Imagens

3 maneiras de utilizar imagens para ganhar público

Publicado por Júlio Rocha em 10/08/2015 às 14h02

público

A atenção do consumidor na internet é completamente baseada em seus impulsos visuais. Mesmo o melhor dos textos perderá os olhares dos internautas se não for apresentado com uma boa imagem. Para ganhar público, então, é necessário saber trabalhar os elementos visuais na hora de criar um site e produzir conteúdo.

Para isso, no entanto, não basta pegar um punhado de fotos de um banco e distribuí-las pelo site e redes sociais. Todos os elementos da imagem devem ser pensados, desde as cores até as frases de call-to-action. Mas não se preocupe, isso não é nada de outro mundo. Tudo o que precisa fazer é trabalhar suas imagens em três frentes diferentes, formando um checklist de nove passos antes de publicar.

Para ganhar público com autenticidade

públicoReforçando o que foi dito antes: fotos genéricas de banco de imagens não conquistam ninguém. Provavelmente já ouviu falar em Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos da história da humanidade. Este francês disse uma vez que ao fotografar um aniversário, por exemplo, não se deve se preocupar nas imagens que conseguirá e, sim, em capturar pelo menos um segundo da essência de que o foi a festa. Isso é autenticidade! Para atingi-la, pode-se fazer três coisas:

  1.        Personalidade da marca – Defina qual é a identidade de sua empresa e atente-se a ela. Quais são as cores predominantes? A temática? O tom das mensagens?
  2.        Personalidade do cliente – É necessário que suas imagens criem identificação em seu consumidor. Do que eles gostam? Como se comunicam? Crie uma buyer persona e lembre-se que é com ela que você está falando.
  3.        Acompanhe resultados – Não é a coisa mais fácil do mundo identificar padrões de comportamento! Talvez você não acerte de primeira, mas acompanhe bem o resultados para encontrar a linguagem ideal.

Para ganhar público com os sentidos

A melhor imagem é aquela que passa, além de informação, sentimentos para os leitores. Seja alegria, tristeza, raiva ou nostalgia. Se você conseguir despertar uma emoção real no consumidor, é mais provável que ele reaja a sua publicação.

  1.        Preste atenção às texturas – Fotos com texturas – como grama, areia, água, chocolate e afins – são capazes de trazer sensações de tato, cheiro e gosto com alguma facilidade.
  2.        Corte as imagens do jeito certo – Qual é o pedaço da imagem que realmente vai causar impacto no consumidor? Faço com que ele seja o principal elemento da imagem, só não esqueça que ela precisa fazer sentido mesmo com o corte!
  3.        bússolaUtilize perspectiva – Contrastes de grande e pequeno, perto e longe ou outros possíveis, são uma boa forma de despertar emoções no leitor.

Para ganhar público com relevância

Imagens bonitas são muitos legais. Mas sabe o que é melhor? Imagens com algum objetivo! O consumidor não recebe impacto quase nenhum das fotos genéricas de pessoas bonitas dos bancos imagens. A imagem precisa estar lá com um bom motivo.

  1.        Valores da empresa – Não hesite em usar imagens impactantes que mostrem com força quais são os ideais e valores da empresa.
  2.        Contexto – Sobre o que é a imagem? Alguma campanha publicitária? Promoção? Evento? Seja  que for, a imagem principal deve ter relação com esse contexto.
  3.        Cultura – Em que época do ano está sendo postada a imagem? Há celebrações culturais no momento? Pode utilizar imagens que remeta a essas datas.

Pode ter certeza que seguindo esses passos, sua imagem terá todo o apelo visual necessário para atrair cliques e clientes. Mas não deixe de seguir o SitePX para mais dicas imprescindíveis de empreendedorismo e como criar um site de sucesso!

Categoria: Como atrair clientes, Conteúdo, Imagens
Compartilhar

A página inicial do site deve ser perfeita

Publicado por Lidiane Guedes em 29/03/2014 às 15h46

Assim que alguém acessar ao seu site, qual será o primeiro contato? A página inicial. É por meio dela que o visitante vai decidir se explora o site ou se vai embora. Como o que todos querem é conquistar a atenção de possíveis clientes, investir nessa página é fundamental ao criar um site.

