Recursos

Criar um site sobre você

Publicado em 15/10/2013 às 00h50

Em que momento você deve criar um site sobre você? Teoricamente, a qualquer momento. Se você tem pouco a dizer, será pelo menos um cartão de visita na internet. No entanto, você deve criar um site sobre você quando já tem um propósito claro, e quando já formou uma área de competência.

Um jovem que terminou um curso de violão e quer dar aulas particulares de música ou de violão poderá criar um site e divulgar sua competência – cursos formais, aperfeiçoamentos – e também comunicar suas habilidades e realizações como por exemplo apresentações das quais participou, prêmios que ganhou, músicas que compôs. Caso tenha trabalhado em alguma instituição de música também poderá citar pois é  parte de seu curriculum vitae.

Não somente iniciantes tem ganhos ao construir um site. Um profissional já formado e com boa experiência, tem no site o instrumento perfeito para divulgar seu trabalho e expertise. Uma boa foto em situação de trabalho e uma foto mais informal - porém nem tanto – mostram seu mundo, sua referência social. Lembre-se: um sorriso será sempre mais cativante do que uma feição muito séria. Mas, preste atenção, não é um riso – é mais uma aparência simpática que cria empatia com quem lê.

O que escrever no seu site profissional

- O conjunto de experiências em empresas a partir de um ângulo de competências formadas. Não se  preocupe em datas e cargos pois o texto síntese dirá tudo. Esse texto é o resumo do que você diria em uma entrevista de emprego. Se você caminhou, ao longo de sete anos, de auxiliar administrativo a encarregado administrativo, assumindo inclusive parte das responsabilidades de seu superior, será isso que você deverá escrever. Se teve experiência tanto em empresa brasileira de porte pequeno e médio como em multinacionais, também é assim que descreverá a sua carreira ao longo destes sete anos. Não misture experiências com listagem de empresas, período de trabalho, pois estes são dados de curriculum vitae e não de um site.

- A sua formação profissional deverá indicar o curso superior concluído, ou o último curso formal concluído, e esclarecer se você teve uma vida acadêmica ativa, se fez vários cursos de curta duração e com que ênfase, enfim, mostrar quanto ativo você se manteve ativo na gestão de seus conhecimentos. De novo, pouco importa, para o site, o nome da escola mas importa muito se você ganhou prêmios, se teve menção honrosa em trabalhos escolares ou em apresentações públicas.

Vale postar o curriculum vitae?

Até vale. Só que não. Em outras palavras: o site não é o local para você publicar seu curriculum vitae. Melhor é estimular no sentido de que, vendo o site, a pessoa entre em contato. Ah! esta sua página de contato deve ser uma página especifica e bem detalhada incluindo nome, celular, e-mail, skype etc.. Ali, eles vão pedir seu curriculum vitae, o que lhe dará oportunidade de saber de que empresa se trata e melhor preparar o seu curriculum para servir aos propósitos específicos da empresa e do cargo.

Categoria: Conteúdo, Recursos
Compartilhar

Como criar um site de artigos

Publicado em 12/10/2013 às 12h14

O criador de sites do SitePx oferece várias possibilidades de criação de páginas. Uma delas é uma página normal onde você pode inserir arquivos.

Insira uma página e nela escolha Arquivo, para inserir vários arquivos. No exemplo, abaixo, foram inseridas letras de músicas mas poderiam ser arquivos variados, com um artigo em cada arquivo. Ao final, você teria os nomes listados em uma página, para que a pessoa clicasse onde quisesse ler.

Arquivos inseridos - esta é a forma pela qual o leitor irá ver os títulos dos arquivos, na ordem que você desejar.

Estratégias de montagem de um site de artigos

Você pode não querer apenas inserir arquivos com os artigos mas, sim, estruturar um site todo de artigos.

Neste caso, terá que segmentar os temas e criar sessões para cada tema.

Imaginemos que sejam artigos na área de administração. Você poderá ter uma sessão para Recursos Humanos, outra para Gerenciamento, uma para Gestão Comercial, e mais uma para Gestão Industrial e assim por diante. Em cada sessão estarão os artigos relacionados àquele tema.

Lembre-se de que os artigos são normalmente organizados em ordem alfabética de seu título. No entanto, a organização por temas e, depois, por tópicos é importante. Colocar o nome do tópico antes do título é um dos caminhos. Além disso, capriche nas tags pois a pessoa pode procurar por elas.

Categoria: Conteúdo, Recursos
Compartilhar

Como é que se faz um slide para apresentações?

