O segredo dos melhores blogueiros do mundo 3 - O Retorno

Publicado por em 30/03/2015 às 14h34

O que são os blogueiros se não escritores do mundo moderno? Agora que o leitor já sabe como melhorar sua produtividade e entende que o processo de criação de conteúdo é coletivo, está na hora de entender a importância de uma rotina para escrever. Para dar brilho às dicas, as rotinas de famosos escritores como Stephen King e George Orwell serão comentadas neste espaço.

A rotina faz os grandes escritores

blogueiros também são escritores

Criatividade. Ao tentar gerar a imagem de uma pessoa criativa em sua cabeça, qual é a imagem alcançada? Um sujeito elétrico vivendo uma vida de surpresas e completamente inesperada? Possivelmente, um escritor quieto sentado à mesa com uma rotina repetitiva e previsível talvez não pareça algo tão condizente com o imaginário de criatividade. No entanto, é importante que o leitor compreenda que, na verdade, foi de uma rotina monótona que saíram as mais impressionantes histórias.

O processo não é diferente para o blogueiro, ou o empreendedor que acabou de criar um site. Um dia insano e inesperado não será aquele dia em que um grandioso texto será escrito. Talvez, no dia seguinte, quando o autor se recuperar da loucura de ontem e voltar à sua rotina diária, ele escreverá um fascinante relato sobre o dia anterior. Mas, para isso, o processo repetitivo é necessário.

As rotinas dos melhores escritores do mundo

Ernest Hemingwey possuía uma rotinaSe os blogueiros são, de fato, escritores do mundo moderno, nada mais válido do que conhecer a rotina de renomados autores. Muito antes de existir a possibilidade de criar um site, o alemão Franz Kafka – conhecido por seus textos loucos e imprevisíveis – já havia adotado uma rotina para escrever. O autor precisava esperar toda sua família ir dormir para, apenas então, sentar-se em seu escritório e deixar sua imaginação transformar personagens em besouros.

George Orwell, autor do romance fantástico 1984, criou a distópica Oceania e o Grande Irmão sentando todas as manhãs em um cantinho do Booklover’s Corner – sebo  de Londres onde trabalhava à tarde. Assim como Orwell, Ernest Hemingway preferia escrever pela manhã, de preferência, ao ver surgir os primeiros raios de sol. Pode ter certeza de que Hemingway escreveu O velho e o mar no conforto de sua casa ou algum hotel parisiense, não a bordo de um barco de pesca.

E o hábito mais importante da rotina de qualquer escritor é, veja só, escrever. Stephen King, um mestre contemporâneo da literatura macabra, diz escrever absolutamente todas as manhãs tentando manter uma média de duas mil palavras diárias. Outro defensor da escrita no dia a dia é o russo Leon Tolstói, pelo menos é o que consta em um de seus diários de 1860. O autor dizia escrever diariamente não pelo sucesso, mas, justamente, para não quebrar a rotina.

Com blog é a mesma coisa

Criatividade é importante para um blogObviamente, nem todo blogueiro é um Kafka ou Tolstói. No entanto, isso não quer dizer que não possa aprender com a experiência dos velhos mestres da literatura. Para começar, o bom escritor – de blog ou literatura – precisa de um bom repertório. Segundo, porque eles não são os mestres à toa.

É claro que, muitas vezes, o trabalho do blogueiro é vinculado a um ambiente empresarial, o que dificulta algumas liberdades na hora de encontrar uma rotina ideal. Um blogueiro contratado provavelmente não poderá esperar todos irem dormir para começar a escrever, como Kafka. E, talvez, não possa acordar tão cedo quanto Hemingway.

No entanto, os exemplos famosos ensinam lições valiosas para a vida prática. Como fez Hemingway, o blogueiro deve descobrir o momento do dia em que está mais disposto para escrever. Como fez Kafka, deve encontrar a solução ideal para escapar de um ambiente inóspito para a criatividade. Como fizeram Tolstói e King (que ainda o faz), deve escrever todos os dias para que o hábito nunca saia da rotina.

E, uma dica final que pode ser tirada deste texto, leia pelo menos uma obra de cada um desses autores. Como um escritor, o blogueiro precisa de referências, das mais variadas possíveis, para encontrar seu próprio estilo e profissionalizar a escrita. Além, é claro, dos momentos de diversão e reflexão que tais leituras podem proporcionar.

Agora, leitor, aproveite a semana para encontrar sua rotina perfeita e ler alguns dos clássicos mencionados. Na próxima segunda-feira, volte para conferir mais um dos segredos dos melhores blogueiros do mundo. Com as dicas do SitePX, você vai poder criar um site de sucesso.

Categoria: Conteúdo
Tags: blog, Cultura, dicas, segredos dos melhores blogueiros do mundo, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||