Glossário com termos usados na Internet

Publicado por Lidiane Guedes em 21/01/2012 às 19h11

Quem quer criar um site e não tem nenhuma experiência, alguns termos podem parecer estranhos ou difíceis de entender. Conheça alguns termos que poderão aparecer nas explicações deste blog e também no processo de criar site com SitePx.

Abas

Quando você inicia seu navegador de internet é aberta uma janela na qual os sites serão acessados. Dentro dessa mesma janela você pode abrir várias páginas ao mesmo tempo sem precisar fechar as outras, esse processo é conhecido como navegação em abas, cada aba aberta é uma página, esse sistema facilita a navegação porque não é necessário abrir diversas janelas para visitar vários sites. A navegação por abas é útil quando deseja comparar sites ou conferir diversos conteúdos ao mesmo tempo.

Baixar ou Download  

Quando alguém falar em baixar algo da internet (pode ser um arquivo, programa, aplicativo etc) significa fazer um download, uma espécie de “cópia” para o seu computador. Imagine que você quer usar determinado programa e precisa baixá-lo, irá acessar o arquivo e fazer o download para o seu computador, ou seja, você fez uma “cópia” desse programa, mas ele continuou disponível para as outras pessoas.

Browser - Navegador

São os programas usados para acessar os sites, os mais comuns são o Internet Explorer, Google Chrome e Mozila Firefox.

Buscador da Internet

São os mecanismos usados para encontrar os sites na internet, o mais conhecido é o Google.

Cache

Às vezes você faz uma alteração no site e ele não atualiza, pode ser que o site esteja “preso” no cache. O cache é um espaço que armazena informações de acesso de sites que são usados com mais frequência. Quando uma atualização no site não ocorrer é necessário fazer a limpeza do cache por meio das teclas Ctrl+F5.

Chat

É uma canal para conversar por meio de texto com outras pessoas.

Compressão

É a redução de dados da imagem sem perder informações. A foto comprimida fica mais leve para a internet. Vale lembrar, quanto mais comprimida uma imagem, menor será a qualidade.

Endereço - Url - Domínio

É o local no qual você pode ser encontrado na internet. Se no mundo real você fala para as pessoas: “O endereço da minha empresa é na rua: xxx, nºyy, lá encontra todos os meus produtos, funcionários, podemos conversar etc”. No mundo virtual é a mesma coisa, após criar o site, você tem um endereço na web, ou seja, uma informação que indica onde te encontrar na internet, normalmente será apresentado como: www.seusite.com.br. Quando alguém digitar esse endereço no navegador vai chegar ao seu site e encontrar todas as informações sobre sua empresa, produtos, canais de atendimentos etc. Vale lembrar que não há possibilidade de endereços repetidos, todos são individuais.

Enviar - Upload

É o contrário do download, é o envio de um arquivo que está no seu computador para qualquer site. Ao enviar alguma foto para um site, você fez um upload, mas ela continua no seu computador, ou seja, você fez uma “cópia” para o site.

Encriptação

A encriptação é usada para proteger dados sigilosos e que precisam de mais segurança, como informações bancárias, em páginas que se faz pagamentos, tudo que não deseja ser mostrado para todo mundo.

Formato da imagem (jpeg, gif, png)

Para salvar uma imagem é necessário escolher um formato de arquivo que vai determinar o tamanho e a qualidade da imagem no site.

O Jpeg é um formato de imagem bem comum na internet, pois possibilita a compressão da imagem sem a perda significativa da qualidade. O formato jpeg é indicado para as fotografias com muitos elementos pois trabalha com milhões de cores, melhorando a visualização.

O formato gif pode ser comprimido sem perder a qualidade e também suporta animações, mas trabalha apenas com 256 cores, sendo indicado para imagens com poucas cores, por exemplo, logotipos e animações.

O png é um formato com algumas características do gif e do jpeg. Com compressão sem perda de qualidade, possibilidades de animação como o gif, mas com o suporte de milhões de cores como o jpeg.

Help desk

Serviço de auxílio aos usuários.

Homepage - página inicial

É a primeira página de um site, normalmente com as informações principais sobre a empresa.

Http

Por meio do protocolo http os dados pela internet circulam entre os servidores e os computadores. Funciona assim: você digita um endereço de um site qualquer, o servidor onde está armazenado o site solicitado recebe uma mensagem informando o pedido, para atendê-lo o protocolo http faz a transferência de informações do servidor para o seu computador e então a visualização é feita.