Diversos pontos precisam ser bem pensados para construir uma primeira perfeita. Seguramente a beleza é fundamental, um design limpo, com informações organizadas e imagens atraentes despertam a atenção de qualquer um.

Tenha muito cuidado com as cores, elas podem ser suas grandes aliadas, mas se mal aplicadas serão as grandes vilãs, pense que você está fazendo o cartão de visitas do seu site e ele deverá ser atraente e harmônico, por isso escolha com muita cautela as cores.

Um bom conteúdo também é necessário, dependendo do layout da página é possível incluir um texto de apresentação, mas mesmo que o design escolhido não permita um texto longo, verifique a possibilidade de escrever uma breve apresentação.

Outro ponto importante é usar imagens com boa qualidade, elas vão garantir uma página inicial mais atraente e convidativa. Tendo muito atenção a esses pontos você conseguirá construir uma página inicial perfeita ao criar um site.



 

Categoria: Imagens, Recursos
Compartilhar

Dez dicas básicas para criar um site incrível

Publicado por Lidiane Guedes em 18/11/2013 às 22h34

Atualmente poucas coisas são tão fáceis como criar um site, em poucos passos você mesmo consegue criar sua própria página na internet, e com o SitePX ainda tem a vantagem de criar um site com aparência profissional, para gerar mais credibilidade e despertar o interesse dos clientes.

Mas para criar um site realmente eficiente é preciso estar atento a alguns pontos básicos, confira a seguir 10 dicas básicas para criar um site incrível:

1- O site precisa de uma aparência bem interessante, por isso escolha um layout que seja atraente e personalize-o com as cores relacionadas à sua empresa, lembre-se que a primeira impressão é a que fica!

2- Ao criar um site inclua todas as páginas necessárias, como “Quem somos” e “Fale Conosco” e não esqueça de outras que podem ser importantes dependendo do assunto do site, como produtos, serviços e localização. Quem acessar precisa encontrar as informações que está buscando, caso contrário desistirá.

3- Seja atencioso ao SEO do seu site, não basta apenas criar um site, ele precisa ser encontrado pelos buscadores internet, por isso palavras-chave, conteúdo de qualidade, metadescription,entre outros termos da otimização devem ser constante no trabalho de edição do site

Mais dicas sobre SEO:

O que é essencial no SEO - parte 1

O que é essencial no SEO - parte 2

4- Use imagens interessantes e de boa qualidade, elas chamam muita mais atenção ao conteúdo e demonstram seu cuidado ao criar o site.

5- Utilize todo potencial das redes sociais, além de criar seu próprio perfil nas principais redes, inclua botões de compartilhamento nas suas páginas.

6 – Tenha um blog no seu site e publique conteúdo interessante ao seu público e mantenha-o atualizado, além de ser uma forma de relacionamento, também é importante para que ele seja encontrado nos buscadores.

7 – Escolha um domínio que seja fácil e curto e também use sempre urls amigáveis.

8 – Conteúdo de qualidade e sem erros é essencial, quando escrever as páginas, peça para alguém revisar.

9 – Seja cuidadoso ao criar um site, escolha cores que não sejam fortes demais e opte por fontes de fácil leitura.

10 – Vídeos e galerias de fotos costumam chamar bastante atenção dos visitantes, principalmente para quem criar um site moda, entretenimento, assuntos que exijam mais recursos visuais.

Agora que você já conhece as dicas, mãos à obra para criar site!

Categoria: Conteúdo, Imagens, SEO
Compartilhar

Crie seu perfil para a internet

Publicado em 16/10/2013 às 01h28

Muito barulho em 2013 em função de informação obtida ilegalmente através da internet. Lembra-se do wikileaks? Lançado em 2006, bombou em 2010, no mundo inteiro, por ter vazado documentos confidenciais dos Estados Unidos. Neste ano, foi o caso de Edward Snowden que neste mês de agosto recebeu asilo político da Rússia até agosto 2014 (vai poder ver a Copa 2014 na Rússia). Ele mostrou as informações coletadas pelos serviços de vigilância eletrônica do governo dos Estados Unidos e Inglaterra onde – pasmem! – o Brasil era o alvo preferido.

