Qual é o público das principais redes sociais?

Publicado por em 06/03/2015 às 10h19

principais redes sociais

É chover no molhado dizer que as redes sociais são fundamentais para divulgar um empreendimento após criar um site. Entretanto, movimentar diariamente diferentes redes sociais pode ser muito trabalhoso, especialmente para empresas que trabalham com equipes pequenas. Assim, é interessante saber quais são as redes que contemplam melhor o público-alvo da empresa.  O site americano Britton de marketing e design fez um levantamento de dados demográficos sobres os usuários das principais redes sociais.

Mesmo contemplando um público americano, os dados são de extrema relevância para empreendedores e marqueteiros de todo mundo. Afinal, graças à globalização ainda mais evidente na internet, o público das redes sociais é muito parecido no mundo todo. Neste espaço, os dados serão listados na ordem da rede mais popular para a mais segmentada. Engana-se, porém, quem acha que o alcance geral é o mais importante. Falar para um público menor que se identifica com a sua fala é mais eficaz do que tentar se comunicar com uma grande massa de pessoas menos interessadas.

Facebook

facebookA rede gigante da internet fideliza 71% dos internautas americanos. As mulheres são as que mais se interessam pela rede, 76% delas usam, contra 66% dos homens. Quanto à renda, o público é bem distrubuído. Tanto a classe média mais alta quanto a mais baixa atingem a marca de 76% de dedicação, seguido da classe mais abastada com 69% e a mais baixa com 68%.

No que diz respeito à localização geográfica, 75% dos moradores da área urbana utilizam o Facebook, enquanto a zona rural está presente com 71%. Logo atrás, vêm os subúrbios de classe alta com 69%.

Jovens e adultos entre 30 e 49 anos são os principais usuários da rede. 84% dos internautas entre 18 e 29 anos de idade utilizam o Facebook e a outra faixa etária passa perto com 79%. Porém, o público mais velho ainda não aderiu de vez. Na faixa entre 50 e 64 a proporção cai para 60% e acima dos 65 anos para apenas 5%.

Linkedin

LinkedinO segundo lugar já apresenta uma grande queda na fatia de internautas americanos, 22% usa a rede. A preferência, dessa vez, é dos homens. 24% dos homens utilizam a rede, contra 19% das internautas. E neste caso, o público jovem é mais rarefeito. As principais fatias ficam para os grupos entre 30 e 49 anos (27%) e de 50 a 64 (24%). E o LinkedIn é a rede social favorita dos usuários acima de 65 anos! 13% dos usuários sênior utilizam a rede, a maior porcentagem para a faixa etária.

O LinkedIn se mostra uma rede elitizada. É procurada principalmente por usuários de maior poder aquisitivo, 38% e, de preferência, com pelo menos uma pós-graduação, 38%. No que diz respeito a gêneros, a rede é bem equilibrada. 24% dos internautas homens usam, as mulheres estão presentes em 19% dos cadastros.

Twitter

TwitterUma disparidade entre o público americano e brasileiro surge quando se fala em twitter. Lá fora, o microblog conta com 18% do total de usuários da internet, atrás dos 21% do LinkedIn e do Pinterest. No Brasil, o Twitter só fica atrás do Facebook e do Google . Mas o perfil do usuário ainda é parecido.

A principal característica do Twitter é ser voltado para o público jovem, 31% dos internautas até 29 anos utilizam a rede. Em termos de classe social, gênero e escolaridade os números são bem equilibrados.


Instagram

instagramA rede voltada para fotografias atrai 17% dos internautas americanos, não ficando muito atrás do Twitter e Linkedin. É, também, uma rede bem equilibrada em termos demográficos, mas com algumas características de destaque. Para começar, o Instagram atrai mais mulheres (20%) do que homens (15%).

O interesse pela rede diminui com a idade. O público jovem (até 29 anos) atinge uma marca de 37% dos internautas, a fração diminui para 18% na faixa até 49 anos e é quase nula para usuários mais velhos. Lembre-se, no entanto, que o Instagram é voltado para empresas que possuam material de imagem.

Tumblr

tumblrA porcentagem baixa de usuários do Tumblr talvez espante marqueteiros e administradores, apenas 8% dos internautas utilizam a rede. No entanto, não se pode ignorar a fidelidade dos internautas jovens (13%) e de classes média e alta (6% e 8%). Se sua empresa não é voltada para esse público, no entanto, o Tumblr é não é a melhor alternativa.

Com essas, o infográfico já cobre as principais redes sociais utilizadas no mundo. Há ainda o Pinterest, mas esta rede não atrai tantos usuários brasileiros. É interessante notar que o Britton não fez a análise do Google , mesmo ele tendo números totais semelhantes aos do Facebook. O motivo disto deve ser a falta de engajamento na rede, já que muitos usuários são forçados a ela quando criam um e-mail do Google.

Agora você já sabe em quais redes sociais investir seu tempo e dinheiro! A única rede que talvez seja obrigatória é o Facebook pois, de fato, todos os públicos estão lá. Todavia, não há porque investir esforços no Linkedin, por exemplo, se a empresa lida com o público jovem do Tumblr. Confira mais dicas sobre redes sociais e como criar um site do sucesso seguindo o blog do SitePX!

Categoria: Conteúdo
Tags: facebook, internet, perfil na internet, redes sociais, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||