Por que sua empresa precisa de um blog corporativo?

Publicado por em 16/01/2015 às 10h40

Blog corporativo: empresa e cliente conversamQuando se fala que criar um site é fundamental para qualquer empresa que tenha o objetivo de crescer no mercado atual, às vezes fica esquecida a possibilidade de criar um blog e colher todos os frutos que esse veículo pode prover. “Mas que frutos?”, talvez você esteja se perguntando agora. Pois com esse post você vai entender o que é um blog corporativo e porque sua empresa precisa de um.

Comecemos, então, pelas explicações. Um blog corporativo é uma área reservada para a divulgação de textos periódicos nos quais a empresa se comunica com o público externo. Um exemplo é este exato blog que você está lendo agora. Aqui são postados textos diários com dicas e novidades que o SitePX considera importante compartilhar com você, caro leitor. O que não quer dizer, é claro, que todos os blogs precisam ser como o nosso. O importante é que a área tenha a cara da sua empresa. Agora que você já sabe do que se trata, vamos ao mais importante:

E o que há de tão importante no blog corporativo?

Depois de criar um site, chame um blogueiroÉ difícil escolher a qualidade mais importante de um blog corporativo para responder a essa pergunta, mas vamos falar antes sobre a que interessa mais gente: o SEO. O mecanismo de busca de sites como o Google dá prioridade a sites que possuem um número maior de páginas anexadas. Ou seja, cada postagem feita contribui para aumentar a relevância do site para os buscadores. E com os posts periódicos também é possível trabalhar palavras-chaves, outro importante fator para o SEO (leia este post para mais informações sobre palavras-chave!).

O segundo ponto complementa o primeiro: o investimento é barato e permanente. Criar um blog não representa um grande custo, muitas plataformas são, inclusive, de graça. Aqui mesmo com o SitePX, se você já tem um site, nada te impede de fazer um blog sem nenhum custo adicional. Ou seja, você estará realizando um importante trabalho de divulgação gastando quase nada além do tempo de escrever e divulgar as postagens. E, para melhorar, os posts duram enquanto o blog existir. Diferente das campanhas publicitárias que acabam no momento em que acaba o dinheiro, cada postagem continuará rendendo cliques eternamente.

Além disso, criando um blog, cria-se também uma área de contato entra a empresa e o público. Utilizando deste espaço para dicas ou qualquer outro tipo de informação necessária para clientes (já conquistados ou em potencial), a empresa se estabelece como algo que vai além da prestação de serviços ou venda de produtos. Torna-se uma referência de mercado e de atenção ao público. Com pelo menos um post semanal, o blog já irá começar a construir uma reputação positiva que nem a melhor das campanhas publicitárias pode conseguir.

E o blog serve ainda como uma ferramenta para conhecer seu público. É um espaço praticamente gratuito para por em teste estratégias de marketing. Medindo o alcance e sucesso de cada postagem é possível entender que assuntos atraem mais leitores, quais possuem menor rejeição, quais convertem em vendas e, assim, traçar o perfil do público-alvo de sua empresa.

E agora, está convencido de que está na hora de criar um blog corporativo para sua empresa? É muito simples! Basta criar com o SitePX e utilizar todas as ferramentas simples e intuitivas que oferecemos. Quanto ao conteúdo, lembre-se de conferir o Relatório SEO do SitePX para ter certeza que sua postagem estará bem posicionada no Google!

Um bom blog para vocês, e até o próximo post!

Categoria: Conteúdo
Tags: blog, como criar um blog, como criar um site, conteúdo, seo, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||