Publicado em 11/10/2013 às 12h45

Existe um programa que nos ajuda a construir slides – é o PowerPoint. Nele você abre uma base para o slide e ali pode colocar textos, imagens e até som. Na medida em que você procura aprofundar seu aprendizado com o PowerPoint, você vai aprender a inserir vários recursos e criar até movimento, fazendo as letras de um título entrarem aos poucos, ou uma imagem aparecer a partir de vários pontos da área do slide.

No entanto, neste momento, é importante destacar os dois principais cuidados quando você quiser criar slides para suas apresentações.

Tamanho das letras

Este é um ponto essencial em apresentações. Às vezes, o apresentador tem no slide um recurso para poder se lembrar do que tem que dizer em sua palestra. Quanto mais inseguro de se lembrar de tudo a ser dito, mais ele coloca no slide as principais idéias e seus detalhes. Com isso, cria um slide poluído, de letra pequena, para poder compreender tudo que deseja inserir, e que não assegura leitura adequada.

As letras em um slide devem ser em tamanho que garanta boa visibilidade, mesmo a quem estiver lá atrás no auditório. Lembre-se: é para as pessoas que o slide foi feito e não para você.

Imagens

A leitura continua de textos cansa e acaba criando distração. Sempre inclua uma imagem para dar mais vida à sua idéia.

Você pode inserir imagens sempre na mesma disposição como, por exemplo, logo à esquerda, no início – ao lado do título ou do texto. Ou você pode variar a inserção de imagens para sempre criar uma expectativa, no entanto, preste atenção para não inovar demais e criar confusão mental. Apresentar os slides para alguém, antes de usá-lo na apresentação, permite corrigir estes excessos.

Finalmente, escolha imagens que sejam instigantes, curiosas, desafiadoras, belas, em outras palavras: que lidem com o emocional do ouvinte. O impacto das imagens é enorme e se você as escolher bem será sempre um impacto positivo.

No SitePx, você pode criar um site e inserir, nas páginas, ou nos posts, os slides que tenha criado para suas apresentações, como um arquivo. 

Categoria: Conteúdo, Imagens, Recursos
Compartilhar

Como criar uma loja virtual

Publicado em 11/10/2013 às 00h46

Criar uma loja virtual, desde que você tenha clareza sobre os produtos que irá divulgar e vender, é muito fácil. O criador de sites do SitePx faz isso automaticamente. Você terá no administrativo do site as ferramentas para, entre outras providências:

  • Inserir produtos
  • Inserir imagens
  • Descrever os produtos
  • Inserir os preços
  • Inserir quantidade em estoque

Além de ser possível usar estas ferramentas de forma quase intuitiva, você também conta com um sistema de pagamento já organizado, com cartões de crédito, boleto ou outros sistemas como o PagSeguro. Estes últimos lhe darão a chance de começar rapidamente sua loja pois às vezes os cartões de crédito demoram um pouco para liberarem as operações.

Os relatórios internos de seu administrativo, no criador de sites do SitePx, lhe permitirão ver como as pessoas estão acessando as páginas de sua loja virtual, para poder aprimorar ainda mais as tags e a descrição de produtos. O Google Analytics é uma ferramenta que dará acesso ao que o Google está registrando sobre os acessos ao seu site – isto é essencial porque o Google é, hoje, o caminho mais eficaz para acesso aos sites e para divulgação de lojas virtuais.

Experiência de site: Kikalil Modas, feito em SitePx.

Categoria: Loja Virtual, Recursos
Compartilhar

Criar site online com beleza

Publicado em 08/10/2013 às 23h45

O rosto de uma pessoa tem um ponto que atrai a atenção – pode ser a boca, os olhos, o nariz. Da mesma forma, em seu site, as imagens da home tem esta força para atrair o leitor e fazê-lo navegar.

Passado este momento de impacto pelas imagens do cabeçalho de seu site, as pessoas serão atraídos por outros três pontos:

- letras do menu

- cores do conjunto

- pequenos títulos

A beleza de um site está essencialmente nestes quatro aspectos. Criar um site online com beleza tem a ver com saber fazer as escolhas certas nestes quatro campos.

Procure simplicidade no conjunto.

Duas cores básicas e uma terceira, em menor área, pode ser um caminho interessante na escolha de cores. Sobre as letras, procure letras limpas, que ofereçam clareza e em tamanhos adequados para rápida leitura. Os pequenos títulos, nos destaques por exemplo, atraem muito e são ajudados enormemente por pequenas imagens, ao lado.

Experiência de site: Kate Acessórios, feito em SitePx

Categoria: Conteúdo, Imagens, Recursos
Compartilhar

Criar um site que aparece no google

Publicado em 07/10/2013 às 23h17

Ao criar um site, o Google não o encontrará por mágica. É preciso criar uma trilha até ele. 

