Desafios da publicidade em dispositivos móveis

Publicado por em 04/03/2015 às 14h25

publicidade móvel

Quando você pensa em criar um site, logo você tem que pensar em como criar um site pronto para dispositivo móvelExiste um conceito chamado viewability que vem assombrando algumas campanhas de publicidade. No que diz respeito aos dispositivos móveis, o problema é ainda mais acentuado. É difícil mensurar o quanto as propagandas em tablets e smartphones são efetivamente vistas por pessoas, o que pode atrapalhar o acompanhamento do desempenho de uma campanha.

É importante lembrar que a divulgação de publicidade é importante tanto para o anunciante quanto para o veículo onde a anúncio é publicado. O primeiro lucra com a difusão da marca entre os consumidores enquanto o segundo lucra com o valor cobrado para disponibilizar o espaço publicitário. Ou seja, o veículo quer receber pelo espaço, mas o anunciante não quer pagar para não ter sua propaganda vista pelos usuários.

Essa dificuldade está motivando profissionais e pesquisadores da área para desenvolver padrões de mensuração do viewability. O Facebook, por exemplo, está trabalhando com o próprio Instituto Nielsen para atingir esses resultados. Para que você possa entender melhor essa discussão, o SitePX explica para você como funciona a viewability em dispositivos móveis com base no infográfico divulgado pelo Mobile Majority.

O que é viewability?

alegria da viewabilityO conceito de viewability está relacionado à capacidade do consumidor de visualizar determinado conteúdo, especialmente publicitário. Um banner no topo de um homepage, por exemplo, é anúncio com bom viewability. No caso do celular, alguns fatores como problemas de conexão podem fazer com que o usuário não consiga visualizar a propaganda, ou parte dela.

Inclusive, são esses fatores que geram a supracitada dificuldade de mensurar a viewability. Especialmente no caso das propagandas que rodam dentro de aplicativos. A conexão do celular, podendo ser desligada a qualquer momento, também dificulta.

O que está acontecendo ultimamente é que o anunciante precisa pagar pelo anúncio mesmo sem saber se ele está, de fato, sendo visualizado. Isso gera uma quantidade enorme de conteúdo desperdiçado e poder destruir campanhas, o que gera desconfiança no anunciante e dessa forma – também afeta negativamente os veículos.

Características da publicidade móvel

O processo para exibição de uma propaganda em dispositivos móveis é o seguinte: primeiro acontece o pedido para exibição, este pedido é analisado e depois há um microleilão para definir qual propaganda vai ao ar, então ela entra no servidor e, apenas depois de tudo isso, há a interação com o cliente. “Quanto tempo leva esse processo?”, talvez você se pergunte. Cerca de meio segundo é a resposta. É muito mais rápido do que aprender como criar um blog ou como fazer um site.

É rápido, de fato. Mas todo segundo (ou meio segundo) é valiosíssimo quando se fala de internet móvel. E um pequeno problema com qualquer uma dessas etapas pode fazer com que o usuário feche o aplicativo ou mude a página antes de visualizar o anúncio.

A forma de resolver essa dificuldade vem do esforço coletivo. Não à toa, o Facebook se juntou ao Instituto Nielsen, o IAM e o MRC para desenvolver uma métrica possível e solucionar as falhas. Mas enquanto isso não acontece de forma definitiva, é necessário se prevenir. Sempre que for comprar espaço para anúncio em dispositivos móveis, lembre-se de pedir uma garantia ao veículo de que seu anúncio estará bem localizado e que o sistema deles é confiável.

Não se esqueça de que o anúncio é uma das principais formas de divulgar um site. E divulgação é um dos caminhos para o sucesso. Enquanto isso, continue acompanhando o Blog do SitePX para mais dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso.

Categoria: Conteúdo
Tags: campanha publicitária, dicas, publicidade, site para celular, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||