Como o Google está forçando o mercado online a se adaptar

Publicado por em 26/08/2015 às 14h47

google

Quando você começa a estudar SEO e se interessar pela arte de criar um site, logo começa a entender como o Google é parte vital desse jogo cibernético. As decisões tomadas por essa empresa gigante da internet afetam diretamente o desempenho de todos os sites. Afinal, não só o buscador, mas todos os serviços oferecidos pelo Google são muito apreciados e utilizados por internautas do mundo inteiro.

Dada a importância do Google, YouTube, Chrome, Picasa e todas as outras funcionalidades da empresa, é normal que cada novidade seja muito aguardada por empreendedores. Afinal, uma mudança pequena no algoritmo de indexação já pode alterar drasticamente o desempenho de todos os sites na internet. E, agora, o Google está anunciando uma novidade que irá mudar drasticamente a situação do mercado cibernético atual.

Anunciantes, fiquem atentos ao Google

googleQual é a grande mudança que estamos falando? Simples: a partir de 1º de setembro, o Google Chrome não dará mais suporte para publicidade em Flash, os empreendedores terão que se adaptar ao HTML 5. Parece pouca coisa? Mas não é! No momento, a maior parte da publicidade da internet é em Flash e, bem, o Chrome é o navegador majoritariamente utilizado pelos internautas.

Segundo uma pesquisa realizada recentemente, 74% dos grandes portais veiculadores de publicidade da internet não possuem capacidade de se adaptar com HTML 5 tão rápido assim. Nomes como Globo.com, Estadão, IG e ESPN podem ter seus anúncios comprometidos por um bom tempo se não correrem atrás de se adaptarem aos novos termos. E, queira ou não, isso será um problema para todos.

Quando a atualização ocorrer, todos os anúncios em Flash serão substituídos por players cinzas com um botão no meio. Para consumir essa publicidade, será necessário clicar. Ou seja, ninguém vai consumir.

Google pensando no mobile

googleSe você estava se perguntando qual o motivo do Google investir em uma mudança aparentemente apocalíptica, a resposta é simples: tudo isso é para melhorar a navegação mobile. A tecnologia de Flash já está sendo abandonado há algum tempo por várias marcas, como a Apple, por exemplo. Especialmente por se tratar de uma tecnologia antiga e que não carrega também em dispositivos móveis.

Se as empresas foram pegas de calças curtas, não dá para dizer que foi por falta de aviso. A Adobe tem notificado o mundo sobre essa mudança no mercado de 2011, a Interactive Advertising Bureau também vem dando a notícia desde 2013. Quem se preparou, ótimo. Os outros agora precisarão correr atrás do prejuízo.

Eis aí, então, uma excelente oportunidade para novos empreendedores: ofereça espaço para propagandas em HTML 5 antes da concorrência. Lembre-se que o futuro está navegação mobile e quem souber trabalhar melhor essa área e estará disparado na vantagem. Seja para a produção de conteúdo ou para a publicidade, é hora de investir em mobile.

Quem acompanha o SitePX já recebeu dicas e mais dicas sobre criar um site mobile e garantir que ele funcione da melhor forma possível. E continue acompanhando para continuar lendo tudo sobre empreendedorismo e como criar um site de sucesso! 

Tags: aparecer para o google, flash, google , html 5

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||