5 passos para atingir o melhor público

Publicado por em 09/10/2015 às 14h40

público-alvo

Nem todo público é bom. Não para todas as empresas, pelo menos. Um erro comum de empreendedores no mundo digital é direcionar seu marketing de conteúdo na tentativa de atingir o maior número de pessoas possível. Essa prática, no entanto, é oriunda de um pensamento ultrapassado de que “quanto mais, melhor”. Quando, na verdade, vale muito mais atingir 100 usuários bons do que 1000 aleatórios.

Já ouviu falar na Teoria da Cauda Longa? Essa teoria (que, por sinal, funciona muito bem na prática) foi proposta pelo americano Chris Anderson e consiste, basicamente, que a internet oferece a possibilidade de que qualquer produto que possua algum público, ainda que pequeno e segmentado, é capaz de encontrar seu espaço na internet. Justamente por que você pode se comunicar diretamente com esse público segmentado.

Se você vende instrumentos musicas, por exemplo, não tem porque direcionar seu marketing para todo o público da internet, sendo que ele é composto de pessoas muito variadas e que a maioria não toca nenhum instrumento, entende? Muito melhor direcionar seus esforços para 100 músicos do que para 1000 mil pessoas, que podem ser donas de casa, professores, advogados, pedreiros, crianças e adolescentes que não tenham contato com música.

É preciso, então, entender como direcionar diretamente para esse público segmentado. Basta seguir esses cinco passos:

  1.        públicoIdentifique quem é seu público agora – utilizando ferramentas analíticas, como o Google Analytics ou dados demográficos do Facebook, é possível descobrir gênero, idade, localidade, interesses e muito mais sobre a o público médio que acessa e curte o seu site. Depois dessa seleção preliminar, é interessante selecionar algumas amostrar e pedir para responderem questionários e enquetes. Assim, é possível conhecer melhor seu público.
  2.        Compare com o seu produto – os dados recolhidos durante a pesquisa estão de acordo com o que você vende? Caso não esteja, pode ser que seu marketing esteja direcionado para o público errado. Além disso, é possível estudar novas possiblidades para sua empresa. É necessário que o empreendedor seja criativo aqui.
  3.        Encontre o público certo – agora que já sabe quem está acessando seu site no momento e já comparou com o produto que está vendendo, é hora de expandir para o público bom. No começo desse texto está afirmado que qualidade vem antes de quantidade. Agora, é hora de aliar os dois itens. Descobrindo os gostos em comum de seus vários usuários, é possível praticar o marketing de conteúdo de forma a atingir mais pessoas que tenham os mesmos gostos.
  4.        Identifique seus concorrentes – por mais segmentada que seja sua área de atuação, com certeza há outra empresa buscando o mesmo público. É preciso saber quais são essas empresas, como elas estão se saindo no mercado e, também, o que elas têm praticado para chegar a essa posição, seja boa ou ruim.
  5.        Direcione o seu site para o público certo – agora é hora de adaptar o seu site ao público (nem tente o oposto!). Qual linguagem o público que você descobriu durante as pesquisas costuma usar? Formal ou informal? Gostam do colorido ou discreto? Sobre o que costuma ler e pesquisar? Responda essas perguntas e aplique as respostas sobre o conteúdo do site. Isso fará toda a diferença.

Depois, basta analisar as redes sociais mais adequadas para o seu negócio, como já ensinamos aqui. E começar a compartilhar! Lembre-se, qualidade antes da quantidade. E para mais dicas de como criar um site de sucesso, é só seguir o SitePX!

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||