A importância da leitura na criação de conteúdo

Publicado por em 08/01/2015 às 11h32

Boa leitura gera bom conteúdo

Trabalhar com site já entrou para o grupo de atividades rentáveis. Francamente, sempre esteve. No entanto, apenas hoje essa atividade pode ser praticada por qualquer pessoa com acesso à internet. Para lucrar ao criar um site, porém, é preciso oferecer mais do que o feijão com arroz, é necessário o conteúdo. O bom conteúdo é um dos principais fatores que atraem e fidelizam o público. Para te ajudar, o SitePX explica qual é a importância da leitura na criação de conteúdo.

Não existe uma receita de como criar um site de bom conteúdo, mas é certo que a formação do autor fará total diferença. E não são apenas os grandes clássicos da literatura que contribuem para essa formação, autores contemporâneos e até mesmo textos para internet podem ser ainda mais fundamentais para o repertório.

Palavras são materiais de construção

Um texto é basicamente uma união de palavras que, juntas, expressam uma ideia. Imagine que o texto é uma casa e as palavras são o material de construção. Você precisa da combinação certa para que a casa seja, ao mesmo tempo, bela e resistente, certo? Materiais de baixa qualidade podem fazer com que a construção parece boa de longe, mas de perto é possível ver uma infinidade de problemas de acabamento. Em casos mais graves, a casa pode até desmoronar.

A analogia é condizente com a produção de um texto. Palavras mal escolhidas (ou mal utilizadas) vão passar ao leitor a sensação de um trabalho feito de qualquer jeito. Fazer um site de qualquer jeito não é nada bom. O desmoronamento, no caso, seria a perda total da coesão do texto. Tudo deixaria de fazer sentido.

Conhecer as palavras e saber como usá-las é a chave para um texto bem estruturado e com acabamento de primeira. E como se adquire esse conhecimento? Simples, caros internautas. Lendo. O exercício da leitura é indispensável para o entendimento da linguagem e o desenvolvimento de senso crítico. O leitor experiente aprende a diferenciar o bom texto dos textos ruins ou medianos. E, desta forma, sabe como empregar as palavras da maneira mais adequada.

Toda a leitura é bem-vinda. Na verdade, quanto mais variado for o repertório do autor, melhor será o resultado final. A compreensão das diferenças de estilos e linguagem vem do contato com diferentes fontes de conteúdo. Autores clássicos, autores contemporâneos, nacionais, estrangeiros, blogs de opinião, sites de notícia, artigos científicos... Percebe quantos lugares diferentes compartilham conteúdo regularmente? Conheça todos e entenda qual estilo é combina com você ou com seu público.

A leitura de textos diferentes é fundamental

Não precisa ser difícil para ser bom

Comparando os itens de seu repertório, logo perceberá a diferença de complexidade de um autor para o outro. Dostoievski é mais difícil que Bukowski, assim um blog de política repleto de termos jurídicos é mais difícil que um blog opinativo sobre cultura pop. Isso não quer dizer, no entanto, que o blog cultural e Bukowski sejam ruins. Eles apenas são voltados para outro público.

E público da internet, de forma geral, preza pela simplicidade. O autor que saiba combinar uma estrutura bem elaborada com uma linguagem simples é o autor que escreverá os textos de sucesso. E como aprender a realizar essa combinação? Lendo. Lendo e escrevendo, na verdade. A perfeição vem com a prática.

Agora você já pode criar um site e preenchê-lo com o melhor conteúdo possível. Não se esqueça de que a formação de repertório é um processo contínuo, quanto mais se lê, melhor se escreve.

Continue acompanhando o Blog do SitePX para mais dicas sobre como criar um site e conteúdo de sucesso! Até a próxima.

Categoria: Conteúdo
Tags: como criar um site, conteúdo, dicas, produção de conteúdo

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||