Por que o marketing é o vencedor de todos os Oscars?

Publicado por em 19/02/2015 às 11h25

estatueta do Oscar

Enquanto os prêmios de efeitos visuais, maquiagem e melhor filme são distribuídos pelos filmes que entraram na corrida da Academia, o marketing é o grande vencedor do Oscar todos os anos. Para ter uma ideia, a edição do ano passado – cuja transmissão brasileira concorreu com o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro – foi assistida ao vivo por 43 milhões de americanos. A última vez que um evento não esportivo teve uma audiência televisiva deste tamanho foi em 2004, quando a aclamada série Friends teve seu último episódio exibido para 52 milhões de televisões.

É claro que dez anos atrás a televisão tinha uma força que hoje foi drasticamente diminuída pela chegada da internet na casa dos cidadãos americanos – e de todo o mundo. A internet, no entanto, é espetacularmente movimentada pela premiação mestre do cinema mundial. E é exatamente sobre este fenômeno que o texto de hoje do Blog do SitePX irá falar. Como criar um blog ou como criar um site é muito importante na hora de montar a estratégia de marketing para sua empresa ou marca. Continue lendo para saber como o marketing é o vencedor do Oscar todos os anos e o que o aprender com isso para aplicar na hora de criar um site.

O sucesso em números

O bom marketing leva o prêmio!Utilizando seu próprio banco de dados como fonte, o Google fez um acompanhamento do comportamento online dos internautas às vésperas da premiação e até o fim do ano de 2014. E, de acordo com os números,  a febre do Oscar começa cedo. A busca pelo termo “Oscar pools” – equivalente a “Bolão do Oscar” – teve um aumento de 28% com a proximidade do evento, especialmente entre os cosmopolitas americanos. 

O aumento também foi considerável em relação às buscas por “Oscar party”, a festa do Oscar. Mas um dado realmente interessante é o aumento drástico nas visualizações de trailers no Youtube após a divulgação da lista de indicados. Muitos filmes utilizam prêmios e indicações como marketing para vender ingressos e dvd’s  (ou blu-rays, fitas e qualquer outra mídia de preferência).

Muitos filmes são relançados no cinema, como O artista e 12 anos de escravidão, após vencerem alguma categoria do prêmio. Na próxima vez que for a uma livraria ou loja de departamentos, tente contar quantos filmes possuem um selo na capa anunciando a vitória ou indicação a algum prêmio. Ou mesmo quantos livros foram traduzidos e lançados no Brasil unicamente por ter um filme inspirado na obra disputando o Oscar.

E o Oscar de melhor meme vai para...

Brincadeiras a parte, não é criando um site que o marketing se mostra o verdadeiro vencedor do Oscar, é nas redes sociais. Memes e brincadeiras que surgiram durante a premiação continuaram como tendência até o final do ano. O Leonardo DiCaprio que o diga! Segundo o Google, os internautas visualizaram milhares de horas de vídeos satirizando a não-vitória do ator. Os números mostram que na segunda-feira após o evento, o número de buscas no Youtube pelos Oscars cresceu 25 vezes e, conforme o fim do ano chegava, as buscas cresciam novamente.

E a selfie? Sim, a expressão já era utilizada antes de a Ellen Degeneres reunir um único autorretrato figuras com Brad Pitt, Angelina Jolie, Jennifer Lawrence e Bradley Cooper. Mas foi essa foto – tirada sem o auxilio de um pau-de-selfie – que travou o twitter e garantiu que selfie fosse escolhida como a palavra do ano de 2014, pelo dicionário Oxford.

A famosa selfie do Oscar

E como tirar proveito disso?

Primeiramente, veja o poder do anúncio. Marcas que patrocinaram o evento tiveram aumentos fenomenais nas buscas e engajamento online. Construir um site específico para um anúncio de um evento desse porte pode ser uma ótima ideia. É claro que não é tão fácil patrocinar a premiação da Academia. Em compensação, isso mostra o poder imediato de um evento, ainda que menor. O timing é perfeito, pois o êxtase do acontecimento deixa o público mais suscetível ao marketing e à propaganda.

E é nesse êxtase que a estratégia de marketing deve se basear quando um evento de grandes proporções estiver acontecendo, como fazer um blog que tenha informações atualizadas instantaneamente . Escolher uma hashtag para sua marca e incentivar o compartilhamento nas redes sociais a partir de dispositivos móveis. É uma boa hora, também, para divulgar novos produtos e serviços. A Pepsi, por exemplo, divulgou uma latinha de novo tamanho durante a sequência da premiação.

Então, simples assim, quem mais ganha com o Oscar é o marqueteiro que sabe tirar proveito dos grandes eventos. Após criar um site e começar seu trabalho de marketing, utilize estratégias baseadas no Oscar para potencializar o sucesso da campanha.

Só para lembrar que o Oscar 2015 acontece agora no próximo domingo dia 23. Para mais dicas de empreendedorismo e como criar um site de sucesso ou como fazer um blog, continue acompanhando as novidades do Blog do SitePX.

Categoria: Conteúdo
Tags: Cultura, dicas, notícias e dicas, Oscar, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||