A primeira e mais importante trilha que aparece no google são os links que estão dentro do seu site ou os links de outros sites para o seu.

O SitePx é um criador de sites que já cria automaticamente um link para toda página que você abrir. estamos falando do link relativo ao título da página.

Veja no exemplo abaixo como é o link deste post, gerado automaticamente, quando se colocou o título do post no administrativo do site.

Isso funcionará para atrair o Google. Na medida em que você criar mais páginas, e mesmo fazer um blog e gerar posts em seu site, mais links internos deste tipo estará criando, aumentando as chances de seu site ser encontrado.

Outra forma de estabelecer este rastro é citar outros sites ou blogs, colocando os links para eles. Se eles o citarem também, melhor ainda. Será um rastro duplo.

Finalmente, quando você cria uma página, no administrativo do SitePx você terá as formas de divulgar os links automáticos nas redes sociais, clicando apenas um botão. O link já sai direto na rede social e você terá apenas que acrescentar alguma pequena frase para chamar a atenção. Estará assim criando o fluxo de links para as redes sociais. Mais chance de aparecer no Google.

Categoria: Conteúdo, Divulgação, Recursos, Redes Sociais
Compartilhar

Criar um blog

Publicado em 06/10/2013 às 22h59

Assim como na sua empresa existe aquela área de descanso, com café e água, onde o pessoal se encontra para jogar papo fora e relaxar, assim é a área que você define, ao fazer um blog, que esteja integrado ao seu site.

Ao criar um site, o blog é o espaço onde você praticamente conversa com o cliente. É ali que você torna tudo mais informal e familiar. Você pode, por exemplo, discutir sobre um uso diferenciado de seu produto por um cliente. Ou dizer que as cores que mais estão sendo procuradas, nas cidades do nordeste, são azul e amarelo. E mesmo criar as condições para que as pessoas fiquem ligadas a uma promoção relâmpago que durará um dia e será feita na próxima semana.

Pelo fato do blog trazer notícias e dicas, ele tem regularidade de publicação maior do que o site onde os textos, informativos, são mais fixos. Por isso, o seu site aparecerá mais nas ferramentas de busca. A freqüência de textos o ajudará nesta direção. E o Google entenderá melhor sua empresa.

 

Categoria: Conteúdo, Recursos
Compartilhar

Criar um site bonito

Publicado em 04/10/2013 às 21h35

A idéia de criar um site bonito vem, em primeiro lugar, das imagens utilizadas e das cores selecionadas. É aí que surge o grande momento, a grande onda de seu site.

Quando criar um site na plataforma do SitePx, você irá escolher um modelo pré-existente. Ele será a sua base de trabalho. Pense no conceito de seu site e comece a trabalhar sobre o modelo existente. Se estamos falando de um negócio de surfwear, com estampas bem fortes, o site terá que passar o mesmo impacto na forma de sua organização e na família de letras escolhida. As cores do site não poderão conflitar mas, sim, servir de fundo para as camisetas e suas formas.

Este conceito tem que estar minimamente claro em sua mente, antes de começar. Se o modelo escolhido tem linhas de moldura grossas, será que não deveria afiná-las? Se o fundo é cinza, será que o branco não daria mais destaque às camisetas com estampas grandes? Para se sentir mais confiante nas decisões, assista os vídeos do Curso de Criar Sites do SitePx. Busque o tópico em que está querendo se aperfeiçoar e assista.

Com o criador de sites do SitePx, você pode, entre outras coisas:

  • afinar ou engrossar as linhas da moldura ou internas, assim como colori-las de forma diversa do modelo;
  • criar uma logomarca para o site e inseri-la direto na home para dar imediato impacto ao seu leitor;
  • inserir um fundo que pode ser de uma só cor ou matizado com outros tons e mesmo com imagens, combinando ou destacando ainda mais os produtos;
  • criar destaques na home, com pequenas imagens coloridas, para gerar campos de atração para o seu leitor;
  • ir além de colocar seu nome, email, telefone na faixa inferior do site para ali jogar alguma cor diferente ou imagem que dê expressividade a esta área, geralmente considerada de menor impacto.
  • a área do menu, onde constam os nomes das várias seções, poderá ter letras grossas ou finas, coloridas de maneira a contrastar ou se destacar do fundo escolhido para a tela.

