Comunicação Assíncrona: o jeito certo de falar na internet

Publicado por em 13/11/2015 às 14h30

comunicação

Falar que há um “jeito certo” de fazer qualquer coisa pode fazer com que alguns torçam o nariz. “Falo do jeito que eu quiser!”, alguns podem pensar. E, tudo bem, estão no seu direito. Mas ao fechar os olhos para a Comunicação Assíncrona, o jeito certo de falar na internet, pode trazer problemas tanto para relações interpessoais quanto para uma empresa! Não custa, então, saber como se fazer a Comunicação Assíncrona. Usá-lo ou não é opcional.

O oposto da Comunicação Assíncrona é a Comunicação Sincronizada, que é, basicamente, aquela que ocorre de forma oral entre duas pessoas no mesmo ambiente. Um fala, o outro responde na hora e assim segue até o final da conversa. Ou seja, o interlocutor espera (e recebe) uma resposta rápida. Casa ela demore, uma estranheza chega a surgir. Essa comunicação sincronizada, no entanto, não deve ser o padrão na internet.

Pessoalmente, não há problemas em começar uma conversa com “Oi, tudo bem?”. Afinal, logo haverá uma resposta e a conversa pode chegar no ponto importante. Mas na Comunicação Assíncrona não é bem assim! Imagine se, antes da internet, alguém enviasse uma carta com apenas um “Oi, tudo bem?”. Seria um completo desperdício de tempo. Hoje, apesar da velocidade, a comunicação digital é (ou deveria ser) assíncrona.

Quando entenderam errado

comunicaçãoAntes de a internet ser o que é, assim como os smartphones, mandar um SMS era algo caro. Por isso, mandava-se sempre mensagens grandes. Gastar seus créditos para mandar um “Td blz?” não era algo lógico. No entanto, a telefonia mudou e as mensagens passaram a vir em pacotes. Aí começou a sincronização da comunicação móvel, especialmente entre o público jovem que já passava o dia todo com o celular em mãos.

Seria algo inofensivo, se esse modelo de comunicação não estivesse criando uma espécie de ansiedade no usuário.  Agora, uma resposta não imediata causa um sério incômodo. Especialmente graças aos recursos de identificar se a mensagem já foi lida ou não. Isso, no entanto, configura um grande problema para a comunicação.

Ao exigir uma resposta direta, supõe-se que seu destinatário não está fazendo nada e completamente disposto para engajar em uma conversa. Mandar um e-mail ou mensagem com “Oi, tudo bem?” é ignorar completamente a agilidade de multitarefa possibilitada pela internet e as tecnologias atuais.

Como usar Comunicação Assíncrona em sua empresa

assíncronaSalvo o contato via telefone, todo contato digital entre cliente e empresa é assíncrono. Afinal, não é possível dispor de tempo e pessoal para manter conversas sincronizadas com todos os clientes que procurarem a empresa. Como proceder, então? Simples! Seja direto. Educadamente, é claro.

Caso seja a empresa a começar a conversa, evite mandar apenas um cumprimento e faça com que o consumidor dê uma resposta que vá direto ao ponto. “Olá, tudo bem? Como podemos ajudar?” ou “Boa tarde! Está interessado em contratar nossos serviços hoje?”. Sem dispensar a educação, você está respeitando o seu tempo e o tempo de cliente. Quando ele que começar a conversa, mesmo que devagar com um “Oi, tudo bem?”, agilize a conversa já na resposta.

Muitas vezes, afinal, você nem saberá quando sua mensagem será lida. Dedicando todo sua atenção a uma conversa é um grande desperdício de tempo! Para mais dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso, continue seguindo o blog do SitePX.

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||