Erros para evitar ao criar um site

Publicado por em 19/01/2015 às 10h26

Cara de quem cometeu um erro ao criar um site

Existe certo radicalismo ao chamar certas coisas de erro. Há quem diga que, ao criar um site, as decisões tomadas são de estilo ou estratégicas. Infelizmente, isso não se aplica a qualquer decisão. Algumas características são unanimidade para os internautas, especialmente as negativas. Pensando nisso, o SitePX selecionou essas principais características negativas que alguns criadores de sites utilizam e que podem afastar internautas.

Músicas de fundo

Muita música é um erroAlguém se lembra dos dias de transição do público do Orkut para o Facebook? Naquela época, a rede social – até então – mais popular do Brasil havia liberado a possibilidade de mandar mensagens com músicas de fundo ou de colocar uma trilha sonora em seu perfil. E, não à toa, a expressão “tipo Orkut” virou um sinônimo pejorativo para páginas que colocassem músicas desnecessárias de fundo.

E por que essas músicas incomodam tanto? Primeiramente, é muito comum que o usuário já acesse o seu site ouvindo uma música de sua biblioteca pessoal ou uma playlist do Spotify. Então, quando outra música começa a tocar junto, o ruído incomoda. Além disso, o internauta pode estar acessando do trabalho e a música começar a tocar pode causar constrangimento. O mesmo vale para usuários que acessam de dispositivos em lugares públicos, como ônibus e filas.

Se, por um acaso, seu site depende da amostra de músicas – como em sites para músicos, por exemplo – estude possibilidades alternativas ou, pelo menos, deixe a opção de pausar bem visível para o internauta.

Tamanho das fontes

Não cuidar da tipografia é um erroVocê acabou de criar um site e está começando a cuidar do conteúdo, é possível que se depare com a seguinte situação: o seu texto não se encaixa na área deseja, é demasiado grande ou pequeno. Sabe qual é a pior solução para este impasse? Mexer no tamanho da fonte. Qualquer tamanho inferior a 11 pontos ou superior a 14 é um incomodo para usuários. Na verdade, mesmo estes dois tamanhos indicados já não são o ideal para textos grandes.

Letras pequenas demais podem dar dores de cabeça ao leitor, ou exigir que eles aumentem o tamanho da página com a ferramenta de zoom.  O que, na verdade, é apenas mais empecilho para a leitura. Já os textos grandes demais parecem ser direcionados a crianças ou feitos apenas para ocupar espaço.

O ideal é buscar alternativas para fazer o texto caber. Estude a opção de utilizar uma barra de rolagem, alterar a diagramação, incluir fotos e, quem sabe, refazer o texto para que se adeque ao tamanho ideal. Deixe as letras pequenas para informações complementares de rodapé e as maiores para áreas de destaque. Para conteúdo, o ideal é 12 pontos.

Excesso de imagens e cores

Como criar um site com cores atraentes mas que não sejam agressivas? Neste item também cabe a expressão “tipo Orkut”. Quando a possibilidade de personalização passou a ser possível na rede social, logo os usuários começaram a fazer péssimo uso dela, utilizando cores sem ordem nenhuma, colocando efeito de glitter em qualquer frase, e combinando imagem sem nexo.

coresA ferramenta de design do SitePX é bem aberta para personalização, mas cuidado com os excessos. Tente focar o padrão do site em no máximo três cores – que sejam a identidade visual da marca – e se possível estude as paletas de cores para entender como harmonizar os elementos coloridos em tela.

É importante que os elementos visuais não tomem o lugar do conteúdo, pois ele é o grande produto que seu site tem a oferecer. Além disso, o internauta precisa conseguir se localizar em seu site. Todos os botões e links devem se destacar, algo que é dificultado pela salada de cores e imagens que os usuários “tipo Orkut” costumam fazer.

Criatividade

É claro que não se deve deixar um conjunto de regras limitarem sua criatividade ao fazer um site. Estes conselhos, porém, vêm muito a calhar. Algumas características de estilo, como as citadas no texto, realmente atrapalham a experiência do usuário com seu site. Por isso estão aqui taxadas de erros.

No entanto, o internauta que utiliza o SitePX e acompanha este blog com dicas e novidades não terá problemas na hora de criar um site e produzir o melhor conteúdo de toda a internet!

Categoria: Conteúdo
Tags: como criar um blog, como criar um site, conteúdo, dicas, fazer um site, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||