Você deve ter visto estas informações na internet. Quem está se virando para enfrentar esta questão de vazamento de informações é o facebook.  Em junho fez uma declaração formal dizendo que não deixou vazar informações de pessoas para o governo da Turquia, por conta dos protestos no país.

Para bom entendedor meia palavra basta. A internet tem o poder de coletar informações sobre você. Não fique ingênuo nisso e tome suas providências.

Ao criar um site

Escolha um criador de sites que lhe dê máxima proteção. O SitePx tem uma estrutura de níveis de segurança por camada de informações. Para passar de um nível para o próximo, é dificílimo. Quando você hospeda seu site no provedor do SitePx você recebe, automaticamente, todo este nível de segurança.

Defina um perfil na internet

Organize um perfil modular na internet. No LinkedIn você vai disponibilizar um determinado conjunto de informações, no Facebook um outro conjunto, e assim por diante. Em todos, você vai definir as formas de contato com você. Mantenha-se assíduo no contato com as redes que você escolheu para não ter que informar seu celular – seu e-mail basta desde que, é óbvio, você possa acessá-lo com freqüência e responder a quem o procurou.

Cuide com carinho de suas fotos de família, locais e períodos de viagem e outras informações que podem ser de interesse de pessoas perigosas. Por que não criar também um perfil das crianças? Defina o que vai colocar e onde e converse com a família para fazê-lo sempre com uma visão “contábil” – ou seja, depois do fato consumado. Não tem  importância dizer que a foto tirada foi na festinha do amiguinho no Buffet X, mas não vale se disser que todo mês tem festa lá e seu filho vive lá. E, cá entre nós, por que dizer o nome do Buffet ou deixar este nome sair na foto?

Criar um perfil não quer dizer mentir sobre você. Quer dizer selecionar os aspectos e informações que vai revelar sobre você.

 

Categoria: Conteúdo, Divulgação, Imagens
Compartilhar

Faça de sua loja virtual uma experiência de compra

Publicado em 14/10/2013 às 00h35

Uma reportagem interessante, no portal The Next Web, conta dos excelentes resultados que Microsoft, Apple, Google estão recebendo ao manter áreas de exposição de seus produtos em uma grande rede de varejo norte-americana (Best Buy) para que os clientes possam experienciar os produtos. Depois, eles compram por internet.

Por que fariam isto se as estatísticas são marcantes para o crescimento da venda online? A idéia é exporem o cliente a uma experiência do produto ao criar um site de e-commerce.

A questão volta então para as lojas online. Por que não criam experiências de produto em suas lojas virtuais?

A loja virtual tem que ir além de expor a foto de um produto, suas características e seu preço. Ela deve incluir esta experiência e assim criar seu diferencial no imenso universo de lojas virtuais que vem surgindo.

Promover a experiência do produto

Fotos do produto em várias situações. As fotos dos produtos devem conter ângulos diferentes e em muitos casos situações reais. A foto de uma mulher usando uma bolsa permite ver o seu tamanho real. A foto de uma caneta sendo utilizada por um homem mostra a proporção da caneta em relação à mão. Detalhes de um produto, como incrustações em uma caixa de presentes, ou o teclado de um smartphone permitem ver aspectos para os quais o comprador realmente dá atenção e gostaria de conhecer melhor. Focos, ângulos, sombras, cenários - tudo isso pode compor o imaginário de um produto e prover uma experiência. Um criador de sites lhe permite criar até galerias e com isso mostrar diversos aspectos do produto, com uma sequência de fotos.

Vídeo do produto. Em alguns casos, seria importante colocar vídeos do produto. Existem vídeos de segundos que você pode fazer com seu próprio smartphone. O vídeo de um garoto brincando com seu pequeno monster pode mostrar todos os movimentos que o brinquedo faz, encantando o pai e o menino.

