O que é preciso para fazer um blog de sucesso?

Publicado por em 21/09/2015 às 11h25

blog

O blog é uma das formas mais eficazes de fazer carreira como produtor de conteúdo. E o melhor: com o conteúdo que você quiser. Criar um blog e preenchê-lo com o conteúdo de seu interesse é uma das formas mais gratificantes de se trabalhar na internet. Além disso, existem diversas formas de monetizar seu trabalho com blog, tornando a atividade rentável, além de tudo.

No entanto, esforço e boa vontade – apesar de fundamentais – não são tudo o que você precisa para garantir o sucesso do blog. Com a constante evolução do marketing digital, novas práticas surgem para oferecer sempre o melhor conteúdo aos leitores. Quem não está em dia com essas práticas e novidades pode não obter tanto sucesso, mesmo que ofereça conteúdo impecável. Para ajudar você a escapar desse problema, o SitePX levantou quais são os aspectos fundamentais que você precisa trabalhar para criar um blog de sucesso.

Conteúdo estratégico para blog

Bom conteúdo é fundamental, mas é necessária certa malícia – no bom sentido – para atrair leitores. Especialmente na hora de escolher títulos, é preciso apelar um pouco. Sem mentiras, é claro, pois isso frustrará os leitores. Faça grandes promessas que o seu texto possa resolver, aponte quais dificuldades do consumidor seu texto é capaz de amenizar ou, então, ressalte uma opinião polêmica. Mas, lembre-se: títulos sempre curtos e diretos. Deixe os floreios para a literatura.

blogOutro tipo de estratégia de conteúdo é o guest post, ou “post convidado”. Basicamente, você convida outro blogueiro ou produtor de conteúdo a produzir um texto para seu blog. Tal estratégia, além de dar volume ao blog, ajuda na construção de links e reputação. Lembrando que também é muito válido que você seja o convidado em outros blogs para tornar seu nome conhecido entre novos leitores.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, também chamado marketing de atração, consiste em três principais práticas: SEO, redes sociais e e-mail marketing. A primeira, o SEO, consiste em otimizar seu site para que ele seja facilmente encontrado por buscadores como o Google, o que pode resultar aumento considerável nos acessos. Há muitos textos sobre SEO aqui no SitePX, mas de forma resumida, é necessário identificar quais são as principais palavras-chave (aquelas que serão buscadas do Google) do seu blog e trabalhar uma saudável repetição delas em seu conteúdo.

As redes sociais são um dos principais meios de divulgação da produção de conteúdo dos dias atuais. Mas, mais do que divulgar para seus seguidores, as redes sociais têm uma importante função de atrair novos visitantes, com base nos interesses comuns e segmentação do público. Cada rede social possui uma característica específica, sabendo qual é a ideal para o seu público ajuda a ganhar novos seguidores fiéis.

O e-mail marketing, atualmente, é uma das formas mais eficazes de aumentar sua taxa de conversão – caso o objetivo de seu blog seja vender um produto ou serviço. Oferecendo dicas, informações úteis e uma boa newsletter é possível atrair leitores diretamente de seu ambiente mais íntimo: sua caixa de e-mails. Há não muito tempo, essa prática era automaticamente considerada spam. Hoje em dia, no entanto, empreendedores aprenderam a usá-la bem e os consumidores voltaram a respeitar o e-mail marketing.

Com todas essas práticas, seu blog estará no caminho do sucesso, o resto vem de você: esforço e qualidade. Para mais dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso, continue acompanhando o SitePX!

Tags: Aprenda como criar um site, blog, blog gratuito, como criar um blog, como criar um site, como fazer um blog

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||