Como contar a jornada do herói no marketing de conteúdo

Publicado por em 26/06/2015 às 14h23

herói
Como já falamos aqui no SitePX, existe um conceito chamado storytelling, que é um recurso utilizado para criar identificação e um ele emocional com o consumidor. Para o marketing de conteúdo, então, contar uma história é uma estratégia eficaz. No entanto, para garantir a eficácia, é necessário contar bem a história. E é aí que entra a Jornada do Herói.

A Jornada do Herói é parte da teoria do acadêmico americano Joseph Campbell, que estudava mitos e histórias criadas pelo homem. Segundo Campbell, toda história segue um padrão inidentificável e relacionável pelo leitor. O arquétipo da Jornada do Herói é utilizado em diversas tramas famosas (como o Hobbit, o Senhor dos Anéis, Matrix, Star Wars...) e pode, também, ser utilizada para conquistar clientes na internet. Para facilitar, segue o passo a passo da Jornada do Herói:

  1.        Seu cliente é o herói – crie um herói que pode causar identificação em seu cliente. Seu herói pode ser, por exemplo, uma buyer persona. Vamos pegar como exemplo, então, o Afonso! O Afonso é um empreendedor, assim como você, leitor do SitePX!
  2.        Seu herói possui uma aventura – se em “O Hobbit” Bilbo Bolseiro parte com os anões para resgatar um tesouro, a aventura de Afonso é um pouco mais próxima do nosso mundo. Afonso quer aumentar as vendas de seu negócio.
  3.        heróiO herói resiste – ao se deparar com a possibilidade de iniciar a aventura, o herói primeiro resiste. É necessário convencê-lo de que é necessário sair da zona de conforto para conquistar grandes recompensas.
  4.        Obstáculos – não haveria lição, no entanto, se não houvesse obstáculos. Para completar sua aventura e chegar à recompensa (que é o aumento nas vendas), Afonso precisa superar um desafio: a concorrência competitiva.
  5.        Você é o mentor – o que seria de Bilbo sem o Gandalf? O que seria de Afonso sem o SitePX? Seu herói precisa encontrar um mentor (no caso, a sua marca!) para que este possa ensiná-lo o caminho para superar os obstáculos.
  6.        Hora de se preparar para mudanças – assim com Bilbo percebe que precisa deixar de lado o egoísmo e a covardia, seu herói deve aprender – com ajuda do mentor – que é necessário mudar algumas atitudes e comportamentos para superar barreiras. Ou seja, Afonso precisa criar um site e começar a praticar o marketing digital para superar a concorrência!
  7.        A superação – chega o grande conflito no fim da história! Todo o esforço e o aprendizado durante a jornada de marketing digital praticada por Afonso culminaram no sucesso. Afonso foi capaz de superar a concorrência e se tornar líder no mercado.
  8.        A volta para casa – assim como Bilbo, Afonso poderá retornar para casa (metaforicamente, é claro) levando consigo toda a riqueza material e intelectual que adquiriu durante a jornada.

Obviamente, neste caso passamos com poucos detalhes sobre a história do herói Afonso. O que é necessário lembrar é que estes são os passos obrigatórios que o personagem de seu storytelling deve passar. Seja ele real ou não!

Quanto à mídia, a Jornada do Herói funciona muito bem em texto e em vídeo, especialmente o segundo. O que importa mesmo é que deve-se ressaltar que o herói é o cliente e não a marca. A sua empresa será como o Gandalf, Obi-Wan Kenobi ou Morpheus – o mentor mais poderoso e experiente que conduzirá o herói à recompensa no fim da jornada.

Para mais dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso, basta deixar o SitePX te guiar em sua jornada!

Categoria: Marketing Digital
Tags: jornada do herói, marketing, marketing de conteúdo, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||