O segredo dos melhores blogueiros do mundo – capítulo final

Publicado por em 13/04/2015 às 15h52

blogEstá chegando às bancas de toda a internet o último fascículo da coleção O segredo dos melhores blogueiros do mundo. Ao decorrer de cinco semanas, empreendedores que partiram na aventura de criar um site receberam uma série de dicas valiosas para o sucesso na internet, tais como um guia para aumentar a produtividade, um estudo sobre o processo de publicação, a rotina dos grandes escritores e como determinar o melhor momento para escrever. Finalizada leitura deste derradeiro texto, o leitor estará apto a concorrer os melhores blogueiros de toda a internet.

Lendo e respondendo: a importância do feedback

blogHá várias formas de medir o desempenho das publicações de um blog, algumas automatizadas e algumas mais humanas. As automatizadas seriam as métricas de redes sociais, dados de Analytics e diversas outras medidas demográficas. Este texto, no entanto, diz respeito à forma que está mais relacionado ao conteúdo do que o marketing estratégico: o feedback dos leitores.

De que forma o público dá esse feedback? Várias! Compartilhamentos, curtidas, indicações, visualizações e, é claro, comentários. Enquanto a mensuração das primeiras opções pode gerar dados e relatórios valiosíssimos para o acompanhamento estratégico, os comentários são o principal mecanismo de interação entre o leitor e o conteúdo. É por meio deste espaço que o internauta irá concordar, complementar ou rechaçar as postagens. E cada tipo de feedback requer um retorno sério. Eis, então, uma lista com os principais tipos de comentários e como respondê-los:

Spam

Mensagens automáticas, enviadas para diversas pessoas ao mesmo tempo. Spams são considerados lixo virtual e, caso receba em seu blog, apague sem pena. Se possível, instale um plug-in que detecte e exclua spams de forma automática.

Textão

O tamanho máximo aceitável para o comentário de um post é cerca de 50 palavras – um pouco mais do que o parágrafo anterior deste texto. No entanto, esse limite foi estabelecido por um acordo mútuo não verbal e, infelizmente, nem todos o conhecem. Ou até conhecem, mas estão muito envolvidos com o tema.

Dessa forma, é comum receber comentários de 200, 500 e até 1000 palavras, o que, há de se convir, pode ser um pouco irritante. O procedimento padrão para estes casos é agradecer o comentário, dizer que tal opinião merecia um post em um blog, recomendar a criação de um e já passar o link do SitePX para o sujeito.

O quê!?

Pela pressa de escrever, falta de habilidade com teclado de celular ou, talvez, dificuldade de se comunicar, pode acontecer de o leitor postar um comentário que simplesmente não faz sentido. Educadamente, o blogueiro deve admitir que não entendeu o feedback e dizer que apreciaria uma nova tentativa.

blogNão li, não gostei

Utilizar títulos chamativos e polêmicos é uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo em que pode atrair mais cliques, pode também gerar comentários baseados unicamente na leitura do título. Geralmente, leitores que discordam da informação da chamada são os que mais fazem esse tipo de comentário. Sinta-se à vontade para rir do internautas, mas apenas para si mesmo. Na hora de responder, convide-o para fazer uma “releitura” do post.

Autopromoção

Uma forma comumente explorada de se divulgar na internet é colar um link para seu blog no espaço de comentários de outros blogs que possuam uma leve relação com o tema abordado. Pode ser um pouco chato, mas acontece. Uma resposta interessante é retribuir, entrando no blog do sujeito e postando um link para o seu.

Genéricos

Comentários genéricos, respostas genéricas. Para cada “Muito bom”, “legal”, “achei interessante”, “concordo”, “kkkk” e por aí vai, o blogueiro pode responder de forma igualmente rasa. “Muito obrigado”, “Que bom que gostou” e “volte sempre” são algumas alternativas interessantes.

O interessado

O tipo de comentário mais agradável de responder e, ao mesmo tempo, o que possui maior potencial de atrair e fidelizar leitores. Comentários de até 100 palavras que complementam e debatem o conteúdo de forma pacífica e genuinamente interessada devem ser recompensados. Uma resposta simpática e convidativa é obrigatória para esse tipo de comentário. Além disso, é interessante também a possibilidade de homenagear os melhores leitores com uma área de “melhores comentários da semana”.

Apenas acompanhando o feedback dos internautas é que o blogueiro saberá como seu conteúdo está sendo recebido e, dessa forma, poder avaliar o próprio trabalho. É importante lembrar que a internet é uma via de mão dupla e toda postagem deve ser uma conversa com o leitor. É assim, pelo menos, que os melhores blogueiros do mundo garantem que o bom leitor volte para os próximos textos!

E, finalmente, chega a muito aguardada conclusão da série de cinco textos contando os segredos dos melhores blogueiros do mundo. O aprendizado, no entanto, não para por aí! O blog do SitePX pode ser acompanhado diariamente para muitas dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso. Fique atento, pois novidades estão por vir!

Categoria: Conteúdo, Marketing Digital
Tags: administrar o blog, blog, dicas, segredos dos melhores blogueiros do mundo, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||