Um blog pode explicar mais. O descritivo do produto deve ser curto e atraente. Fazer um blog e integrá-lo à sua loja virtual permite contar histórias sobre o produto, para aumentar sua experiência de compra. Muitas vezes compramos um produto mais rapidamente quando sabemos mais sobre ele. Os posts complementam a informação técnica mas também a informação que circunda o produto e cria o encantamento sobre ele. Histórias de outros consumidores. Histórias da indústria que o criou. Histórias de seu ranking de vendas por ser um produto-sensação.

Imagine sua loja virtual como um mundo de experiências e comece a sinalizar situações e espaços para isso.

Imagem:  Andrew Brookes/Corbis

Categoria: Conteúdo, Imagens, Loja Virtual
Compartilhar

Como é que se faz um slide para apresentações?

Publicado em 11/10/2013 às 12h45

Existe um programa que nos ajuda a construir slides – é o PowerPoint. Nele você abre uma base para o slide e ali pode colocar textos, imagens e até som. Na medida em que você procura aprofundar seu aprendizado com o PowerPoint, você vai aprender a inserir vários recursos e criar até movimento, fazendo as letras de um título entrarem aos poucos, ou uma imagem aparecer a partir de vários pontos da área do slide.

No entanto, neste momento, é importante destacar os dois principais cuidados quando você quiser criar slides para suas apresentações.

Tamanho das letras

Este é um ponto essencial em apresentações. Às vezes, o apresentador tem no slide um recurso para poder se lembrar do que tem que dizer em sua palestra. Quanto mais inseguro de se lembrar de tudo a ser dito, mais ele coloca no slide as principais idéias e seus detalhes. Com isso, cria um slide poluído, de letra pequena, para poder compreender tudo que deseja inserir, e que não assegura leitura adequada.

As letras em um slide devem ser em tamanho que garanta boa visibilidade, mesmo a quem estiver lá atrás no auditório. Lembre-se: é para as pessoas que o slide foi feito e não para você.

Imagens

A leitura continua de textos cansa e acaba criando distração. Sempre inclua uma imagem para dar mais vida à sua idéia.

Você pode inserir imagens sempre na mesma disposição como, por exemplo, logo à esquerda, no início – ao lado do título ou do texto. Ou você pode variar a inserção de imagens para sempre criar uma expectativa, no entanto, preste atenção para não inovar demais e criar confusão mental. Apresentar os slides para alguém, antes de usá-lo na apresentação, permite corrigir estes excessos.

Finalmente, escolha imagens que sejam instigantes, curiosas, desafiadoras, belas, em outras palavras: que lidem com o emocional do ouvinte. O impacto das imagens é enorme e se você as escolher bem será sempre um impacto positivo.

No SitePx, você pode criar um site e inserir, nas páginas, ou nos posts, os slides que tenha criado para suas apresentações, como um arquivo. 

Categoria: Conteúdo, Imagens, Recursos
Compartilhar

Criar site online com beleza

Publicado em 08/10/2013 às 23h45

O rosto de uma pessoa tem um ponto que atrai a atenção – pode ser a boca, os olhos, o nariz. Da mesma forma, em seu site, as imagens da home tem esta força para atrair o leitor e fazê-lo navegar.

Passado este momento de impacto pelas imagens do cabeçalho de seu site, as pessoas serão atraídos por outros três pontos:

- letras do menu

- cores do conjunto

- pequenos títulos

A beleza de um site está essencialmente nestes quatro aspectos. Criar um site online com beleza tem a ver com saber fazer as escolhas certas nestes quatro campos.

Procure simplicidade no conjunto.

Duas cores básicas e uma terceira, em menor área, pode ser um caminho interessante na escolha de cores. Sobre as letras, procure letras limpas, que ofereçam clareza e em tamanhos adequados para rápida leitura. Os pequenos títulos, nos destaques por exemplo, atraem muito e são ajudados enormemente por pequenas imagens, ao lado.

