O que são palavras-chave e como utilizá-las?

Publicado por em 15/01/2015 às 11h06

Palavras-chave, a chave do sucesso

Para atingir o sucesso após aprender como criar um site, não basta apenas boa vontade. É preciso estudar e compreender as formas de melhorar seu desempenho online. E aí, caros leitores, que entram as palavras-chave. Elas são o ponto mais básico para toda estratégia de marketing digital na internet de hoje. Se não foram bem trabalhadas, de pouco irão adiantar táticas mais complexas e avançadas. Para ajudar você, caro leitor, o SitePX explica o que são palavras-chave e como utilizá-las.

Antes de adentrar nas explicações, uma pergunta: foi o Google – ou outro buscador – que te trouxe a esta postagem? Grandes chances de que, sim, foi dessa forma que você chegou até aqui (as redes sociais também são uma possibilidade, mas isso é assunto para outro post). Enfim, isto só foi possível porque o Blog do SitePX trabalha com as palavras-chave corretas. Ou seja, o Google entendeu que o SitePX possui o conteúdo que você procura.

Os buscadores funcionam com algoritmos de indexação que filtram o conteúdo para que o internauta receba algo que se aproxime de suas expectativas ao realizar a busca. As palavras-chave são o principal fator desse algoritmo e fazem a diferença na hora de criar um site. É a partir delas que o mecanismo de busca irá separar textos por assunto. Por exemplo, se você buscou “como fazer um site”, você provavelmente não está interessado em “como fazer um bolo”, certo? É claro que este é um exemplo exagerado, pois o algoritmo do Google consegue selecionar textos com diferenças bem menores.

Palavras-chave são a base do SEO

Tá, mas o que eu faço com essas palavras-chave?

Primeiro, é preciso identificá-las. Até certo ponto, isso pode ser feito apenas constatando o óbvio. Porém, existem ferramentas para ajudá-lo a encontrá-las sem se calcar no senso comum. O próprio Google possui um sistema de identificação de palavras-chave baseado em dados numéricos. Você pode experimentar agora mesmo clicando aqui (é preciso apenas uma conta o Google).

Para usar como exemplo, pesquisamos aqui a expressão “comida japonesa”. O Google, então, acessa seus próprios dados para medir a quantidade de vezes que a expressão foi pesquisada e quais palavras-chave estão associadas a ela. Os principais resultados foram “Japonesa Nomes”, “Rodízio” e “Restaurante Japonês”. Cada um desses resultados apresenta um grupo de palavras-chave referentes a um tipo específico de pesquisa.

Bom Marketing de conteúdo melhora a reputaçãoObserve que um dos itens da tabela é “concorrência”. Este item é calculado com base na quantidade de buscas que a palavra-chave recebe e a quantidade de sites que as utilizam. Então, se possível invista em palavras de menor concorrência. Pois, dessa forma, é mais fácil atingir um bom número de acessos orgânicos (não pagos!).

Com as palavras-chave identificadas, basta trabalhá-las em seu conteúdo. Isso, caro leitores, é o tal do SEO. O Search Engine Optimization é um conjunto de regras e técnicas para que os buscadores priorizem o seu site em relação à concorrência. Poderíamos fazer um texto gigante explicando essas regras. Porém, existe uma alternativa mais fácil: o relatório SEO do SitePX.

Ao criar um site e começar a pensar em conteúdo, o usuário do SitePX tem acesso às técnicas de SEO de forma mais simples e intuitiva do que um grande tutorial. Conforme você produz, pode acompanhar o relatório SEO fornecido pelo SitePX para identificar acertos e erros do seu site. Faça um teste!

Agora que você já entende de palavras-chave, que tal criar um site e começar a praticar o bom marketing de conteúdo? Para qualquer dúvida, o SitePX está pronto para ajudar.

Categoria: Conteúdo
Tags: aparecer para o google, blog, como criar um site, conteúdo, dicas, marketing de conteúdo, palavra-chave, palavras-chave, seo

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||