5 mitos do Marketing Empresarial que passam longe da verdade

Publicado por em 13/03/2015 às 13h49

b2b

Um mito se cria quando as pessoas passam uma informação sem confirmar sua exatidão, ou sem se importar com isso. Se de um ponto de vista folclórico isso é ótimo e só enriquece a cultura, para o Marketing Empresarial acreditar em qualquer coisa pode ser um tremendo tiro no pé. Por isso sua empresa deve ter segurança ao criar um site e, além de escolher o SitePX, aprender como fazer um site ter sucesso. Algumas visões comuns sobre o Marketing Empresarial são extremamente baseadas em ideias ultrapassadas e conservadoras oriundas de um mundo pré-internet.

Para desmistificar essas concepções equivocadas, o Google utilizou seu banco de dados para entender como funciona o Marketing Empresarial, tanto do lado que compra quanto do que vende. E os resultados são esclarecedores! Por isso, o texto de hoje do Blog SitePX é dedicado a ajudar empresário do ramo de B2B, ou seja, marketing de empresa para empresa. Vamos aos mitos:

1. Jovens não participam das decisões empresariais

Erradíssimo! Os jovens da faixa etária chamada de millennial nos Estados Unidos são responsáveis pela maior parte das pesquisas relacionadas aos negócios empresariais. Os millenials são aqueles que se encaixam no grupo dos que nasceram a partir de 1980 e são considerados internautas nativos. Enquanto em 2012 esse grupo correspondia a 27% das pesquisas, no ano passado esse número subiu para 46%. Quase o dobro da representatividade da próxima faixa etária (35-44) que é responsável por 22% das pesquisas.

dados demográficos de marketing empresarial

2. O marketing deve ser direcionado aos executivos

Como os grandes membros de nível C (CEO, CMO, CIO e afins) são responsáveis pelas decisões financeiras de uma empresa, toma-se como certo que o direcionamento das campanhas de marketing seja para eles. Quem fizer isso, no entanto, vai ver uma campanha falhar miseravelmente. Sim, a palavra final ainda é – na maioria das vezes – do pessoal de cima, em 64% dos casos. No entanto, a influência de outros funcionários na decisão é, geralmente, maior do que a dos próprios executivos. Afinal, quem utilizará o maquinário comprado não será o diretor executivo, certo?

dados do google de marketing empresarial

3. A estratégia deve ser focada nas buscas pela marca

Na verdade, os clientes em potencial começam com procuras genéricas. Em 71% dos casos, o responsável pela busca usará um termo genérico – como um produto ou serviço – antes de, de fato, buscar pela marca. É preciso entender que o comprador realiza muitas pesquisas antes de escolher uma marca. Segundo os dados do Google, o número médio de pesquisas antes da decisão é de 12 buscas. É importante, então, logo depois de aprender como criar um site um bom trabalho de SEO para que sua marca apareça nessas pesquisas!

engajamento e buscas no google

4. Empresas não usam internet móvel

Se pessoas se conectam por celulares, por que empresas não o fariam também? Segundo a pesquisa, 42% dos compradores utilizam smartphones ou tablets em alguma etapa da busca. É um pouco menos da metade, mas ainda é uma grande fatia. E ainda vai subir, de 2012 para 2014 o número de pesquisas empresariais em dispositivos móveis subiu 91%. A principal utilidade dos celulares, no momento, é fazer comparação de preços abrindo dois sites ao mesmo tempo em um computador e um dispositivo móvel. Mas compras também acontecem! 22% das aquisições empresariais são feitas a partir de um smartphone.

sua marca é procurada em dispositivos móveis

5. Vídeos só servem para ganhar notoriedade

O uso de vídeos online em marketing teve um crescimento considerável nos últimos anos. E não apenas para tornar o nome da marca conhecido. 70% dos compradores utilizam vídeos durante todo o processo de pesquisa e compra. Mais de 895 mil horas de vídeos produzidos por empresas foram assistidos no YouTube em 2014. Quase metade dos compradores assiste pelo menos meia hora de vídeo de uma só vez, enquanto 20% veem até mais de uma hora.

tempo gasto com marketing empresarial em vídeo

Como ficou bem explícito, a maioria dos mitos apresentava uma opinião fundada em características que talvez fossem verdadeiras em um passado não tão distante. No entanto, o mercado agora é mais jovem e mais aberto para novidades. Novidades estas que você pode ter em primeira mão acompanhando o blog SitePX para dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso. Até o próximo post!

Crédito das imagens: Google/Millward Brown Digital, B2B Path to Purchase Study, 2014.
Categoria: Conteúdo
Tags: dicas, empreendedorismo, internet, marketing empresarial, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||