Fidelize o consumidor com gamificação em 7 passos

Publicado por em 30/09/2015 às 15h57

gamification

Os jogos digitais – comumente chamados apenas de games – são uma das mídias mais adoradas pelo público moderno. Não à toa, o Brasil se tornou um mercado crescente para essa indústria do entretenimento. A gamificação – ou gamification, como alguns preferem chamar – é a prática de aliar características dos jogos eletrônicos ao marketing de conteúdo. E, pode ter certeza, boas estratégias de gamificação têm conquistado o público de uma forma especial.

As possibilidades de interação oferecidas pelos games, a simplicidade da linguagem e a possiblidade de jogar a qualquer momento – em plataformas móveis – tornam essa mídia ideal para o mercado moderno. O consumidor pode, assim, aliar seus momentos de distração com o consumo de conteúdo. E o melhor: do seu conteúdo. Entenda, então, como fidelizar o consumidor com a gamificação.

  1.        gamificaçãoApresente seu produto – O seu jogo pode funcionar como uma forma de fazer o consumidor e se interessar pelo seu produto. Um caso interessante é o LevelUP for Photoshop, campanha de gamificação promovida pela Adobe e encerrada em 2014, que oferecia ao consumidor um jogo simples, mas que ensinava como navegar pela interface do software e realizar algumas edições.
  2.        A hora certa do dia – Dificilmente alguém vai dedicar atenção a um jogo simples em seus momentos mais importantes do dia. Dessa forma, é importante que sua estratégia de gamificação seja praticável nos momentos certos do dia, como o caminho do ônibus, fila do banco ou, quem sabe, o intervalo para o banheiro. O jogo não é, de forma alguma, o principal passatempo do consumidor.
  3.        Geração compartilhada – Em tempos de Twitter e Facebook, o jogo precisa oferecer algum tipo de experiência social. Não deixe a experiência do seu game acabar sozinha, incentive o compartilhamento de resultados ou a jogatina colaborativa. Na internet, ninguém quer fazer nada sozinho.
  4.        Leve para a vida real – A chamada realidade aumentada consiste em misturar elementos do mundo virtual com o mundo real. O Foursquare, por exemplo, utilizava estratégias de gameficação que incentivava os usuários a visitar os estabelecimentos participantes da campanha. Dessa forma, será mais fácil par ao consumidor associar o nome à empresa.
  5.        Modernize o antigo – Assim como é interessante levar a campanha da internet para o mundo real, é muito bom, também, dar toques modernos às campanhas ultrapassadas. O clássico bilhete que te dá um cachorro quente após dez carimbadas, por exemplo, pode ganhar uma funcionalidade online completamente diferente. Mesmo que você não venda cachorros quentes, necessariamente.
  6.        Mantenha o consumidor jogando – Não adianta investir muito tempo, esforço e dinheiro em uma campanha que perderá logo a atenção do cliente. Faça com que o jogo de sua empresa seja capaz de prender o consumidor por um longo tempo. Atualizações frequentes, promoções e a experiência social podem prolongar o interesse do jogador.
  7.        Sem moleza – Outro fator que pode segurar jogadores e atrair curiosos é oferecer uma experiência realmente desafiadora. Quem sabe como uma grande recompensa no final, um jogo quase impossível não seja bem atraente para o consumidor? Estude as possibilidades!

Lembrando que para praticar a gamificação é necessária uma equipe de programação, se for o caso, pode-se procurar freelancers. Quem está de olho no futuro – que, na verdade, já é o presente – sabe que os games estão no coração dos brasileiros de todos os gêneros, classes sociais e faixas etárias.

Para mais dicas empreendedorismo e como criar um site de sucesso, continue acompanhando o SitePX!

Tags: Aprenda como criar um site, Aprenda criar site, como criar um site, gameficação, gamefication, games, jogos

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||