Qual é o segredo dos melhores blogueiros do mundo?

Publicado por em 16/03/2015 às 09h52

Hoje o Blog do SitePX dá início a uma série de textos que serão publicados toda as segundas-feiras. Cada um desses posts trará um dos segredos utilizados pelos melhores blogueiros do mundo. Esses segredos, por sinal, são o que os colocam no topo da lista. Ao final da última postagem da série, o leitor do SitePX já estará apto a desenvolver os textos que vão levar seu blog ao sucesso! Lembre-se: criar um site é só o começo.

Os melhores blogueiros pensam em produtividade

Produtividade: como fazer mais em menos tempo

Dito sem maiores explicações, citar produtividade como um segredo pode parecer redundante, talvez até desnecessário. Mas será que o leitor saberia dizer como garantir essa produtividade? Especialmente após ter dedicado tanto tempo e forças exercitando a função de criador de sites. Grandes blogueiros conhecem as melhores estratégias para produzir mais e melhor dentro do tempo que lhes é dado, por menor que seja.

Afaste-se do mito de que escrever é uma aptidão puramente natural, talento e produtividade podem, sim, ser adquiridos com insistência e estratégia. Para sustentar um blog – ou mais de um, como fazem vários blogueiros – o mais fundamental truque para aumentar a produtividade é a organização e o pensamento adiante, como o leitor verá na lista a seguir:

Livre-se de bloqueios

blogueiros sabem lidar com bloqueiosEscritores, de forma geral, apresentam o hábito de culpar o tal bloqueio criativo quando se encontram em uma situação de dificuldade de escrever. E os bloqueios realmente existem, mas podem ser previstos e evitados com autoconhecimento. Normalmente, fatores psicológicos relacionados a vida pessoal do autor são motivo dos bloqueios, que são sintomas de um problema externo.

Para livrar-se do bloqueio, então, o blogueiro precisa evitar o causador de tal sintoma. Incômodos da vida pessoal – como relações complicadas, frustrações políticas e a situação do seu time de futebol – devem sair de sua cabeça na hora de escrever.

Há, também, a possibilidade de que a dificuldade seja fruto da vida profissional. Não enxergar um retorno em curto prazo pode gerar a falsa visão de que o trabalho está sendo em vão, quando, na verdade, o que se precisa é mirar o sucesso a longo prazo.

Planeje um adiantamento

O processo criativo pode tomar bastante tempo do escritor. Definir um tema, fazer a pesquisa, colocar no papel, revisar, editar, preparar para a postagem... São vários os passos necessários até a publicação. Dessa forma, repetir essas etapas todos os dias pode consumir mais tempo do que o necessário. Mas e se o redator não precisar passar por todo esse processo diariamente?

Nem todo blog necessita de postagens completamente factuais, que não seriam possível fazer de adianto. Se o blogueiro dedicar um dia para fazer mais de um post – vários, de preferência – poderá deixar como tarefas diárias apenas as etapas finais de publicação. Se for o caso de múltiplos blogs, dedicar o dia a apenas um deles trará um maior aproveitamento do tempo e evitará a quebra do raciocínio.

Tenha pensamento estratégico

uma calendário editorial pode aumentar a produtividadeQuão prático seria o trabalho do blogueiro se ele já recebesse de antemão o tema do dia e, de quebra, um bom material de pesquisa? Pois, então, isso pode ser uma realidade. E não é necessária a figura de um pauteiro ou editor para tanto. O próprio redator pode se pautar com antecedência e deixar salvo para um dia pré-determinado, no qual tudo o que precisará fazer é acessar o material salvo e escrever.

Essa é a base de um calendário editorial (que ainda será mais discutido nos textos por vir!). Definindo com antecedência os assuntos das postagens e guardando material de pesquisa, o blogueiro elimina do trabalho de definição do tema e pesquisa bibliográfica no dia em questão.

Pense em um blog de postagens diárias, por exemplo. Se o autor dedicar a segunda-feira para decidir quais serão os assuntos publicados até sexta-feira, ganhará pelo menos uma hora por dia para dedicar à escrita em si.

Aplique as dicas, é claro

A dica final do primeiro post sobre os segredos do melhores blogueiros do mundo é saiba aplicar o conteúdo adquirido em textos lidos. A leitura – por mais importante que seja – não serve sozinha como sustentação do aprendizado. É necessário exercitar os novos conhecimentos adquiridos.

Por isso, ao fim deste texto, o leitor ganhará muito se começar logo a identificar os fatores que podem desencadear bloqueios criativos, adiantar os textos do blog e começar a definir um calendário com as próximas publicações.

Uma semana é um bom intervalo para começar a desenvolver maneiras de aumentar a produtividade. Na próxima semana, ainda bem, já haverá um novo texto com uma nova dica dos melhores blogueiros do mundo. Basta, apenas, continuar acompanhando o Blog do SitePX.

 

 

Categoria: Conteúdo
Tags: administrar o blog, criar um site, dicas, segredos dos melhores blogueiros do mundo, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||