A importância do Marketing Local para o seu negócio

Publicado por em 14/01/2015 às 15h50

Marketing local antes do global!

Antes de conquistar o mundo, conquiste o seu bairro

A internet oferece uma oportunidade tentadora: levar sua marca para todo o mundo. Pode ser, no entanto, que essa não seja a melhor estratégia no começo. Primeiro saiba o que é o Marketing Local. Imagine que acabou de criar um site, agora só lhe falta começar a lucrar. Porém, tendo um negócio novo mercado, como conquistar um grande público? Simples: comece por aqueles ao seu redor. O SitePX explica para você qual a importância do marketing local de dá algumas dicas para fazer sua empresa crescer na vizinhança.

É preciso entender que o internauta de hoje está mais esperto para algumas das antigas estratégias de marketing e publicidade. Atualmente, ninguém mais vê publicidade se não desejar. E também não se arriscam com marcas que não conhecem. Acredite, a proximidade geográfica é um fator que ajuda a diminuir essa desconfiança. É mais fácil acreditar naquele vizinho, que está ao seu lado e possui uma visão do mundo similar à sua – geograficamente falando, é claro. Dessa forma, investindo em marketing local, é possível criar uma base de clientes que darão força à sua marca, possibilitando o crescimento online.

E o marketing local não é apenas feito no nosso mundo de carne e osso. Na verdade, outdoors, panfletos e indivíduos fantasiados dizendo suas promoções em um microfone são estratégias que andam bem em baixa. Não é por ser local que não possa ser marketing digital. Como fazê-lo, então? Para começar, o mais fundamental: redes sociais.

Marketing local nas redes sociais

As redes sociais possibilitam que você dê uma localização geográfica para seu negócio. Dessa forma, atrai-se o público local que está interessado em produtos e serviços como o seu, que, no entanto, não venham de outra parte do país. Além disso, redes como o Facebook, por exemplo, trabalham com algoritmos de localização que aproximarão na internet usuários que são próximos na vida real.

E quando o objetivo for expandir para públicos mais distantes, não haverá maiores dificuldades. Como o fator geográfico não é o único a entrar nos algoritmos de indexação, é possível fazer simultâneamente o marketing local e o mais amplo.

Use buscadores para fortalecer o marketing local

Fortalecendo localmente a marca nos buscadores

O próprio Google afirma que 72% das buscas realizadas em smartphones são de negócios locais. Seja a busca por um restaurante, ou um posto de gasolina, uma loja de roupas e qualquer outro comércio físico, o usuário ainda prioriza a marca que esteja ao seu alcance no mundo real. Dessa forma, é necessário investir em marketing local para esse tipo de busca.

Por se tratar de uma área do marketing ainda recente e pouco estudada, não há uma infinidade de ferramentas para marketing digital local. O que não quer dizer, no entanto, que não há nenhuma. Sites de avaliação, como o TripAdvisor e o Apontador são responsáveis por dezenas de acessos e, para melhorar, podem indexar sua marca no sistema do Google. Não esqueça, é claro, de continuar fazendo um bom trabalho de SEO! Ferramentas como o Google Meu Negócio e outras redes sociais como o Foursquare podem ajudar muito a sua empresa a aparecer melhor localmente.

Categoria: Conteúdo
Tags: blog, como criar um blog, como criar um site, criar um site, dicas, marketing, marketing local, redes sociais, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||