Como o humor “sério” pode garantir o sucesso nas redes sociais

Publicado por em 16/06/2015 às 10h30

Existe toda uma psicologia por trás do comportamento e compartilhamento por parte dos usuários das redes sociais. E estudando sobre o assunto, descobre-se que o sucesso de uma postagem geralmente vem de uma identificação sentimental do internauta com o conteúdo. O humor é, provavelmente, a estratégia que toca os sentimentos virtuais com mais frequência. Não à toa, perfis de Facebook como o do Netflix e da Prefeitura de Curitiba são estudados como casos de sucesso.

Agora, o SitePX te conta um segredo, mas não espalhe! Trabalhar com humor nas redes sociais não é tão difícil. O público já não está esperando piadas intelectuais à la Woody Allen, o humor rápido e de identificação – como do da Prefs – é exatamente o que faz sucesso na internet. É claro que não há como garantir que um post se torne viral. Afinal, o viral, por definição, é algo surgido inesperadamente, sem planejamento e não é replicável. No entanto, nem toda postagem de sucesso é um viral. O SitePX ensina, agora, como levar o humor a sério para fazer sucesso nas redes sociais.

Nem tudo é piada

Há uma grande polêmica em torno dos limites do humor. Atores de stand-up, por exemplo, vivem sendo acusados de ultrapassar esses limites. Se tais limites existem de fato, é discussão para outro lugar. No entanto, é importante lembrar que as pessoas apreciam diferentes tipos de humor e é possível que se incomodem quando o humor praticado for muito diferente do esperado. Resumindo: as redes sociais da sua empresa não têm espaço para humor negro.

Pode até ser que você, seus amigos e várias outras pessoas achem engraçado. Não há problemas nisso. Todavia, o humor ofensivo – baseado no preconceito ou piadas com tragédias – tem mais chance de afastar o público mais conservador do que o humor leve afastar os que apreciam o humor negro. Ou seja, troque as piadas com minorias por referências à cultura pop, por exemplo.

Existe uma vertente de marqueteiros que acreditam que a polêmica é uma boa forma de divulgação. Mas, se quiser testar, saiba que é arriscado. Enquanto alguns, de fato, viralizam pelo humor negro e, por consequência, veem aumentos de leads, outros podem precisar fechar as portas graças às reações negativas. Na dúvida, então, escolha o humor leve.

Procure o humor nas redes sociais

Fazer humor é, basicamente, trabalhar a piada certa na hora certa. Ao postar uma novidade da empresa, por exemplo, o humor pode estar todo em uma imagem engraçada junto ao texto. Como faz a Prefs ao incluir personagens famosos em paisagens curitibanas. Ou quem sabe uma piada de duplo sentido – com cuidado para não ir longe demais – como esta do Ponto Frio.

Vale ressaltar, no entanto, que o humor nem sempre está na postagem e, sim, no contato da empresa com o usuário. Veja a Netflix, por exemplo. Ao fazer esse post sobre uma de suas séries originais, a empresa respondeu alguns comentários de seus clientes sem necessariamente forçar uma piada, mas dando uma resposta semelhante àquela que um amigo daria, criando, assim, um elo sentimental com o internauta.

Não esqueça seus objetivos

É importante lembrar que as redes sociais de sua empresa não devem se tornar um produto puramente humorístico. Ao criar uma estratégia de marketing, o empreendedor define alguns objetivos, lembra? Pois os objetivos continuam valendo e a piada não deve sobrepô-lo. A Prefeitura de Curitiba, por exemplo, continua usando a página do Facebook para dar comunicados importantes e de interesse dos curitibanos e aqueles que vivem na cidade. O Ponto Frio e Netflix precisam, acima de tudo, vender produtos e serviços.

Por isso, toda postagem deve direcionar o consumidor a uma ação. Seja ler um comunicado sobre doação de roupas no inverno, assistir uma série original ou comprar cuecas em uma superpromoção. Com sua empresa não é diferente, o humor deve ser apenas o chamariz, não a mensagem inteira.

Agora que já sabe como usar o humor nas redes sociais, que tal aprender ainda mais sobre empreendedorismo e como criar um site de sucesso com o SitePX?

Categoria: Conteúdo, Marketing Digital, Redes Sociais
Tags: dicas, marketing de conteúdo, psicologia, redes sociais, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||