Como um bom design facilita a conversão

Publicado por em 29/04/2015 às 10h55

designA embalagem sempre foi – e sempre será – um dos maiores veículos do marketing de conteúdo. Basta lembrar que os produtos mestres em conversão são, por exemplo, alimentos voltados para o público infantil que utilize personagens de desenhos na arte da embalagem. Essa regra pode ser facilmente aplicada na hora criar um site e produzir conteúdo. Muitas vezes o bom conteúdo acaba ofuscado pelo visual não tem bem planejado.

Pode ser que, talvez, o melhor biscoito – ou bolacha, pode escolher – seja aquele na embalagem feia. Mas, sinceramente, quem daria uma chance a ele? O SitePX, no entanto, quer que o seu site seja não só o melhor dos biscoitos quanto aquele se destaca nas prateleiras pelo pacote charmoso que abriga o produto. Pensando nisso, o post de hoje ensina como pensar a aparência do site de forma aumentar a conversão.

Design aplicado no texto

webdesignAntes de entrarmos na parte das fotos e imagens, é importante saber que o design – e a conversão, por consequência – começam no texto. Para começar, a escolha da tipografia é importante e não deve ser arbitrária. Para banners e destaques é comum utilizar fontes diferentes e extravagantes. Se nesses casos a estratégia pode ser boa, na hora de ler uma postagem a situação é outra.

Existe um conceito de design chamado legibilidade. Este conceito estuda a relação entre elementos visuais e a absorção do conteúdo por parte o leitor. Para textos maiores, fontes diferentes das clássicas – como Verdana e Times New Roman – podem causar estranhamento. Dessa forma, o conselho é que na hora de postar um artigo ou texto em blog o autor guarde as fontes gritantes e ofereça algo mais básico para o leitor.

Elementos de destaque também devem ser bem utilizados. Títulos e subtítulos são bem-vindos. Assim com citações destacadas e palavras importantes em negrito, além de ser bom para o SEO, essas iscas visuais ajudam o leitor a saber sobre o que é o texto antes de ler, podendo decidir se o assunto é ou não de seu interesse. Hoje em dia, é injusto esperar que o internauta leia um parágrafo inteiro – ou mais – apenas para descobrir sobre o que se trata.

Uso de imagens para conversão

designUma regra da internet: o leitor tem medo de textão. Não que eles não tenham capacidade ou vontade de ler, mas a internet fez com que blocos de texto amontados pareçam uma bíblia perto das postagens curtas de redes sociais. Dessa forma, é fundamental quebrar o texto e distrair o leitor com conteúdo imagético.

Para começar, divida parágrafos sem pena. Passou de cem palavras, corte ou transforme em dois. E, mesmo com blocos pequenos, muitos parágrafos juntos também espantam – sim, o leitor é arisco. Isso não quer dizer, no entanto, que precisa criar um site apenas para conteúdo pequeno. O truque é intercalar blocos de três ou quatro parágrafos com imagens.

Melhor ainda é oferecer ao leitor imagens originais. Gráficos e ilustrações relacionadas ao tema são parte do conteúdo. E é justamente o conteúdo que ajudará na conversão. Se o autor do texto não tem habilidade de design, a parceria com um profissional da área é muito bem-vinda.

Último detalhe importante: conteúdo não é propaganda. Ou não deve parecer propaganda, pelo menos. O leitor percebe tentativas agressivas de tentar vender um produto. Caso o produtor de conteúdo queira falar de um produto ou serviço no texto, isso deve ser feito de forma orgânica e natural. Afinal, um blog não é Polishop!

É, de fato, um pouco engraçada a relação do internauta com o conteúdo. Ao mesmo tempo em que está ávido por imagens e textos originais, o consumidor impõem uma série de regras – muitas inconscientes – para apreciá-lo. Conhecendo essas regras, como as apresentadas no texto de hoje, o produtor está seguro! Especialmente se for leitor do blog do SitePX com dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso.

Categoria: Como atrair clientes, Conteúdo
Tags: blog, conteúdo, conversão, design, dicas

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||