O que fazer e não fazer nas redes sociais

Publicado por em 18/03/2015 às 10h36

redes sociais
Já ouviu dizer que existe uma “linha tênue entre a inteligência e loucura”? Ou talvez entre outros dois substantivos aparentemente diferentes? Pois, então, o texto de hoje do SitePX é sobre a linha tênue entre o certo e o errado no comportamento em redes sociais para pequenas e médias empresas. Na verdade, essas regras servem para qualquer um que já teve a experiência de criar um site e levar seu empreendimento para a internet.

Alguns dos pontos que serão ressaltados aqui já foram discutidos em outros textos do blog do SitePX, ainda assim, vale revê-los e juntá-los com os outros. Possivelmente, o leitor irá se deparar com alguns erros que pode ter cometido. Mas não se preocupe, é criando um site, errando e lendo que se aprende como dominar as redes sociais. Sem mais delongas, vamos à lista!

redes sociaisPerfis em redes sociais

O que fazer: Sabe no momento da criação do perfil quando o site pede uma lista de informações como endereço, website, descrição e afins? Preencha todos os campos! E, mais importante, ressalte a sua marca o quanto for possível. São duas as principais razões: disponibilizar de antemão todas as informações que clientes possam precisar sobre sua empresa e, também, reforçar a marca nas redes sociais.

O que não fazer: Criar perfis em absolutamente todas as redes sociais. Talvez no ânimo de ter acabado de criar um site, o empreendedor se sinta na obrigação de criar perfis. Mas, sério, não há porque. Redes sociais demandam tempo e dedicação, que diluídos entre dezenas de perfis, não exercerão de forma plena a função que deveriam. Inclusive, nem todas as redes sociais serão adequadas para o seu empreendimento. Mas não se preocupe, temos um ótimo texto sobre isso aqui no SitePX!

Postagens e publicações

O que fazer: Corra atrás do engajamento! Faça posts diários sobre assuntos da empresa ou da área de atuação pensando sempre em atrair o consumidor. É preciso saber quem é o público-alvo da empresa na hora de postar, mas o SitePX ajuda nisso. Se possível, responda mensagens e comentários o quanto antes e, é claro, de forma profissional, mesmo diante de reclamações ofensivas. Para ajudar, também há um post sobre isso.

redes sociaisO que não fazer: Não inunde a linha do tempo das redes sociais de seus consumidores. A principal função das redes sociais é informar e mostrar autoridade na área. No entanto, posts excessivos terão o efeito inverso no público. Sabe como é chato receber um milhão de notificações sobre Crime Scene ou Kiwi Q&A? Pois, então, é a mesma coisa do que receber uma penca de posts da mesma empresa em um só dia. Três posts diários com um bom espaço de tempo entre eles já está bom tamanho, pode ser até menos.

Planejamento

O que fazer: É importante pensar adiante e não apenas no dia da postagem. Um calendário editorial, por exemplo, ajuda a definir datas especiais que merecem atenção ou melhor momento para compartilhar determinado conteúdo. Algumas redes sociais, como o Facebook, também possuem a função de posts agendados. Dessa forma, é possível fazer a postagem e escolher uma data e hora para que ela seja postada automaticamente.

O que não fazer: No entanto, não dá para viver de postagens programadas e esquecer de monitorar diariamente o que está acontecendo nas suas redes sociais. Comentários, por exemplo, devem ser respondidos o quanto antes. Sem contar que uma série de posts agendados podem não estar tendo bom desempenho, é preciso acompanhar com frequência para saber se é preciso mudar de estratégia.

Perceba como é necessário ter cuidado para gerenciar redes sociais? E há ainda mais a ser dito sobre a tal linha tênue entre o bom trabalho e o exagero. Pode esperar que logo uma segunda parte será postada. Enquanto isso, ponha em prática o que aprendeu nesse post e continue acompanhando o blog do SitePX para mais dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso!

Categoria: Conteúdo
Tags: facebook, internet, lista, redes sociais, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||