O segredo dos melhores blogueiros do mundo – Parte IV

Publicado por em 06/04/2015 às 10h33

blogComo toda boa trilogia, a série “o segredo dos melhores blogueiros do mundo” está chegando a seu quarto volume. O leitor do SitePX já sabe como se tornar mais produtivo, como o trabalho do blogueiro é coletivo e a importância da rotina na hora de escrever. O texto de hoje pode ser considerado um aprofundamento em um dos pontos abordados no anterior: qual é o melhor momento para escrever?

A melhor hora para escrever, segundo a ciência

Um dos pontos mais importantes da rotina do blogueiro é a hora de escrever. Se possível, ela deve ser a mesma todos os dias. Hemingway, por exemplo, gostava de escrever quando os primeiros sinais da luz do sol adentravam a casa pela janela. Saiba, caro leitor, que há uma explicação científica para essa preferência do autor de Paris é uma festa.

Não que seja impossível escrever fora do horário, mas a ciência indica o momento mais propício para a criatividade. Dentre todos os horários possíveis de um dia, dois são aqueles mais defendidos pelos cientistas: a manhã e a noite. Enquanto uma série de argumentos defende o primeiro, outra série – igualmente válida – defende o segundo. Cabe, então, ao leitor identificar em qual dos grupos se encaixa.

blogDe onde vem a criatividade?

É importante compreender que o momento de escrever pode não ser o mesmo de pensar e resolver os problemas que serão discutidos no texto. O sujeito que possui capacidade de focar na escrita pela manhã, provavelmente terá suas ideias e argumentações planejadas na noite anterior, pois é no momento de cansaço que a mente consegue dispersar de uma atividade para dar espaço aos pensamentos e divagações necessários para a proliferação da criatividade.

O argumento científico é que a criatividade pode ser ativada com a liberação de dopamina no corpo. Segundo a pesquisadora Alice W. Flaherty, o pensamento criativo cresce em uma escala diretamente proporcional ao nível do hormônio no corpo. Dessa forma, atividades como tomar banho, dirigir, correr, praticar esportes, jogar e, até mesmo sonhar, podem estimular a criatividade.

Para a psicóloga e pesquisadora da Universidade de Harvard Shelley H. Carson, a dopamina sozinha não é responsável pela criatividade. Afinal, são vários os momentos em que o corpo humano produz dopamina e nem todos estão relacionados ao pensamento criativo. Para Shelley, a distração também fundamental para a criatividade, pois oferece uma pausa necessária na tentativa de desvendar mistérios e resolver problemas.

Porque escrever de manhã


Há quem diga que pela manhã o ser humano dispõe de toda energia e força de vontade que poderá gastar durante o dia. Dessa forma, ao acordar está no momento mais propício para realizar atividades. Além disso, no começo do dia o cérebro está mais propenso para a criatividade e, conforme passa o dia, vai entrando em um estado mais analítico.

Os hábitos matinais também se tornam mais facilmente parte da rotina. Escrever de manhã, com o tempo, se torna uma atividade como comer, escovar os dentes e lavar o rosto – não necessariamente nesta ordem. Sem contar que o humor do blogueiro ainda não foi afetado pelos acontecimentos do dia.

blog

Quem é do time Hemingway, então, pode ganhar com algumas dicas. Primeiro, a manhã deve ser um momento unicamente dedicado à escrita. Não é um problema comer ou fazer a higiene matinal, é claro. No entanto, atividades que necessitem de dedicação intelectual devem ficar para depois. Mesmo pesquisa e edição devem ser deixadas para outro momento do dia.

E, o mais difícil para alguns, esquecer as redes sociais. É preciso resistir ao impulso de dar bom dia aos contatos do Facebook, pois o login nas redes sociais dificilmente é uma atividade rápida e de pouca dedicação. Uma dica é considerar o acesso às redes como uma recompensa pela escrita. Tenha certeza, leitor, de que Hemingway não tuítava antes de escrever.

Porque escrever à noite

Se os escritores da manhã são do time Hemingway, os da noite são do time Kafka. O principal motivo do autor alemão de escolher o fim do dia para escrever é a falta de distrações. A distração pode ser fundamental para a criatividade, mas é venenosa quando há a necessidade de foco. Dessa forma, com a casa vazia e o horário de trabalho acabado, provavelmente nada nem ninguém irá tirar o escritor de sua tarefa.

Os blogueiros que são mais produtivos à noite desenvolvem o raciocínio e resolvem problemas no decorrer do dia. Dessa forma, quando a noite chega, estão prontos para por as ideias no papel, ou no computador – afinal, este é o século XXI. E, não tendo mais atividades e cobranças até o fim do dia, o blogueiro não precisa de pressa alguma à noite. A única coisa que pode desviá-lo do trabalho é a necessidade de dormir.

Seja o leitor do SitePX um blogueiro da manhã ou da noite, é importante lembrar: a hora de escrever deve ser sempre a mesma. Como bem explicitado no texto anterior, a rotina é fundamental para o blogueiro.

Agora, leitor, aproveite a semana para absorver as informações contidas nestes cinco mil caracteres e, também, recapitular os capítulos anteriores da série. Na próxima segunda-feira, esteja preparado para a conclusão da saga “o segredo dos melhores blogueiros do mundo”.

Categoria: Conteúdo
Tags: blog, dicas, segredos dos melhores blogueiros do mundo, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||