Como vê, muitas são as decisões a tomar. Elas serão tomadas com facilidade se o conceito visual do seu site estiver claro em sua mente. Você está atrás de um site retro, ou de um site moderno e limpo? Está buscando uma coisa mais “vintage” como se diz hoje em dia ou algo mais contemporâneo? Esta busca definirá as pequenas decisões de design. Implemente-as com tranqüilidade pois no SitePx você sempre poderá voltar atrás e testar uma outra linha estética.

Experiência de site: Guitarras Heavens, feito no SitePx

Categoria: Imagens, Recursos, Tutoriais
Compartilhar

Criar um site que aproxime o cliente da venda

Publicado em 02/10/2013 às 01h38

Em uma loja física, você pode instalar estantes e displays que quase coloquem o produto na mão do cliente, além de ter vendedores que ao menor aceno de cabeça, já estão lá explicando tudo.

Na loja virtual, os canais de aproximação do cliente em relação aos produtos e à venda são outros. Ao criar um site, você terá que pensar nestes canais para promover uma proximidade que é ainda mais necessária, porque fisicamente o cliente está distante de você.

Um espaço essencial desta aproximação é a página de contato, que você poderá chamar de Fale Conosco, ou outro nome, e que – ao ser aberta – precisará comunicar claramente sua intenção de atendimento e aproximação da pessoa em relação à venda. Ali o comprador deverá encontrar portas abertas e canais claros de contato.

Observe que há nomes, e-mails, telefones, enfim, o site está com as portas abertas para cada um dos temas a serem tratados. A opção do e-mail assegura melhor documentação do processo, o que na legislação atual sobre lojas virtuais, é um ponto essencial.

A criação de fan page no Facebook é outro processo de aproximação do cliente em relação à venda. Ali podem ser destacados ângulos de um novo produto, podem ser dados esclarecimentos sobre uma mudança de procedimento, enfim, é mais um canal de entrega que se soma aos demais. Além de deixar o cliente mais seguro e tranqüilo, se você mostrar que realmente responde os emails e dá retorno, criará aos poucos uma excelente base de clientes fiéis e freqüentes.

Finalmente, fazer um blog e colocá-lo integrado ao site é mais um caminho de aproximação com o cliente.

Experiência de site: Espaço Gestar feito com SitePx.

Categoria: Conteúdo, Loja Virtual, Recursos
Compartilhar

Ao criar um site pense no seu cliente

Publicado em 01/10/2013 às 23h46

Outro dia, um professor nos enviou um e-mail sobre como fazer um site de seus cursos de vendas. Eram cursos para supervisores de vendas muito conhecidos no mercado. O normal, em uma situação destas, é pensar sobre como organizar os cursos, se deve separar as palestras dos cursos de maior duração, como descrever a competência do expositor e quantos cursos já ministrou e assim por diante. Será que é isso o que o cliente deseja ver em um site?

A organização de cursos por tipos – palestras, cursos de 30 horas, etc. – é um dado importante mas o planejamento de um site deste tipo implica em analisar o cliente. Ele procura informação para resolver seus problemas e que inclui, entre outros:

  • informações técnicas sobre o processo de venda
  • informações gerenciais sobre como administrar sua equipe
  • aspectos de motivação e capacidade de mobilização de pessoas para metas

Ao pensar no cliente, a pessoa descobrirá pontos importantes para criar um site. Ela poderá, por exemplo, criar um destaque na home, como a imagem que segue, que ao ser clicada levará para uma página (landing page) que discutirá técnicas de vendas e indicará os próximos cursos sobre o assunto.

Da mesma forma, ao detectar que seu público tem preocupações que vão além das técnicas, quando se trata de administrar pessoas, irá criar outra área de destaque do site, com um apelo nesta direção - como o exemplo abaixo. Ao clicar no destaque, o leitor irá para uma página onde você pode mostrar fotos de um curso de como aumentar a eficácia das pessoas, realizado no mês passado e deixar um convite para que a pessoa se cadastre para receber informações para a próxima turma a ser formada.

Resumindo: pense em seu cliente e usando as preocupações dele, seus objetivos, sua forma de se expressar, crie os campos principais de seu site. As pessoas serão atraídas para ler todas as áreas do site porque você está falando algo que faz imediato sentido para elas. Lá dentro do site, com as inquietudes atendidas, seu leitor irá identificar as demais informações sobre o verdadeiro objetivo de seu negócio. Com um criador de sites como o do SitePx, será fácil inserir um calendário de cursos, ou uma listagem de todos os cursos do ano sobre um certo tema, e assim por diante. O leitor já está fisgado, pode agora dar-lhe as informações organizadas que preparou para ele.

Experiência de site: Templo Zulai feito no SitePx.

Categoria: Conteúdo, Recursos
Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||