7 séries de TV que dão aula de empreendedorismo

Publicado por em 14/10/2015 às 15h46

séries

O processo de aprendizado é mais fácil e relacionável quando se estuda exemplos. Com o empreendedorismo não poderia ser diferente. Sejam exemplos reais ou da ficção, o estudo de caso ajuda praticantes a identificar comportamentos que podem levar ao fracasso ou sucesso, aprendendo com erros e acertos dos personagens que ilustram a história.

E no caso da televisão, há excelentes exemplos tanto da vida real – como em documentários e reality shows – quanto da ficção, geralmente em obras sobre a vida de alguma figura importante ou mostrando os bastidores do mundo empreendedor. Na lista a seguir, confira exemplos da televisão (ou YouTube) de séries que mostram importantes lições para empreendedores, tanto iniciantes quanto em estágios avançados da carreira.

  1.        Silicon Valley – como não incluir na lista a série sobre um dos maiores polos empreendedores do mundo? Silicon Valley utiliza a sátira e a comédia para mostrar o cotidiano das mentes brilhantes que trabalham no famoso Vale do Silício. Com as situações hilárias da série, se aprende muito sobre startups, investimentos e como dar vida às grandes ideias.
  2.        Suits – outra série que utiliza a ficção para mostrar uma mente empreendedora, Suits conta a história de Harvey Spector, executivo de uma empresa de advocacia. Não focando apenas nos casos jurídicos, a série mostra como Harvey age para garantir que sua empresa se destaque entre as demais. Estudo de casos e da concorrência, por exemplo, são práticas adotadas pelo personagem.
  3.       tv Shark Tank – ou tanque de tubarões, se preferir traduzir o título. O reality show tem a premissa de jogar novos empreendedores em um tanque cheio de tubarões. Metaforicamente, é claro. Na série, os tubarões são investidores milionários e o tanque é um palco no qual o empreendedor deverá dar seu pitch para um projeto – dando detalhes estruturais e orçamentais – para que algum dos “tubarões” o escolha para receber o investimento.
  4.        Undercover Boss – um reality show com a premissa de ajudar donos de empresas a entenderem o que se passa no dia a dia de seus funcionários. Em Undercover Boss, a produção faz com que o CEO ou presidente da empresa passe um dia trabalhando disfarçado em algum setor mais baixo da empresa para analisar como os valores estão sendo prático lá dentro. Não apenas para espionar o desempenho dos funcionários, mas para entender o impacto de suas próprias decisões no ambiente de trabalho. O Fantástico está produzindo uma versão brasileira da série.
  5.        O Negócio – falando em produções nacionais, a série O Negócio da HBO traz de forma bem humorada visões muito inteligentes sobre empreendedorismo e negócios. A trama da série é sobre três acompanhantes de luxo que decidem por em prática tudo o que sabem sobre empreendedorismo. Sem julgamentos, a série dá uma valiosa aula de como conduzir um negócio – por mais inusitado que seja – e, ainda, valoriza a presença feminina no mercado empreendedor.
  6.        Meu Start – dando continuidade à parte brasileira da lista, Meu Start é, por sinal, a única dessas séries que passa na televisão aberta. Acompanhando o programa na Record News, você irá acompanhar o desempenho de empresas que começaram quase do nada e hoje são referências em sua área. Excelentes exemplos para se inspirar.
  7.        O Sócio – um reality show nacional com uma proposta muito inteligente! Marcus Lemonis, renomado empreendedor brasileiro, irá usar de sua própria verba para compra sua parte de empresas que não estão indo muito bem (cada episódio é uma empresa) e, tendo poderes de sócio, fará de tudo para por o empreendimento nos trilhos. Excelente forma de aprender possíveis erros que esteja cometendo com sua própria empresa.

Com essas séries, verá que aprender pode ser divertido! Especialmente com programas de tamanha qualidade como os citados aqui. Além de diversão, são muitas informações valiosas. Já assistiu alguma dessas? Conhece outras? Deixe seu comentário aqui no SitePX! E não se esqueça que para que sua empresa alcance o sucesso na internet é preciso saber como criar um site de sucesso.

Tags: Aprenda como criar um site, como criar um site, criar site de empresa, empreendedorismo, empreendimento, marketing empresarial

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||