Como fazer o Google priorizar seu site?

Publicado por em 20/02/2015 às 11h31

SEO para aparecer no Google

O princípio do Search Engine Optimization, o SEO, é garantir que o seu site seja favorecido nos buscadores, como o Google. Na verdade, especialmente o Google! Por ser o mais popular de seu mercado e por ser o maior investidor em indexação de conteúdo online, a maioria das técnicas do SEO são baseadas no mecanismo do Google. Quem pretende criar um site ou criar um blog ou, também, aprender como criar um site ou como fazer um blog com o SitePX não precisa se preocupar em relação ao SEO, pois nosso sistema gera um relatório automático dizendo se o texto está apropriado e o que precisa mudar, porém, mesmo assim, ainda é interessante entender o mecanismo.

Afinal, quanto mais natural for a linguagem do SEO para o produtor de conteúdo, mais facilmente o site será encontrado pelo Google e outros buscadores. Vale notar que, atualmente, os buscadores podem representar pelo menos 50% do total de acessos de um site. A porcentagem pode variar dependendo do empenho, de estratégias de redes sociais e outras mídias. De qualquer forma, esse tipo de alcance orgânico é o mais valioso para empreendedores e produtores de conteúdo. Vamos às dicas?

Palavras-chave e contexto

Palavras-chave para SEOAs palavras-chave são a base do funcionamento do SEO. Elas fazem uma espécie de resumo sobre o conteúdo produzido para facilitar que a inteligência artificial do buscador entenda qual é o assunto central do texto e se ele é apropriado para a busca em questão. Para  saber quais são as palavras-chave ideais para o seu conteúdo, basta utilizar o Google AdWords e identificar quais são as buscas mais comuns em relação ao tema desenvolvido.

No entanto, não adianta repetir incessantemente as palavras-chave na esperança de facilitar seu posicionamento. A inteligência artificial do Google está em crescente desenvolvimento para separar o bom conteúdo daquele feito às pressas e de qualquer jeito. Uma tecnologia que prova isso é o dicionário de sinônimos do sistema, que busca não apenas as palavras-chave mas também aquelas que possuem significado e contexto semelhantes.

Por exemplo, um fotógrafo fictício chamado Paulo Xavier movimenta um blog dentro de um site cuja principal palavra-chave é foto. O Google, com sua inteligência artificial, identifica que foto pode ter o mesmo significado de imagem e retrato. Dessa forma, o fotógrafo PX pode escrever com mais liberdade e evitar a repetição excessiva da palavra-chave. Um bom vocabulário é recompensando com um bom posicionamento!

Texto-âncora

Texto-âncora para ajudar o GoogleO texto-âncora é um link dentro de um texto que redireciona para outro conteúdo, seja ele interno ou externo. Fazer um link interno, redirecionando para outra página do seu site, é uma eficaz forma de diminuir a taxa de rejeição e aumentar a permanência do internauta no site. Além disso, ajuda a criar relevância para o conteúdo do site e mostra para o leitor que há mais para se explorar.

Já o link externo, para outros sites, ajuda a referenciar a informação passada no seu texto, o que cria no leitor a confiança de que o conteúdo é de qualidade. E, ainda, pode ser usado como ferramenta para edição de texto. Se, por exemplo, o assunto são os dados de um infográfico, é mais fácil compartilhar a imagem original para o leitor do que explicar dado por dado.

Os links também ajudam no SEO, pois o Google entende que o material compartilhado possui assunto semelhante ao material produzido e, dessa forma, o compartilha para o mesmo público.

Relatório SEO do SitePX

Há uma série de regras específicas relacionadas a termos técnicos como headliners e metadata que podem ser entendidas facilmente por qualquer um que utilize o recurso de Relatório SEO do SitePX. A ferramenta, além de oferecer um explicação simples, faz os cálculos para identificar se o conteúdo está otimizado para o SEO e o que pode ou precisa ser melhorado.

Pode testar que não irá se arrepender! Para mais dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso, continue acompanhando o Blog do SitePX.

Categoria: Conteúdo
Tags: aparecer para o google, blog, conteúdo, seo, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||