Como escrever bem sobre qualquer assunto

Publicado por em 20/05/2015 às 10h44

escrever
Parte do trabalho de marketing de conteúdo é escrever. Escrever muito! Especialmente para blogueiros. Muitas vezes, no entanto, é necessário discorrer sobre assuntos que não fazem parte do cotidiano. Saber como escrever bem sobre qualquer assunto já é mais que um diferencial, é uma necessidade. Seria necessário, então, se especializar em todas as áreas de conhecimento do mundo?

Não! O importante é saber como transmitir conhecimento, sem necessariamente possuir um PHD na área. É claro que, dedicando horas semanais ao estudo e pesquisa, o blogueiro acabará se tornando uma referência eventualmente. As dicas presentes no post de hoje do SitePX visam, justamente, ensinar os primeiros passos para aprender como escrever bem sobre qualquer assunto. Depois das dicas, é só criar um site e correr para o abraço.

Saiba quem são os melhores

Para se tornar referência, o primeiro passo é identificar quem é referência e porque. Fazer um levantamento de sites e produtores de bom conteúdo da nova área a ser explorada é fundamental para a criação de repertório e adquirir os conhecimentos comuns. Mas como identificar os melhores?

  •          SEO – Busque no Google as palavras-chaves relevantes para a área. A otimização da busca provavelmente deixará na primeira página os sites que, de fato, se destacam dos outros.
  •          Perguntar – Quem começa a escrever sobre uma nova área provavelmente o faz sob o contrato com um empregador ou, pelo menos, após o contato com alguém que atua nela. Pergunte, sem medo, para essas pessoas quais são os principais produtores de conteúdo sobre o assunto.
  •          Fóruns e redes sociais – Esta forma é uma mescla das anteriores. Procure fóruns e comunidades em redes sociais sobre a nova área de conhecimento. Com certeza há muita gente nesses lugares que saberá indicar as melhores fontes.

Identificado um volume razoável de sites – uns cinco, para começar – é necessário lê-los. Assim é possível perceber as sutis (ou não) diferenças entre os principais produtores de conteúdo, conhecer jargões técnicos (fundamentais para o texto!) e, é claro, se familiarizar com a área.

Comece pelos caminhos estreitos

conteúdoEnquanto a internet não te dá o título de PHD na nova área de atuação - tomemos Vida e Saúde como exemplo – é melhor começar pequeno e moderar na ousadia. Pensar em um título bem específico e fazer a pesquisa necessária para desenvolvê-lo é uma boa saída. Por exemplo, para o blog de Vida e Saúde decidimos que o título será 5 atividades físicas para quem tem rotina apertada.

Dessa forma, o trabalho de pesquisa será reduzido consideravelmente, pois o autor poderá especificar sua busca, reduzindo o volume de textos necessários para a produção de um só post. Após vários textos com assuntos específicoslistas são excelentes para isso – o produtor de conteúdo já terá adquirido uma bagagem considerável sobre a nova área de conhecimento. Passando por essa etapa é possível ousar mais.

Se nos primeiros textos é melhor ater-se ao conteúdo pesquisado e informações bem definidas, após um tempo o autor estará apto a se aventurar pelo caminho dos textos opinativos, além de poder sugerir pautas originais baseadas em seu novo conhecimento. E, depois de poder confiar no conhecimento de causa, será possível deixar seu estilo próprio, sua voz, tornar-se presente no texto.

Resumindo: no começo, o conhecimento não é tão necessário, pois uma boa pesquisa resolve quando os assuntos tratados são bem específicos. Conforme o escritor se familiariza com a causa, então, é possível avançar para incluir elementos de opinião, estilo e a pautas ousadas e originais. Só não deve esquecer que o conhecimento deve ser atualizado constantemente! É necessário continuar acompanhando os sites definidos como referência no começo de tudo, além de, possivelmente, descobrir novos.

Acompanhando o SitePX, o autor com certeza irá se deparar com uma série de dicas valiosas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso!

Categoria: Como atrair clientes, Conteúdo
Tags: blog, como escrever bem, conteúdo, redação, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||