Experiência de site: Kate Acessórios, feito em SitePx

Categoria: Conteúdo, Imagens, Recursos
Compartilhar

Criar um site bonito

Publicado em 04/10/2013 às 21h35

A idéia de criar um site bonito vem, em primeiro lugar, das imagens utilizadas e das cores selecionadas. É aí que surge o grande momento, a grande onda de seu site.

Quando criar um site na plataforma do SitePx, você irá escolher um modelo pré-existente. Ele será a sua base de trabalho. Pense no conceito de seu site e comece a trabalhar sobre o modelo existente. Se estamos falando de um negócio de surfwear, com estampas bem fortes, o site terá que passar o mesmo impacto na forma de sua organização e na família de letras escolhida. As cores do site não poderão conflitar mas, sim, servir de fundo para as camisetas e suas formas.

Este conceito tem que estar minimamente claro em sua mente, antes de começar. Se o modelo escolhido tem linhas de moldura grossas, será que não deveria afiná-las? Se o fundo é cinza, será que o branco não daria mais destaque às camisetas com estampas grandes? Para se sentir mais confiante nas decisões, assista os vídeos do Curso de Criar Sites do SitePx. Busque o tópico em que está querendo se aperfeiçoar e assista.

Com o criador de sites do SitePx, você pode, entre outras coisas:

  • afinar ou engrossar as linhas da moldura ou internas, assim como colori-las de forma diversa do modelo;
  • criar uma logomarca para o site e inseri-la direto na home para dar imediato impacto ao seu leitor;
  • inserir um fundo que pode ser de uma só cor ou matizado com outros tons e mesmo com imagens, combinando ou destacando ainda mais os produtos;
  • criar destaques na home, com pequenas imagens coloridas, para gerar campos de atração para o seu leitor;
  • ir além de colocar seu nome, email, telefone na faixa inferior do site para ali jogar alguma cor diferente ou imagem que dê expressividade a esta área, geralmente considerada de menor impacto.
  • a área do menu, onde constam os nomes das várias seções, poderá ter letras grossas ou finas, coloridas de maneira a contrastar ou se destacar do fundo escolhido para a tela.

Como vê, muitas são as decisões a tomar. Elas serão tomadas com facilidade se o conceito visual do seu site estiver claro em sua mente. Você está atrás de um site retro, ou de um site moderno e limpo? Está buscando uma coisa mais “vintage” como se diz hoje em dia ou algo mais contemporâneo? Esta busca definirá as pequenas decisões de design. Implemente-as com tranqüilidade pois no SitePx você sempre poderá voltar atrás e testar uma outra linha estética.

Experiência de site: Guitarras Heavens, feito no SitePx

Categoria: Imagens, Recursos, Tutoriais
Compartilhar

Receita para criar um site de sucesso

Publicado em 30/09/2013 às 22h51

Uma definição essencial para criar um site de sucesso começa com a clareza sobre a quem o site se destina. Vamos trabalhar um exemplo para ficar mais claro: uma microempresa que produz embalagens de TNT. Para esta empresa, o público é variado – inclui pequenos varejos, redes de lojas, sites de lojas virtuais, e também empreendedores autônomos que embalam seus produtos com este material para vender direto ao consumidor final.

Com um público assim diversificado, a empresa deverá oferecer informações claras sobre o que faz, assim como criar uma comunicação constante com seu mercado.  Criar um site exigirá um certo planejamento e, neste sentido, vão aqui alguns pontos que transformarão seu site em sucesso.

Produtos

A descrição dos produtos será feita com poucas mas claras expressões, havendo cuidado em incluir imagens que dêem uma boa idéia de tamanho, textura, cores, e detalhes como alças ou aplicações de logomarcas. Embalagens que tenham uma frente diferente de seu verso, deverão ter fotos nos dois ângulos e informações detalhadas.

Perfil

Será importante informar sobre clientes importantes que estão ou foram atendidos assim como montar um histórico da empresa, ou seja, quando foi criada, quantos funcionários tem ou se funciona com serviços credenciados de terceiros. No perfil, poderá incluir um canal de contato com os clientes – como um SAC (Sistema de Atendimento ao Cliente). No criador de sites do SitePx, você pode desenvolver formulários para este fim.

