Entenda porque o Marketing de Conteúdo é fundamental

Publicado por em 31/08/2015 às 14h51

marketing de conteúdo

A chegada definitiva do consumidor na internet mudou drasticamente o processo de compra e venda e também a maneira de como criar um site. Se antes a figura de um vendedor e o contato direto da empresa com o cliente em potencial era fundamental, hoje é indispensável e deixa o consumidor livre para decidir sozinho pela compra. Ou, pelo menos, fazer com que ele sinta que está chegando sozinho à decisão. O Marketing de Conteúdo surgiu como a melhor forma de se fazer presente para o internauta.

Vendedores hoje não são tão bem vistos. Não, pelo menos, quando tentam agir da mesma forma que agiam até o começo da década passada, com ações fortes e incisivas para induzir o cliente à compra. Mas o cenário mudou e agora quanto mais se tenta vender, mais se afasta o cliente. É o princípio do Inbound Marketing: primeiro você atrai, depois você faz com que, sozinho, o consumidor compre seu produto.

Conteúdo é tudo

inbound marketingPara atrair o internauta, então, é preciso oferecer o que ele quer. E não! Ele não quer o seu produto, não agora. O que todo internauta procura primariamente é conteúdo. Cada tipo de consumidor quer consumir um tipo específico de conteúdo. E, para suceder na internet, a sua empresa deve ser aquela que oferece o que ele quer ler, ouvir, assistir, ou seja, consumir.

Pegando como um exemplo uma loja de roupas para prática do skate, é preciso parar para pensar: o que o público dessa loja procura? Além de roupas para skate, é claro. Eles provavelmente se interessam por competições de skate, outros esportes radicais, cultura urbana, grafite, hip hop, punk, atividades físicas... Com todos esses interesses, por que sua empresa deveria falar apenas de roupas?

Obviamente, há formas de descobrir os interesses de seu público além do senso comum. Diversas ferramentas fazem isso. A questão é que, oferecendo conteúdo de acordo com os interesses do seu potencial cliente, você o terá sempre orbitando a sua marca e tudo relacionado a ela. Assim, quando, um dia, ele decidir que precisa comprar uma nova bermuda para andar de skate, a sua loja vai ser a primeira que ele vai lembrar.

A publicidade precisa mudar

Assim como o vendedor, o publicitário precisa se adaptar ao novo cenário dos negócios na internet. Antes, era necessário fazer com que seu anúncio fosse visto pelo maior número de pessoas possível. Agora, não é bem assim. A navegação moderna deu ao consumidor a possiblidade de pular a propaganda, ou simplesmente ignorá-la. Como, então, anunciar para o público da internet dessa década?

A forma de contatar clientes, agora, é menos agressiva e incisiva. É possível fazer sua publicidade diretamente para o seu cliente. Neste caso hipotético, seus anúncios podem ser diretamente apontados para skatistas. E se, ainda por cima, esse skatista que receber sua propaganda já for consumidor do seu conteúdo, pode ter certeza que a boa vontade dele será muito maior.

Sabendo se adaptar à nova cara da publicidade e das vendas online e, é claro, entendendo a importância do Marketing de Conteúdo é possível fazer suas vendas decolarem e seu site estar sempre no topo das paradas dentro da sua área. Basta, também, seguir o SitePX e receber as melhores dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso.

Tags: inbound marketing, marketing, marketing de conteúdo, marketing digital, publicidade, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||