Hosting - Hospedagem - Host

Como é conhecido o armazenamento das informações de um site em determinado servidor.

Ícone

É uma figura que indica que um programa ou qualquer outro conteúdo possa ser usado.

Lan

Como é conhecido um grupo de computadores ligados em rede em determinado local, por exemplo, computadores de uma empresa ligados em rede.

Layout - Template - Modelo - Diagramação - CSS 

É a forma como o conteúdo é organizado no seu site, a aparência que você deseja, a forma como os itens são apresentados.  Pense em uma revista, em cada página há matérias, fotos, gráficos etc, a forma como tudo isso está organizado é o layout da página. Dessa mesma forma acontecerá no site, cada página terá seu conteúdo apresentado, com todas as informações necessárias, formas, imagens etc.

O layout é um ponto que merece bastante ao ser definido, pois será a primeira impressão que sua página deixará para quem visitá-la, portanto, escolha cores e formas que facilitem a visualização e organize as informações de uma forma que a compreensão seja fácil. A aparência do site é essencial para despertar interesse e garantir visitas.

Links

Os links são palavras, imagens que ligam um conteúdo a outro. Funciona assim: sua empresa de roupas tem um blog com vários posts. Em um post sobre roupas femininas, você comenta também sobre roupas infantis, porém em um outro momento, já havia publicado sobre roupas infantis, para remeter a esse post, você cria um atalho (um link), no post roupas femininas que vá direto para o texto sobre roupas infantis. O link serve para fazer essa ligação, dessa forma você pode sempre resgatar conteúdo já publicado.

E também, cada página que você criar vai gerar um link, uma espécie de endereço, dentro do endereço do seu site, que poderá ser divulgado em redes sociais, por exemplo, e possivelmente atrair mais visitações a sua página.

Login

São os dados de acesso a sua conta de serviços online (e-mail, site, rede social etc), corresponde ao usuário e a senha.

Multimídia

Quando há vários tipos de mídias em um só lugar ( vídeos, fotos, textos) são múltiplas mídias.

Offline

Quando não está conectado.

Online

Quando está conectado.

Pageviews 

É a quantidade de vezes que uma página do site é visitada.

Páginas do site 

Pense no site da empresa como se fosse um livro, no livro há páginas e em cada página, conteúdo. O site segue a mesma lógica, ele é dividido em várias partes, que são as páginas e dentro de cada uma delas há o conteúdo necessário, textos, vídeos, fotos, gráficos etc. A divisão dessas página pode ser “Quem somos”, “Produtos”, “Especialidades” e todas as outras necessárias.

Palavras-chave - Tag

São palavras relacionadas ao conteúdo publicado, aquelas que melhor definem o que está sendo dito, um tipo de resumo feito de palavras e frases curtas. As palavras-chave são importantes para as buscas na internet, pois elas servem de referência para os buscadores e ainda as palavras-chave representam a forma como as pessoas fazem as buscas.

Na prática funciona assim: você tem o site de uma loja de roupa, tudo que você inserir será sobre roupas, então, quais serão as suas palavras-chave? O mais indicado é usar palavra bem específicas como roupas para mulheres, roupas femininas, roupas para crianças etc. No que isso resulta? Como o seu site tem palavras-chave, quando alguém buscar por roupas femininas, aumentam suas chances de aparecer nos resultados. É sempre bom lembrar que para aparecer nos resultados de busca é uma série de fatores, mas as palavras-chave são fundamentais nesse processo.

Posts

É a forma como os textos dos blogs são conhecidos. Se um blog fosse um livro os posts seriam os capitulos. Só que no caso dos posts são capitulos curtos que resumem um assunto.

Provedor de acesso

Para acessar a internet é necessário que tenha um serviço, o chamado provedor de acesso. É como se fosse uma linha telefônica da internet, na qual você consegue ligar o seu computador com toda a rede mundial.

Pixel

Cada ponto da imagem na tela, o agrupamento de todos os pontos (pixels) formam a imagem. É usado para definir o tamanho que o site é apresentado na internet. Quando o site é criado é necessário definir esse tamanho de apresentação, o tamanho mais usado pela maior parte dos usuários é 1024x768, sendo largura x altura.

Protocolo

é um conjunto de regras que possibilita a transferência da informação na internet.

Reload/refresh/recarregar

É usado para atualizar a página.

Spam

um e-mail enviado para alguém que não solicitou o recebimento.

Servidor

É o local onde as informações dos sites são armazenadas.

Usuários únicos

É o número de visitantes no site durante um período específico.

Categoria: Tutoriais

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||