Copywriting, saiba como utilizá-lo

Publicado por em 01/07/2015 às 14h04

copywriting

Antes de começar a explicar o passo a passo de como definir as estratégias de Copywriting, é importante ressaltar para leigos e esquecidos a definição do conceito! Basicamente, o Copywriting é parte integrante das estratégias de SEO, ou seja, do processo de fazer com que o Google possa encontrar seu site nas buscas e também para atrair clientes e gerar melhores iscas digitais. Algo que, não precisava nem dizer, é fundamental para quem pretende criar um site de sucesso.

Dentro de todas as estratégias de SEO, o Copywriting é aquela que concerne se o conteúdo é atraente ou não. Não basta ter um bom material e polvilhar palavras-chave se a forma não atrai o olhar e a atenção do internauta. Dessa forma, as técnicas de SEO compreendem principalmente títulos e o conteúdo de banners e imagens de divulgação. Mas, agora que o básico está esclarecido, hora do passo a passo!

Dicas para um Copywriting perfeito

  1.        Identifique seu destinatário – Você sabe com quem está falando? Ou melhor, você sabe com quem você DEVE estar falando? É importante ter em mente o público exato para o qual a empresa dirige seu conteúdo.
  2.        As melhores palavras-chave – Existe uma série de programas para te ajudar a selecionar as palavras-chave que devem ser utilizadas pela sua empresa, pode testar o próprio Google ou o SEMrush.
  3.        Variação de palavras-chave – É fundamental trabalhar as palavras genéricas de sua área de atuação. Mas também inteligente trabalhar palavras-chave específicas que vão pegar o consumidor na hora da compra! Por exemplo, além de trabalhar a palavra “clínica de odontologia”, é interessante que um dentista trabalhe “tratamento de canal”.
  4.        Palavra-chave na chamada apelativa – Apelativo no bom sentido! Sempre trabalhe a palavra-chave da vez nos títulos e sempre busque um títule que desperte curiosidade e a vontade do internauta de consumir o seu conteúdo.
  5.        Primeiro parágrafo com tudo – As primeiras 50 palavras do texto – ou seja, o primeiro parágrafo – devem conter as principais palavras-chave e todos os pontos de destaque do conteúdo. É preciso convencer o leitor a ir além das primeiras palavras!
  6.        copywritingSimples e curto – Os títulos, assim como o texto, devem sempre ser curtos, simples e diretos. Muitas das visualizações viram de dispositivos móveis, por exemplo, em situações em que o leitor tem pouco tempo para digerir informações.
  7.        SEO não é brincadeira – O Google possui fortes filtros contra spam e espertinhos. Então, sempre escreve pensando primeiro em agradar o leitor e só depois em agradar o Google.
  8.        Literatura é para os livros – Não cabe aqui debater os gostos literários dos leitores do século XXI, mas é importante ficar claro que na internet todos querem simplicidade. Deixe a linguagem rebuscada para outro lugar!
  9.        Cuidado com a densidade – No SitePX, há sugestão de manter a densidade de palavras-chave em até 7%. E esse limite não é brincadeira! O Google considera densidades muito altas como spam. Mas saiba que eles aceitam sinônimos muito bem!
  10.    Bom humor – Faça humor rápido nas chamadas e no decorrer do texto! Tiradas simples e referências culturais populares dão leveza ao conteúdo e agradam o público.
  11.    Use tópicos – Além de facilitar a leitura, permite que palavras-chave sejam trabalhadas em outros espaços.
  12.    Tom pessoal e assinatura – Consumidores na internet gostam de textos que conversem e deixem abertura para interação. Além disso, encerrar textos com uma assinatura ou despedida padrão dá espaço para trabalhar mais uma palavra-chave.
  13.    Revisão – Antes de reler o texto para revisar, dê uma pausa. Tome um café. Para identificar erros é necessário um pouco de distanciamento.

Achou que são muitos passos? Mas não são! Pode ver que é tudo muito fácil aí. Qualquer dúvida, é claro, pode ser tirada aqui mesmo no SitePX. Não precisa nem ser uma dúvida sobre Copywriting, o SitePX tem as melhores dicas sobre empreendedorismo e como criar um site de sucesso.

Categoria: Marketing Digital
Tags: copywriting, marketing, marketing de conteúdo, marketing digital, seo

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||