3 maneiras de utilizar imagens para ganhar público

Publicado por em 10/08/2015 às 14h02

público

A atenção do consumidor na internet é completamente baseada em seus impulsos visuais. Mesmo o melhor dos textos perderá os olhares dos internautas se não for apresentado com uma boa imagem. Para ganhar público, então, é necessário saber trabalhar os elementos visuais na hora de criar um site e produzir conteúdo.

Para isso, no entanto, não basta pegar um punhado de fotos de um banco e distribuí-las pelo site e redes sociais. Todos os elementos da imagem devem ser pensados, desde as cores até as frases de call-to-action. Mas não se preocupe, isso não é nada de outro mundo. Tudo o que precisa fazer é trabalhar suas imagens em três frentes diferentes, formando um checklist de nove passos antes de publicar.

Para ganhar público com autenticidade

públicoReforçando o que foi dito antes: fotos genéricas de banco de imagens não conquistam ninguém. Provavelmente já ouviu falar em Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos da história da humanidade. Este francês disse uma vez que ao fotografar um aniversário, por exemplo, não se deve se preocupar nas imagens que conseguirá e, sim, em capturar pelo menos um segundo da essência de que o foi a festa. Isso é autenticidade! Para atingi-la, pode-se fazer três coisas:

  1.        Personalidade da marca – Defina qual é a identidade de sua empresa e atente-se a ela. Quais são as cores predominantes? A temática? O tom das mensagens?
  2.        Personalidade do cliente – É necessário que suas imagens criem identificação em seu consumidor. Do que eles gostam? Como se comunicam? Crie uma buyer persona e lembre-se que é com ela que você está falando.
  3.        Acompanhe resultados – Não é a coisa mais fácil do mundo identificar padrões de comportamento! Talvez você não acerte de primeira, mas acompanhe bem o resultados para encontrar a linguagem ideal.

Para ganhar público com os sentidos

A melhor imagem é aquela que passa, além de informação, sentimentos para os leitores. Seja alegria, tristeza, raiva ou nostalgia. Se você conseguir despertar uma emoção real no consumidor, é mais provável que ele reaja a sua publicação.

  1.        Preste atenção às texturas – Fotos com texturas – como grama, areia, água, chocolate e afins – são capazes de trazer sensações de tato, cheiro e gosto com alguma facilidade.
  2.        Corte as imagens do jeito certo – Qual é o pedaço da imagem que realmente vai causar impacto no consumidor? Faço com que ele seja o principal elemento da imagem, só não esqueça que ela precisa fazer sentido mesmo com o corte!
  3.        bússolaUtilize perspectiva – Contrastes de grande e pequeno, perto e longe ou outros possíveis, são uma boa forma de despertar emoções no leitor.

Para ganhar público com relevância

Imagens bonitas são muitos legais. Mas sabe o que é melhor? Imagens com algum objetivo! O consumidor não recebe impacto quase nenhum das fotos genéricas de pessoas bonitas dos bancos imagens. A imagem precisa estar lá com um bom motivo.

  1.        Valores da empresa – Não hesite em usar imagens impactantes que mostrem com força quais são os ideais e valores da empresa.
  2.        Contexto – Sobre o que é a imagem? Alguma campanha publicitária? Promoção? Evento? Seja  que for, a imagem principal deve ter relação com esse contexto.
  3.        Cultura – Em que época do ano está sendo postada a imagem? Há celebrações culturais no momento? Pode utilizar imagens que remeta a essas datas.

Pode ter certeza que seguindo esses passos, sua imagem terá todo o apelo visual necessário para atrair cliques e clientes. Mas não deixe de seguir o SitePX para mais dicas imprescindíveis de empreendedorismo e como criar um site de sucesso!

Categoria: Como atrair clientes, Conteúdo, Imagens
Tags: como criar um site, dicas, fisgar o leitor, público, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||