7 dicas para conquistar clientes com e-mail marketing

Publicado em 27/07/2015 às 15h58

e-mail mkt

Quando a internet se popularizou entre os brasileiros e todos os internautas passaram a gerenciar uma conta de e-mail, logo empreendedores inexperientes perceberam que o e-mail marketing poderia ser uma eficaz forma de anunciar e fazer propaganda. Infelizmente, a falta de preparo e cuidado dos marqueteiros da época fez com que os internautas enxergassem todo e-mail marketing – tanto os bons quanto os ruins – como Spam.

A situação, no entanto, está mudando! Quando a poeira dos e-mails desagradáveis começou a abaixar – ainda que eles continuem existindo – consumidores começaram a dar novas chances a essa forma direta de comunicação. Então, aqueles que souberem utilizar o e-mail marketing de forma instrutiva e agradável estarão estrategicamente com vantagem. Pensando nisso, o SitePX compartilha as dicas mais fundamentais para garantir que o internauta abra o seu e-mail!

  1. Variação – Não manda o mesmo e-mail todos os dias para as mesmas pessoas! Para começar, isso diminui a cara de e-mail automático, o que aumenta as chances de que o internauta o abra. E, ainda, mostra para o usuário que você tem coisas novas para oferecer. Lembre-se: a variação começa já no título!
  2. Menos é mais! – Com a rotina atribulada dos internautas do século XXI, dificilmente alguém vai parar para ler um e-mail longo, ou que pareça longo. Fale sempre de forma curta e direta e quebre a linha do texto a cada 50 caracteres (mais ou menos) para evitar que linhas enormes assustem o leitor.
  3. e-mail marketingQuem é o remetente – Cuidado para não deixar o nome do remetente gigante ou cheio de caracteres estranhos. Mantenha sempre o padrão de um nome e um sobrenome ou o nome da empresa, mas sem frases publicitárias e slogans. Há quem acredite que usar o nome da empresa seja melhor pelo branding, há quem diga que usar um nome próprio dá uma personalidade positiva para o remetente. Vale a pena experimentar para ver qual funciona melhor com seu público.
  4. Perguntas irresistíveis – Os títulos que mais atraem cliques são aqueles com a melhor promessa para os clientes. Ao perguntar, por exemplo, se o consumidor que a solução para um problema (que a sua marca possa resolver, é claro), você faz com que ele perceba a existência do problema e, sim, queira resolvê-lo. Só não faça isso de forma desagradável, com vários pontos e todas as letras em caixa alta.
  5. Cuidado com o Spam – Graças aos marqueteiros do começo do século, algumas palavras que foram usadas de forma exagerada entraram para a lista negra dos filtros de e-mail. Dessa forma, evite palavras clássicas da publicidade do tipo “grátis”, “ganhe”, “promoção”, “doe”... É difícil citar todas pois cada filtro possui sua lista, mas essas geralmente são unânimes.
  6. Tom pessoal – Independente de qual seja o nome que assine o e-mail, evite passar a sensação de ser uma empresa falando com um cliente. Um conversa de igual para igual é muito mais atraente. Não tenha medo de falar em primeira pessoa e de chamar o consumidor pelo nome ou por pronomes pessoais como “você”.
  7. Esteja pronto para responder – Pode ser que alguns clientes queiram responder o e-mail para tirar dúvidas, elogiar ou fazer reclamações. Caso isso acontece, responda! De forma educada, pessoal e prestativa para que o internauta sinta que há uma pessoa de verdade por trás da máquina.

Vale lembrar que a média de respostas de um e-mail marketing pode parecer pequena! Caso envie, por exemplo, mil e-mails, fique feliz com duzentas respostas. Lembrando, é claro, de sempre se esforçar para conseguir mais. E para mais dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso, continue acompanhando o SitePX!

Categoria: Marketing Digital
Tags: como criar um site, como criar um site de sucesso, e-mail, e-mail marketing, marketing de conteúdo, marketing digital, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||