, qual for a melhor forma para converter acesso em clientes da sua empresa. Aqui mesmo no blog do SitePX já demos ótimas dicas para criar os melhores call-to-action.

Agora que já sabe o passo a passo para transformar leitores do seu blog em clientes, o que está esperando para criar um site, começar um blog e fazer sucesso na internet? Basta criar um site com SitePX!

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||