Como fazer link building de forma natural e aceita pelo Google

Publicado por em 02/09/2015 às 14h46

link building

Desde que os estudos sobre SEO e o algoritmo do Google se tornaram algo comum para os produtores de conteúdo para internet, muito tem sido falado sobre o Link Building. Especialmente pelo fato de que esse é um tema polêmico que divide opiniões entre profissionais da área. Por isso, algumas pessoas temem usar estratégias de link building e, assim, acabam ficando de fora de uma prática que ajudar muito quem opta por criar um site.

A polêmica é a seguinte: quando descobriram que o algoritmo do Google dava relevância a páginas com vários links, muitos começaram a recorrer a formas fáceis de construir links, sem necessariamente pensar na experiência do usuário. Para evitar esse tipo de prática, o Google começou a punir várias estratégias de link building.

Por causa das punições, há quem tenha banido completamente qualquer forma de link building de seu site e, ainda assim, aqueles que insistem nas estratégias espertinhas. No entanto, muitos se esquecem do meio termo. Ao trabalhar o link building de forma natural, é possível ganhar relevância e não ser punido pelo Google.

Conteúdo para o público e não para o Google

link buildingA diretriz máxima que o Google tenta seguir é a de que seu conteúdo deve ser voltado para o consumidor e não para os buscadores. Dessa forma, oferecendo conteúdo original, relevante e, é claro, bem feito, você aumenta drasticamente a chance de receber links externos. Não necessariamente de outros blogueiros, mas de usuários comuns que gostam seu conteúdo a ponto de compartilhá-lo com outras pessoas.

Segundo o Hubspot, empresas que blogam (alimentam um blog) têm chances até 97% maiores de conquistar links externos. É muita diferença! Oferecendo conteúdo diversificado, como infográficos e vídeos, é ainda mais fácil conquistar o respeito do leitor e despertar nele a vontade de mostrar seu conteúdo para outros.

Use bem as redes sociais

Para começar, identifique em qual rede social está o público do seu empreendimento. Não adianta sair atirando para todos os lados e esperar um bom retorno em todas as redes. O gerenciamento de mídias sociais deve ser feito com tempo e atenção e, além disso, deve acontecer conforme as particularidades de cada plataforma.

Não basta simplesmente compartilhar seu conteúdo no Twitter, Facebook ou qualquer outro veículo, é necessário promover a interação específica de cada rede social. Use o Periscope, por exemplo, para mostrar sua empresa em vídeo e incentive usuários a mandarem vídeos experimentando seus produtos, faça um sorteio utilizando uma hashtag de sua empresa no Twitter... São várias as opções!

Assessoria de imprensa

Conquistar o público é o primeiro passo, o próximo é conquistar os grandes portais de conteúdo. Pense na audiência enorme que esses sites têm diariamente e se imagine como personagem das notícias publicadas na página. Seria uma excelente exposição para seu serviço e sua marca, não? É aí, então, que é necessário um trabalho de assessoria de imprensa.

Você, como produtor de conteúdo, pode ser tornar referência na área, daquelas procuradas para dar entrevista quando há assuntos relacionados ao seu trabalho em pauta. Para se tornar essa referência no mercado é necessário produzir bom conteúdo e construir uma reputação com ele nas redes sociais. Com esse trabalho feito, procure os portais de seu interesse – de preferência relacionados à sua área – e comece a mandar releases e convites para conhecer seu conteúdo.

Com essas dicas, seu Link Building será natural, garantido o melhor SEO para o seu site. Para mais dicas valiosas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso, continue acompanhando o blog do SitePX.

Tags: Aprenda como criar um site, como criar um blog, como criar um site, como criar um site de vendas, como criar um site para celular, link building

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||