5 falhas na sua estratégia de Inbound Marketing

Publicado por em 21/08/2015 às 15h04

inbound marketing

Quem acompanha o SitePX sabe que Inbound Marketing é a tendência do momento. O antigo marketing agressivo não funciona tão bem na internet quanto o princípio do marketing de atração, que traz os internautas para empresa oferecendo conteúdo interessante e relevante. A segmentação do público e a facilidade de evitar publicidade são fatores que contribuem para que o Inbound Marketing tenha chegado para ficar.

No entanto, praticar o marketing de conteúdo não é simplesmente criar um blog e esperar a mágica acontecer. É necessário saber o que está fazendo. A jornada só começa quando você criar um site. Tentar praticar o Inbound Marketing sem levar alguns pontos em consideração pode ser jogar seus esforços na lixeira! Mas não se preocupe, o SitePX está aqui para te ensinar os principais motivos que podem levar sua estratégia ao fracasso. Vamos à lista:

  1.        inbound marketingFalta de planejamento – Aqui no SitePX sempre ressaltamos a importância de ter uma estratégia bem delineada e devidamente documentada. É preciso escolher bem quais mídias utilizar e quais redes sociais trabalhar. Definir a frequência ideal de publicação, público-alvo, qual conteúdo trabalhar... Ter tudo isso certo e anotado e é fundamental para saber que diretrizes seguir e não se perder durante a produção.
  2.        Não acompanhar resultados – A produção de conteúdo não termina depois da postagem! É preciso fazer o trabalho de divulgação e, também, de acompanhamento. Afinal, de que outra forma você pode saber se o seu conteúdo está agradando? Acompanhe tantos as métricas de audiência quanto os comentários do público. Dessa forma, será possível saber o que mudar, o que manter e onde concentrar esforços.
  3.        Não colocar uma meta – A meta é muito importante. Mas não adianta sair dobrando metas, pois ela precisa ser alcançável e realista. Metas do tipo “triplicar vendas”, “ter um milhão de seguidores” e outras podem até ser bem legais. Mas serão tão possíveis assim? Começar pequeno pode ser muito melhor. Que tal “fazer cinco posts por semana”, “aumentar o mailing em 20 contatos por dia”? São possíveis e, ao atingi-las, é possível mirar objetivos mais complexos!
  4.        Não investir em blogs – Mesmo que o seu foco sejam vídeos, podcasts ou desenhos, oferecer conteúdo em texto é fundamental. E não só porque o internauta gosta de ler, mas porque o Google adora textos e beneficia sites recheados deles. Mantendo um blog com cinco postagens semanais, você poderá melhorar a reputação da sua página perante os buscadores e, ainda, praticar o SEO para várias palavras-chave diferentes.
  5.        Não se mantém atualizado – Pense em todas as mudanças tecnológicas nos últimos cinco anos. Muita coisa diferente, não é? Pois a internet é assim! Está sempre mudando. O Google, por exemplo, atualiza quase duas vezes por mês o seu algoritmo de busca. Se você não estiver em dia com as novas práticas e atualizações vai acabar ficando pra trás.

Certifique-se de que não está cometendo nenhuma desses erros e, provavelmente, sua estratégia de inbound marketing estará nos eixos para decolar de vez. Continue seguindo o SitePX para mais dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso!

Tags: inbound marketing, marketing, marketing de atração, marketing de conteúdo, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||