O segredo dos melhores blogueiros do mundo, parte 2

Publicado por em 23/03/2015 às 10h03

Semana passada, o SitePX deu início a série de postagens que reúne os principais comportamentos que levam os melhores blogueiros ao sucesso. O primeiro texto foi sobre a importância de utilizar estratégias que visam aumentar a produtividade. Agora, é a vez daqueles que decidiram criar um site e se aventurar na internet aprenderem que fazer um blog não é um trabalho completamente solitário.

Onde os blogueiros buscam ajuda?

até os melhores blogueiros precisam de ajuda

Afirmar que sustentar um blog é uma tarefa coletiva não necessariamente quer dizer que o blogueiro terá alguém sentado ao seu lado, conversando, trocando ideias e, quem sabe, até fazendo uma massagem. Pode até ser que haja quem prefira trabalhar assim, mas mesmo o mais solitário dos blogueiros, nas profundezas de sua caverna com Wi-Fi, trabalha com uma variedade de outras pessoas que são fundamentais para a criação de um conteúdo que possa ser considerado um dos melhores do mundo.

Seja para um blogueiro freelancer ou um empresário que decidiu criar um site, as etapas da criação de conteúdo exigem participação de diferentes profissionais e áreas. Afinal, quais são essas etapas? Definição de tema, pesquisa bibliográfica, escrever, revisar, editar, diagramar, ilustrar, publicar... Dependendo do blog, o processo pode ser completamente diferente, mas, de qualquer forma, são etapas demais para uma só pessoa. E quem são essas figuras?

Diretor de Marketing

Uma boa equipes publica o melhor conteúdoA nomenclatura pode variar, mas é indispensável a figura de um responsável pelo marketing e estratégias do blog. Ainda que esta figura não participe diretamente da produção, é necessário definir com o chefe de marketing – ou de redação – como deve ser a linha editorial do blog, desde a seleção de pautas até o tom e tamanho dos textos.

Designer

Para começar, o design do blog em si é parte vital do sucesso do mesmo. O público da internet é muito apegado aos elementos visuais, dessa forma, desprezar uma boa aparência é um erro gigantesco. Além disso, o designer, assim como o blogueiro, produz conteúdo original, seja uma ilustração para um texto ou infográfico informativo.

Revisor

Engana-se quem acha que o bom escritor não erra. O ser humano não é uma máquina, muito pelo contrário, e é isso que torna os textos tão especiais. No entanto, mesmo o mais atento e metódico blogueiro pode deixar passar algumas falhas de ortografia e construção. Mesmo em uma segunda leitura alguns erros podem persistir. Uma pessoa responsável por revisar com atenção é fundamental para que o texto saia o mais próximo possível da perfeição.

Editor

Em equipes menores, o editor costuma exercer também a função de revisor. Afinal, ele é uma das últimas pessoas a ler o texto antes da publicação. Se a revisão é uma busca pela gramática e construção perfeitas, a edição é feita em cima do conteúdo. Cortes e adições, adequações ao público, inserções de palavras-chaves para o SEO... O editor é responsável por garantir que o texto saia nos padrões da empresa.

Editor web

A equipe faz o sucesso do blog

Este, sim, é o último a ler o texto antes da publicação. O editor web – nomenclatura pode variar – não deve revisar ortografia e nem conteúdo, ele é responsável pela postagem do conteúdo. Com domínio das ferramentas de blog – como o SitePX, por exemplo – o editor web garante que o conteúdo seja publicado em sua melhor forma e fazendo uso de todos os recursos interativos necessários.

Em casos perfeitos, existe uma equipe com todos esses membros para garantir a publicação de conteúdo original. No entanto, por questões financeiras é comum que uma só pessoa cubra mais de uma dessas funções. Ainda assim, é importante lembrar que são trabalhos diferentes e devem receber a atenção devida.

No caso de blogueiros freelancer, deve-se perguntar ao contratante se ele possui uma equipe com esses profissionais. Caso contrário, o blogueiro pode – e deve – incluir o valor dessas funções em seu orçamento!

E esta segunda-feira trouxe a segunda parte da série Segredos dos Melhores Blogueiros do Mundo! Como da última vez, aproveite a semana para absorver o conteúdo e se prepare para a terceira parte que sai na próxima segunda-feira. E, lembre-se, criar um site é apenas o primeiro passo para o sucesso. Acredite no SitePX!

Categoria: Conteúdo
Tags: blog, dicas, segredos dos melhores blogueiros do mundo, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||