Como o marketing digital pode formar um advogado da marca

Publicado por em 25/03/2015 às 10h50

marca
Tornar a marca conhecida na internet é inegavelmente útil, mas será que é suficiente? O conceito de advogado da marca – ou defensor da marca – sugere que a empresa vá além de ser conhecida e fidelize os consumidores. Praticando o bom marketing digital – após criar um site, é claro – é possível conquistar uma legião de defensores que poriam a mão no fogo pela marca.

Tal fidelidade pode ser a mais barata estratégia de marketing. Já ouviu a máxima de que fidelizar um cliente pode ser cinco vezes mais barato do que conquistar um novo? Além disso, o público fidelizado chega a representar até 65% das vendas de um site, segundo dados levantados pelo pesquisador Steve Dennings.

Para reforçar o conceito: o advogado da marca é aquele cliente, satisfeito e empolgado com a empresa, irá defender a marca de qualquer acusação e, ainda, divulgá-la sempre que possível. A empresa, para o advogado da marca, se torna algo parecido com aquele comércio de bairro, que nunca decepcionou e você recomenda para todos. O post de hoje do SitePX é para que o empreendedor aprenda como conseguir esse tipo de cliente!

Atendimento especial

advocateUm dos princípios da fidelização é fazer com que o cliente se sinta próximo à marca. Nada mais prático para fazer isso, então, do que um atendimento especial. Responder comentários do Facebookda forma certa, é claro – faz com que o consumidor perceba sua importância para a marca. Afinal, uma empresa como centenas, ou mais, de usuários dedicando seu tempo precioso para respondê-lo é uma boa massagem no ego.

Caso o cliente faça contato direto com a empresa, para tirar dúvidas ou reclamar de algum problema, um atendimento dedicado e atencioso será lembrado para sempre. Quando o consumidor se dá ao trabalho de se comunicar com a empresa é porque ele necessita de uma resposta completa e prestativa.

Outra boa estratégia é oferecer bonificações para os clientes que retornam. Um e-mail marketing de agradecimento é um bom começo. Um cupom de desconto para a próxima compra, ainda melhor. É o famoso conceito de reforço positivo da psicologia comportamental! O cliente saberá que sua fidelidade será recompensada, mesmo que de forma simples.

Abrace o cliente, não o mundo


Segmentar o público
é, facilmente, mais lucrativo do que tentar alcançar a todos. Afinal, como pode ser possível criar um site que agrade absolutamente todos os públicos? Simplesmente não é possível! Para começar, escolha suas redes sociais, não use todas – como SitePX explica em outro texto.

está formado o advogado da marca

Acima de tudo, saiba que tipo de público procura sua marca. Crie personas e faça o marketing da empresa de forma a se comunicar diretamente com o público-alvo. O consumidor precisa entender que a marca é feita para atender suas necessidades. Inclusive, o marketing digital deve ser voltado completamente para o cliente.

A criação de conteúdo não deve servir para deixar alegres os membros do alto escalão da empresa e, sim, ser útil para o consumidor. E, para saber se as estratégias estão dando certo, é necessário manter constante – diário, de preferência – o gerenciamento e monitoramento. Apenas dessa forma é possível saber como o público está reagindo às iniciativas.

Pode parecer difícil, ou muito para lembrar. Mas é importante ter apenas uma coisa: clichês à parte, o cliente vem em primeiro lugar. Ou, no mínimo, ele precisa sentir que a empresa pensa assim. É dessa forma que o marketing digital irá graduar os advogados da marca, da sua marca!

Enquanto forma os advogados, continue acompanhando o blog do SitePX para mais dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso!

Categoria: Conteúdo
Tags: dicas, empreendedorismo, marketing, redes sociais, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||