A estratégia de marketing que levará seu blog ao sucesso

Publicado por em 04/05/2015 às 15h25

marketing

Não há muito tempo que o SitePX publicou a saga de cinco capítulos intitulada O segredo dos melhores blogueiros do mundo. O post de hoje é como um spin-off da tão aclamada série. Nas linhas a seguir, o leitor do SitePX conhecerá a estratégia de marketing de Vinay Patankar, um dos maiores blogueiros da atualidade. Patankar é um empreendedor do universo das startups e o principal produtor de conteúdo do blog do Process Street.

Recentemente, o jovem australiano divulgou o seu método para garantir os 100 mil pageviews mensais de seus textos. E, é claro, o SitePX está pronto para ensiná-los os segredos de Vinay Patankar. Afinal, criar um site é apenas o primeiro passo para o sucesso na internet. Então, leitor, afivele o cinto de segurança que o expresso do conhecimento acaba de partir rumo ao mundo do blogueiros – parando, é claro, para visitar a terra das chamadas bregas!

Construa a equipe do marketing de conteúdo

marketingO modelo dos startups geralmente contempla equipes pequenas. Atualmente, Vinay é o único produtor de conteúdo, tendo em sua equipe apenas dois assistentes virtuais – modelo de contratação ainda pouco explorado no Brasil – para auxiliar em questões administrativas e de promoção. No entanto, o blogueiro compreende que precisa de mais para garantir os melhores posts.

A divisão de trabalho com a equipe atual é a seguinte: Vinay faz todo o trabalho de pesquisa, produção e postagem, sobrando para os dois assistentes a função de promover o conteúdo. Mas o autor possui planos para algumas contratações: um editor, um designer e mais dois assistentes virtuais. O primeiro para trabalhar em tempo integral com funções de publicação e revisão; o segundo para garantir que os posts sejam mais atraentes, além de converter o conteúdo para outros formatos, como ebooks e apresentações de slides; os assistentes viriam para reforçar a promoção e divulgação.

De forma nenhuma, no entanto, Vinay pensa em reduzir sua própria carga de trabalho. “Eventualmente, vou querer contratar alguém para revezar essa função [de produção de conteúdo], mas imagino que sempre estarei envolvido no processo de alguma forma”, é o que diz o australiano. O objetivo é continuar produzindo o bom conteúdo de sempre, mas sistematizar o processo para aproximar a razão de qualidade e quantidade.

Pensar e anotar

Vinay se declara usuário do aplicativo Trello para manter registro de suas ideias. É dessa forma que o autor nunca se vê sem assunto. Sua dashboard no aplicativo possui duas listas fundamentais: backlog e preferred ideas. A partir delas, Vinay programa a produção e publicação de textos.

Na lista de backlog o autor salva ideias que planeja desenvolver em algum momento, geralmente fruto da mente criativa e da navegação constante por sites e blogs relacionados à sua área de conhecimento. Já em preferred ideas, estão os assuntos com um passo a frente, que, em breve, serão convertidos em postagens para o blog.

O processo de escolher um assunto e levá-lo adiante não é mecânico. O blogueiro conta que, apesar de ter em mente a frequência ideal de um texto por semana, não deixa a quantidade sobrepor a qualidade. Se, por um acaso, algum assunto demandar mais tempo do que o comum, o post levará mais tempo para sair, sem estresse. Se não houver tempo para dedicar pelo menos meio dia à produção do post, Vinay não pensa duas vezes em adiá-lo.

Promover o conteúdo

marketingPara Patankar, a promoção é o passo esquecido pela maioria dos novos blogueiros atualmente. Muitas vezes, a excitação de criar um site gera expectativas muito altas. “Eles se empolgam com a ideia de criar um blog, mas assim que está tudo pronto e começam as postagens, não veem o tráfego ou retorno desejado e desistem”, enxerga. O motivo, segundo o blogueiro, é o investimento baixo de tempo, dinheiro e esforço com a promoção do conteúdo.

Com suas duas – em breve quatro – assistentes virtuais, seu processo é o seguinte: cada assistente toma para si a promoção de um texto específico e fica completamente responsável por ela. A estratégia de Vinay é concentrar esforços nas atividades consideradas de alto retorno – como compartilhar nos fóruns do reddit – e deixar as de baixo retorno – como comentários em outros blogs – para serem trabalhadas em longo prazo.

E como o autor fiscaliza o trabalho das assistentes? Utilizando o Process Street, produto do startup de Patankar cuja finalidade é, justamente, acompanhar o trabalho em equipe.

Resumindo: além do bom conteúdo, é necessário trabalhar em equipe e saber promover o trabalho. Claro que Vinay, além do talento, recebeu um impulso graças ao sucesso de seu startup. Ainda assim, não é fácil manter uma média 100 mil visualizações mensais. Para chegar mais perto desse objetivo, basta acompanhar as dicas de como criar um site de sucesso com o SitePX!

Categoria: Conteúdo, Marketing Digital
Tags: blog, conteúdo, dicas, Profissionais, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||