O que o marketing e um encontro têm um comum?

Publicado por em 11/02/2015 às 11h38

Encontro com o marketing

O site Constant Contact levantou informações e dados para comparar o comportamento do marketing e de dois solteiros (ou não, quem sabe) em um primeiro encontro. As semelhanças surgiram curiosamente e, com elas, um questionamento. Não é comum que alguém aceite um pedido de casamento após o primeiro encontro com uma pessoa que conheceu no Tinder, certo? Então por que alguns insistem em querer que o cliente realize uma compra após o primeiro contato com o marketing de sua empresa? Criando site de relacionamentos ou construir um site com base nas redes sociais pode ser uma tentativa de sucesso no primeiro encontro, mas não é garantido. Com o post de hoje do SitePX conheça os quatro passos que tornaram a união entre cliente e empresa mais saudável.

Atração é o começo

Como criar um site que seja encantador na primeira visita ou como criar um blog que seja interessante no primeiro acesso? Como seria o primeiro encontro ideal entre duas pessoas? 47% dos entrevistados acham que sair para tomar um drink é uma boa pedida, mas a criatividade do pretendente pode gerar rumos diferentes. E como se comportar nesse encontro? 85% dos candidatos acham que um beijo no rosto é um passo seguro e comportado. Os dois se divertiram muito, o encontro pode ser considerado um sucesso. Ainda assim, apenas 25% se consideram capazes de confiar em alguém após o primeiro programa juntos. Casamento, então, nem pensar!

Trazendo para o marketing, esse primeiro encontro é o momento de seduzir o consumidor. Mostrar suas qualidades profissionais e de caráter, sem, é claro, parecer muito atirado. Como diz a expressão popular “sexy sem ser vulgar”. Ou seja, aumentar a relevância da sua marca e atrair interesse. Afinal, você não acha que vai chegar aos finalmentes sem nem criar um site antes, não é?

Algumas coisas que podem colaborar para criar uma impressão de seu empreendimento em um primeiro encontro: um blog com posts de qualidade, infográficos originais e interessantes, trabalho com vídeos e, quem sabe, uma foto provocante e chamativa de seus serviços e produtos. Os consumidores gostam, pode ter certeza. Empresas com blogs possuem 126% mais links e possibilidades de acesso. E a cada 4,6 segundos um infográfico é tuítado!

O primeiro passo foi sucesso! Ambos envolvidos se sentem atraídos um pelo o outro. Qual é o próximo passo?

É a hora de se conhecer melhor

Como fazer um blog que te faça ficar interessado por todo o seu conteúdo? Conversar sobre o que agora? Profissão, gostos culturais, esportes favoritos e passatempos garantem um começo seguro. Temas mais polêmicos talvez peçam um pouco mais de tempo. 42% dos candidatos deixam a política virar assunto apenas depois de duas ou três semanas, por exemplo. Dinheiro também é um assunto que pode ficar para depois, 28% dos pretendentes esperam o mesmo tempo para falar de política e sobre a própria situação financeira. Conhecer a família, então? Só depois do primeiro mês! 33% dos homens conhece a família da parceira nos primeiros 30 dias, para mulheres o número cai para 25%.

Então, é hora da empresa transmitir confiança para o consumidor. Nos Estados Unidos, 42% das companhias utilizam Webinários e palestras online para mostrar que clientes podem confiar na marca. O marketing de conteúdo é a principal ferramenta para gerar confiança e fazer com que os consumidores conheçam o perfil da empresa.

Agora que ambos se conhecem bem e um elo de confiança foi criado, está chegando o momento decisivo. Os dois parceiros já enxergam um futuro em potencial, apesar de ainda não falarem sobre isso. Está na hora de alguém tomar uma iniciativa.

Tem que fazer o pedido!

Casamento com a marca é resultado do marketingJá existe atração e confiança, é o momento de superar a insegurança e finalmente dizer o que você quer. Quando se fala em pedidos de casamento, é claro que isto precisa de algum planejamento. Um lugar especial, um jeito especial... Sem alianças no vinho! Quem já viu pelo menos um filme de comédia na vida sabe que isso nunca é boa ideia. E a data especial? 32% dos homens americanos consideram a véspera de Natal uma boa ocasião. Seja como for, quando o relacionamento chega neste ponto é porque o sim é mais provável que o não.

O mesmo vale para o mundo dos negócios! Sua empresa já teve o tempo necessário para criar empatia, confiança e mostrar que é a melhor opção. Neste momento, então, vem a pergunta: quer comprar? Claro que isso não será uma coisa banal! Vocês já tem um relacionamento em estágio avançado, o pedido certamente será considerado. Especialmente quando você mostrar por que é a melhor opção para o cliente. O sim está muito próximo.

Agora segura

O que levou bastante tempo para ser construído, pode desmoronar na primeira adversidade. Um casal não pode deixar a rotina tomar conta! É preciso viajar, ir a festas, jantares românticos, um cineminha, aquela intimidade quente... Um casamento que se renova é um casamento duradouro. Seja entre duas pessoas ou entre consumidor e empresa.

Continue com o bom marketing de conteúdo. Garanta a qualidade do serviço e produto vendido. Esteja presente quando o parceiro (ou cliente) precisar de suporte! Sabia que 70% das empresas consideram mais barato manter um cliente do que conquistar um novo? Então faça com que mais vendas aconteçam e os dois lados vivam felizes para sempre. Uma vantagem do marketing: diferente do casamento entre duas pessoas, neste não existe sogra!

Para mais dicas de empreendedorismo, marketing e como criar uma site de sucesso (ou, quem sabe, conselhos amorosos!), continue acessando o Blog do SitePX!

Categoria: Conteúdo
Tags: blog, dicas, marketing, marketing de conteúdo, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||