Produção

Se a empresa tem a possibilidade de ampliar sua capacidade de forma indefinida, bastará falar de sua rede de fornecedores. No entanto, se tiver fases de forte comprometimento de sua capacidade produtiva, como na época de Natal e outras festas, será relevante informar com que antecedência necessita dos pedidos para dar conta em épocas de forte demanda. O esclarecimento impede o desagrado de clientes que, ao pedirem cotações, são informados de que a capacidade esgotou.

Eventos

A participação da empresa em eventos como feiras, apresentando seus produtos em stands individuais ou coletivos, deverá ser documentada e colocada em área própria chamada “eventos” ou “feiras”.  Caso não participe de feiras mas venda seus produtos para clientes que estão em feiras, também poderá registrar o fato em seu blog ou área de eventos (se isso ocorrer com freqüência) e documentar para que outros participantes considerem fazer pedidos das embalagens em situação futura.

Detalhes finais

Antes de concluir seu site de sucesso, faça uma pesquisa sobre sites de produtos similares e observe se não esqueceu algum aspecto importante como, por exemplo, o aspecto ambiental, mostrando que a embalagem de TNT contribui o meio ambiente, substituindo com sucesso o plástico. Aspectos como estes muitas vezes são esquecidos e, ao pesquisar outros sites, lembramos que são importantes para se destacar.

Experiência de Site: LicaEmbalagens feito no SitePx.

 

Categoria: Conteúdo, Imagens, Recursos
Compartilhar

Interação da mídia digital com a mídia tradicional

Publicado em 22/09/2013 às 01h41

criar um siteMais e mais blogueiros tem sido chamados para entrevistas no rádio ou em jornais em função do interesse crescente pelas ações de marketing na internet. No entanto, é preciso fortalecer ainda mais este processo e fazer com que as iniciativas partam dos próprios blogueiros ou dos profissionais de marketing dos sites. Esta aproximação será frutífera para ambos os lados.

O que você pode fazer por seu blog ou site? Envie press releases oferecendo dados diferenciados como estatísticas de acesso ao site com um grau de detalhamento que interesse a mídia, ou sobre a tecnologia de segurança que está disponibilizada em sua loja virtual, e mesmo as últimas alterações na loja virtual para atender a mais recente legislação de proteção ao consumidor no comércio digital.

Além do interesse nas notícias, você estará já criando uma pauta inicial. O caso da legislação do comércio digital, por exemplo, está sem estatísticas positivas – apenas problemas e dificuldades. Se você mostrar o passo a passo pelo qual atualizou seu site para atender a legislação, já estará oferecendo um caso positivo. Caberá ao jornalista ou radialista achar como melhor explorar o dado que você enviou.

Outra forma é, através do blog que você tem ou que integrou ao seu site, montar uma série de dois ou três posts abrindo um assunto inédito e interessante – como a aceitação fantástica de um lançamento de produto, ou como uma campanha que inovou em interação de mídia digital e mídia impressa.

Você pode também fazer uma enquete sobre um assunto do momento e, tendo muitos acessos, oferecer uma estatística que vale a pena explorar melhor. Exemplo: enquete sobre motivos pelos quais casar no século XXI. Quando tiver umas 300 respostas a um grupo de perguntas com seleção de melhor alternativa, poderá divulgar este material que será muito bem acolhido por ser inédito. No SitePx você vai conseguir incluir uma enquete, ao utilizar os formulários disponíveis. São mais usados para sua área de Contato mas podem ser adaptados para uma enquete de alternativas múltiplas, com resposta única tipo sim x não.

Seja criativo e você vai logo ter o retorno da mídia tradicional para dar mais impulso ao criar um site, loja virtual ou fazer um blog.

Imagem: by Chairman of the Joint Chiefs of Staff on Flickr

Categoria: Conteúdo, Divulgação, Entrevistas, Imagens
Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||