Passo a passo para entender o Google Analytics

Publicado em 18/09/2015 às 16h37

analytics

Iniciantes no mundo do marketing digital, que acabaram de aprender como criar um site e estão buscando seu lugar ao sol digital, provavelmente estão buscando uma boa forma de medir o sucesso do site. O Google Analytics é, exatamente, o que eles precisam. No entanto, a ferramenta gratuita do Google pode ser um tanto confusa para usuários de primeira viagem.

Monitorar o desempenho do site é fundamental para qualquer empresa. Seja para analisar o sucesso das estratégias de divulgação ou entender melhor seu público, o levantamento de dados sobre os acessos do site é o que vai permitir o seu crescimento como empreendedor no mundo digital. E o Google Analytics permite que você faça isso de graça, basta paciência -  e boas dicas – para entender como funciona.

Visitas e origens de tráfego

googleExistem, basicamente, três possíveis origens para cada acesso ao seu site: acesso direto (quando a pessoa digita o endereço no navegador), referência (quando o internauta chega ao seu site ao clicar um link externo em outro site ou redes sociais) e motores de busca (quando o acesso vem de uma busca no Google). Com o Google Analytics, você pode identificar quais são as principais origens de tráfego no seu site.

Além de identificar de onde estão vindos os acessos, é possível manter registro de quantas visitas recebeu, além das características comportamentais dos visitantes. Essas características como duração da visita, número de páginas visitadas, novos acessos, retornos e taxa de rejeição são fundamentais para analisar o desempenho de seu conteúdo.

Dados demográficos

Talvez a mais impressionante ferramenta do Google Analytics. Com os dados demográficos é possível conhecer seu público de uma forma impressionante. Para começar, as características mais óbvias como gênero, idade e renda. Por meio das informações pessoais de cada vistante, o Google entende quais perfis visitam seu site com maior frequência. Assim, é possível saber se você está atingindo o público ideal, ou, então, saber com quem você está falando.

No entanto, o Analytics vai além do óbvio. É possível descobrir outras informações interessantes. Você recebe mais visitas de computadores, tablets ou celulares? Qual navegador é mais utilizado para acessar seu site? Qual é o celular utilizado por seus visitantes? Sim! É possível saber o modelo do celular mais utilizado para visitar seu site.

E ainda mais, é possível identificar as áreas de interesse dos visitantes. Esportes? Tecnologia? Sejam quais forem, o Google Analytics te dirá e, dessa forma, será possível fazer o marketing de conteúdo de forma muito mais direta e eficaz para seus potenciais clientes. Especialmente combinando todas essas informações.

O sistema inteligente do Google é capaz, até mesmo, de ditar uma taxa de conversão para o seu site. Com base no número de visitas recebidas e compras concluídas – sim, o Google sabe quantas compras foram concluídas – ele te dará no relatório a porcentagem de conversão para que você possa determinar se precisar trabalhar melhor os Call-to-action.  

Agora que já sabe os princípios e a importância do Google Analytics, o que acha de criar um site e começar a analisar, gratuitamente, o desempenho do seu site. Para mais dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso, é só acompanhar o SitePX!

Tags: analytics, Aprenda como criar um site, como criar um site, google adwords, relatórios do Google Analytics

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||