Por que documentar sua estratégia de marketing digital?

Publicado por em 20/03/2015 às 11h24

mkt digitalComo o marketing digital ainda é uma área recente – comparado ao quase secular marketing tradicional – é compreensível que nem todas as regras sejam completamente estabelecidas. Por isso é comum encontrar marqueteiros do mundo digital que divergem quanto à forma de se comportar estrategicamente. Alguns utilizam estratégias definidas verbalmente, alguns as documentam e alguns a ignoram. O texto de hoje do SitePX é uma defesa do segundo - e repúdio a terceiro - comportamento listado.

Engana-se quem acredita que criar um site é tudo o que se precisa para prosperar na internet. De fato, é criando um site que se dá o primeiro passo, no entanto, o comportamento estratégico é fundamental. Dados levantados pelo Content Marketing Institute (CMI) mostram que muitos marqueteiros ainda insistem em basear o trabalho em estratégias não documentadas, ou nem utilizá-las. No entanto, os números comprovam que aqueles que optaram pelo registro documental conseguiram algumas vantagens.

Retorno difícil de medir

mktPossivelmente a principal dificuldade enfrentada pelos aventureiros do marketing digital é medir a efetividade dos esforços e campanhas. Segundo a pesquisa do CMI, 33% dos atuantes da área consideram um esforço razoável mensurar o retorno sobre investimento do marketing digital. 21% e 10% consideram muito difícil ou simplesmente impossível, respectivamente. Os números, de fato, pesam a balança para o lado da dificuldade, já que apenas 16% e 5% consideram relativamente fácil e completamente viável, também respectivamente.

É certo, no entanto, que essa dificuldade é inflada pela falta de organização estratégica das empresas. Aqueles que teimam em não usar estratégia alguma atingiram apenas 5% de sucesso na tentativa de mensurar o retorno. A subida para aqueles que possuem estratégia verbal é considerável, 26%. Mas, é claro, o topo da tabela é dos marqueteiros que documentam a estratégia, com 35% de sucesso na hora de medir o retorno.

É certo, no entanto, que mesmo a maior dessas porcentagens ainda é muito baixa. Mas há de se lembrar, também, que a maioria dos profissionais começou recentemente a documentação de estratégias. Dessa forma, é possível que, conforme ganhem experiência, descubram formas eficazes de acompanhar o sucesso financeiro dos trabalhos.

Vantagens da estratégia

mkt digitalPara começar, quanto mais organizada a estratégia, maior a confiança do marqueteiro no trabalho que faz. Aqueles que não utilizam nenhum tipo de estratégia (sério, porquê?) afirmam em apenas 7% dos casos acreditar que a organização é importante para o marketing digital. Os que possuem estratégias não documentadas afirmam em 32% dos casos. Já aqueles que documentam compreendem em 60% dos casos a importância da organização.

Claro que os mais organizados são os que mais acreditam na importância da existência de uma equipe de marketing. 15% dos sem-estratégia possuem uma equipe de marketing (provavelmente o sobrinho e o filho do vizinho são os membros). Os estratégicos possuem uma equipe em 40% dos casos, número que sobe para 69% quando a estratégia é documentada.

Mas nem sempre os organizados encabeçam a lista! Apenas 38% dos que documentam afirmam ter dificuldade de medir o sucesso da campanha. O número sobre 51% quando a estratégia não é documentada e 67% quando ela nem existe. Afinal, quem não possui estratégia não acredita do próprio trabalho. 70% dos marqueteiros de improviso afirmam ter dificuldade de produzir conteúdo relevante. Para os estratégicos, o número cai para 57% e para os que são estratégicos e organizados, para 45%.

Resumindo: ter estratégia é bom, documentá-la é ainda melhor. Os principais motivos para tal diferença é que os estratégicos são capazes de enxergar melhor o desempenho das campanhas e, dessa forma, confiam mais no trabalho prestado. É sabido que escolhe criar um site no SitePX está mirando o sucesso, por isso esse espaço existe. Para compartilhar as melhores dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso!

Categoria: Conteúdo
Tags: campanha, dicas, estratégia, marketing, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||