6 táticas de marketing para influenciar consumidores

Publicado por em 21/01/2015 às 11h20

Persuadir não é controlar

Mesmo que você saiba como criar um site sobre hipnose. Não, não ensinaremos controle da mente aqui, é muito perigoso. Mas este texto é sobre algo ainda mais útil (e mais simples, também): conhecer o comportamento humano para influenciar e persuadir consumidores usando estratégias de marketing adequadas. Não encare isso como uma forma fria e calculista de manipulação e, sim, como uma forma de fazer potenciais clientes se identificarem com a marca e sentirem conforto em realizar as transações propostas. Sem mais delongas, vamos às táticas que você pode utilizar ao criar um site com o SitePX:

Autoridade

Este conceito está diretamente ligado à criação de reputação. Sabe quando você entra no consultório de um médico e vê na parede da recepção todas os diplomas e certificados que o profissional arrecadou durante a carreira? Pois é assim que você sabe que o sujeito é autoridade na área e sentirá confiança para contratar seus serviços.

Simples, não? Assim como você sabe que o SitePX é referência em como criar um site, seus clientes precisam saber porque você é autoridade em sua área. Uma das formas mais simples de persuadir é, simplesmente, mostrar que você sabe o que faz.

Reciprocidade

Garçom bom de marketingEste conceito consiste em fazer com que as pessoas retornem algo que tenham recebido. Para ilustrar, entenda a história de um garçom que usa o marketing para persuadir:

Sempre que ia levar a conta para um cliente, o garçom deixava junto uma balinha de menta. Por ser bom de estatística, o sujeito logo percebeu que suas gorjetas aumentaram em 3%. Por ser bom empreendedor, não quis parar por aí. E se desse duas balas? Pois bem, o garçom fez o teste. E, olhe só, suas gorjetas subiram 14%! Mas, agora, é que vem a jogada de craque: ele passa a dar apenas uma balinha, vira como se fosse sair e, de repente, voltar e diz para o cliente “você é uma pessoa legal, pegue mais uma”. Extremamente satisfeitos, os clientes logo garantiram que sua gorjeta fosse 23% maior. E o garçom se tornou o atendente favorito de todos.

Qual a moral da história? É preciso saber tratar seus clientes. Não apenas seguir as normas de etiqueta e bom atendimento. Torne-se um amigo, faça-os sentir-se especial. E, claro, surpreenda o cliente com um agrado inesperado.

Então como faço um site ter sucesso? Use essa mesma dica e verá que é possível.

Escassez

Uma característica humana é o medo de perder alguma coisa. E isso não se aplica apenas a perda de uma pessoa próxima ou um objeto de valor. Só a possibilidade de perder algo, mesmo que seja algo que nem sabia que possui, já é aterrorizante. E é dessa característica que o conceito da Escassez utiliza para influenciar. Vamos ao exemplo:

Alguns disseminadores do caos contam a história de que em 20 anos a produção de chocolate não dará conta da demanda e o doce se tornará uma especiaria rara. E por que isso seria um caos? Porque já foi testado aos poucos.

Uma loja famosa por seus chocolates de receitas variadas anuncia que determinada barrinha deixará de ser comercializada em breve por falta de procura. E o que acontece de repente? A procura duplica, ou mais!

Ou seja, às vezes é melhor não dizer o que a pessoa pode ganhar e sim o que ela corre o risco de perder.

Ao invés de dizer "ganhe um site grátis", diga: "Não perca a chance de criar um site gratuitamente".

Consistência

A consistência é a estratégia de marketing que se baseia nos pequenos passos de cada vez. E por que isso é importante para influenciar e persuadir? Pense no exemplo:

Uma agência de marketing precisa da ajuda de moradores de uma vizinhança. Parte da campanha consiste em colocar placas em cada quintal. Obviamente, isso não pode ser feito sem autorização. Porém, apenas 20% dos moradores concordaram com o pedido da agência.

Já em uma vizinhança próxima a essa, outra agência com uma campanha parecida possuía a mesma necessidade. Porém, antes de pedirem autorização para fixar as placas, os marqueteiros pediram algo menor. Apenas um cartão postal na janela. Na semana seguinte, retiraram o cartão postal e pediram para colocar as placas. Resultado: 4 vezes mais moradores aceitaram o pedido. Por quê?

Por que os marqueteiros muito inteligentes primeiro garantiram que os vizinhos entendessem a campanha e se acostumassem com a ideia. Assim, foi muito mais fácil convencê-los. Um construtor de sites também funciona assim. E é assim que esse blog reforça a ideia de fazer um site de sucesso seguindo nossas dicas.

Gostos em comum

O bom vendedor entende marketingEste item já começa com um exemplo:

Duas universidades diferentes realizaram ao mesmo tempo um estudo de estratégias de venda. A primeira resolveu testar o princípio de que o tempo é valioso e instruiu os vendedores a ser o mais rápido possível para conseguir mais vendas. Qual o resultado? Mesmo com boa lábia, os vendedores obtiveram apenas 55% de aproveitamento. Os outros 45% não fecharam a compra. “Pelo menos foi mais da metade”, talvez você esteja pensando agora. Mas veja como a outra instituição se saiu.

Os outros vendedores foram instruídos a passar mais tempo com cada cliente e descobrir o que puder sobre ele. Assim, eles conseguiram descobrir gostos, opiniões, visões políticas e até as religiões de cada cliente. E no que isso ajudou? Logo os vendedores puderam encontram um lugar comum, de interesse dos dois, e, assim, criar uma relação mais pessoal com o consumidor. Resultado final: 90% de sucesso de vendas.

O que aprender com isso?

Aprenda que é importante conhecer seu público, estabelecer pontos comuns e, assim, conquistar sua confiança e lealdade.

Consenso

Outra característica humana é a necessidade de se encaixar. Ou, pelo menos, de saber o que a maioria faz antes de tomar decisões. Foi pensando nisso que um hotel utilizou estratégias de marketing para influenciar clientes e resolver um problema:

O fato de que muitos clientes utilizavam as toalhas do hotel apenas uma vez já solicitavam novas estava gerando gastos excessivos e desnecessários para a empresa. Afinal, gasta-se com água e produtos de limpeza para poder realizar as trocas das toalhas. Para tentar resolver o problema, colocaram em cada banheiro uma placa com os dizeres “por favor, reutilize as toalhas antes de solicitar novas”.

Alguns clientes acataram ao pedido, cerca de 30%. Porém, muito mais da metade continuava cometendo o desperdício. Então, o marketing entrou em ação. O gerente do hotel solicitou novas placas que dessa vez diziam “75% dos clientes deste hotel reutilizam toalhas antes de solicitar novas”. E, assim, o número de clientes que evitam o desperdício aumentou em 33% e praticamente atingiu a marca dos 75% indicados na placa.

Essa história mostra que as pessoas tendem a confiar na opinião da maioria no que diz respeito à tomada de decisões. Assim, é importante sempre mostrar o que os outros pensam sobre o assunto.

É hora de testar

Agora que você conhece essas táticas fenomenais de como persuadir e influenciar consumidores, é possível criar um site e pô-las em prática. Com as ferramentas e dicas do SitePX, o sucesso só depende de sua vontade e esforço.

Fonte: http://everreach.co.uk/resources/infographic-how-to-persuade-and-influence/
Categoria: Conteúdo
Tags: blog, como criar um site, dicas, marketing, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||