4 passos para obter resultados com marketing de conteúdo

Publicado por em 25/02/2015 às 11h09

Escada para o sucesso!

Acompanhar o sucesso das estratégias de marketing de conteúdo pode ser difícil. Primeiro porque esse sucesso geralmente vem em longo prazo, segundo porque nem sempre é possível separar o avanço que veio do marketing daquele que veio de outra iniciativa da empresa. Dessa forma, alguns empreendedores têm dificuldade de enxergar a importância do marketing de conteúdo. Para evitar esse problema, o SitePX reuniu algumas dicas para garantir o retorno do investimento em marketing.

1. Estratégia

marketing de conteúdo estratégicoO formato ideal do marketing de conteúdo é aquele pensado na interseção dos interesses da empresa e do consumidor. Ambos são organismos completamente diferentes, porém, em alguns momentos, suas necessidades se tocam ou, pelo menos, se complementam. Afinal, um precisa do outro. Por isso, a empresa precisa conhecer o seu cliente. Um jeito eficiente de fazê-lo é tentar responder essas três perguntas:

Quem são seus clientes, em termos demográficos?

Quais são suas necessidades, desejos e objetivos?

O que os impede de atingir seus objetivos?

Respondidas as três perguntas, sua empresa deve utilizar a resposta da terceira para definir de que forma poderá apresentar a solução dos problemas do cliente. Depois disso, coloque em questão os seus próprios objetivos e ambições.

2. Planejamento

Definidos os objetivos da empresa e do consumidor, agora é hora de identificar qual a mensagem deve ser trabalhada. Como fazer isso? Para começar, é interessante reunir diversos membros da empresa para fazer brainstorming e reuniões. Mas o básico é este: se a empresa vende X, a mensagem deve ter relação com X. Por exemplo:

Imagine uma loja que vende produtos voltados para alimentação saudável e prática de exercícios. A mensagem ideal para essa lógica é, naturalmente, saúde. Todo o marketing, então, pode se basear nessa premissa, pois, com certeza, é a mesma coisa que o público procura.

Para testar a efetividade de suas ações, é interessante definir mensagens secundárias e acompanhar o desempenho das campanhas, seja medindo engajamento ou o próprio retorno nas vendas. Exemplos de mensagens secundárias: se a principal é saúde, algumas secundárias podem ser “coma saudável” ou “faça exercícios”.

sucesso3. Táticas

Chegou a hora de transformar a estratégia em um plano tático de marketing. Primeira parte: desenvolva um calendário editorial. Ou seja, uma lista de datas e momentos e que tipo de conteúdo será publicado nesse tempo. Feriados e datas comemorativas, por exemplo, devem entrar nesse calendário.

Caso o empreendimento seja na área da moda, por exemplo, o calendário deve contemplar as tendências sazonais do mercado e, dessa forma, se adaptar para oferecer ao público um conteúdo com o timing correto.

É importante dividir o ano em etapas e, em cada uma delas, trabalhar um tema diferente. Dessa forma, além de utilizar táticas que não serão repetitivas para o consumidor, ainda é possível fazer um acompanhamento a longo prazo da efetividade de cada estratégia. Lembre-se sempre de compartilhar o melhor conteúdo, seja em texto, vídeo, ilustrações ou qualquer outro formato.

4. Análise de resultados e um novo começo

Um ano é um bom intervalo para fechar uma estratégia. O que mudou nesse período? Que assuntos deram mais resultado? As vendas aumentaram? O público aumentou? Responda todas as perguntas no balanço final do ano e, em seguida, comece a montar a nova estratégia utilizando os resultados do ano anterior como base para saber o que mudar, o que continuar e, principalmente, o que melhorar.

Uma mistura de estratégia com tentativa e erro, mas que dará retorno certo à empresa e ajudará a crescer e ganhar reputação. Para ficar ainda melhor, é só continuar acompanhando o Blog do SitePX para mais dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso.

Categoria: Conteúdo
Tags: blog, como criar um site de sucesso, dicas, marketing de conteúdo, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||