Recursos

Criar um site simples

Publicado em 09/08/2013 às 22h27

Um site é uma forma de você se colocar na internet, quer seja para divulgar seu nome e seus feitos ou para comunicar ao mercado o seu negócio.

Para se criar um site simples, é preciso dar três passos importantes:

1 – Definir o que se quer transmitir e organizar as bases destes objetivos através de páginas de um site;

2 – identificar aspectos essenciais do site como Quem Sou, Contato, Localização, Produtos e serviços (ou Competências, no caso de um site pessoal).

3 – Fazer a divulgação do site nas principais redes sociais e cuidar para que cada página esteja preparada com as técnicas de SEO (texto claro e objetivo, tags bem pesquisadas para claramente identificar seu texto, descrições que vão aparecer na internet a respeito de cada página, textos relacionados a cada página).

Um site simples, como você vê, tem também sua complexidade. No entanto, se utilizar um bom construtor e sites como o que SitePx lhe oferece, terá todos estes critérios abertos para você completar e automaticamente publicar.

Categoria: Conteúdo, Divulgação, Imagens, Recursos
Compartilhar

Criar site de loja virtual

Publicado em 08/08/2013 às 21h54

2013 começou com o Decreto no. 7.962 – 15.03.2013 organizando as lojas virtuais em alguns aspectos que foram considerados relevantes para que este comércio se consolide e tenha as responsabilidades bem claras em relação ao processo de venda.
É importante lembrar os pontos principais deste Decreto que entrou em vigor já em maio de 2013. Não cumpri-lo representa estar sujeito a multa, apreensão do produto, cassação do registro do produto, suspensão do fornecimento ou da atividade e intervenção administrativa.
Quando você decidir criar site de loja virtual, deverá cuidar para que se estabeleça com o cliente um relacionamento bem claro e fácil, através de: envio de resumo do contrato (antes da contratação) para o cliente tomar conhecimento do que estará comprando e das regras da aquisição (depois da venda este contrato deve estar disponível para guarda e impressão),dar ferramentas para o cliente corrigir dados antes de finalizar a compra, confirmar a chegada do pedido,disponibilizar atendimento em meio eletrônico para o cliente e confirmar demandas do cliente enviadas pelo mesmo meio (email).ter mecanismos de segurança eficazes para pagamento e para os dados do cliente.

   Transparência e documentação

A síntese destes pontos é que o processo tem que ser transparente, suportado em registros que possam ser usados para deixar clara a relação comercial. 

O cliente não pode reclamar que não responderam quando ele pediu algo e/ou que as condições de aquisição não estavam claras. Deve, ainda, sentir-se seguro de que seus dados e sua operação estão protegidos e tem privacidade.

É importante, ao criar um site de vendas, estar atento as leis do mercado.

Levará algum tempo para haver fiscalização sobre todos os sites,  no entanto, os próprios consumidores desejam esta transparência e estarão lutando por ela. Uma coisa levará à outra. Por isso, a melhor decisão é ajustar seus procedimentos à lei e antecipar-se na satisfação ao cliente.

Imagem: © Sarah Golonka/Tetra Images/Corbis

Categoria: Divulgação, Loja Virtual, Recursos
Compartilhar

Como é que se faz um blog

Publicado em 07/08/2013 às 22h58

A principal característica de um blog é que ele é a manifestação de uma pessoa sobre suas idéias e seu conhecimento. Quando se pensa em como é que se faz um blog, a regra número 1 é que ele seja conversacional, ou seja, que o texto seja escrito como se o autor estivesse conversando com outra pessoa. Deve ser claro, ter frases curtas e ser agradável de ler.

Como criar um blog começa com a clareza do que se deseja escrever e para quem se destinam os posts que ali serão publicados. Esta definição lhe dará o caminho para escolher o nome do blog.

Um blog sobre “dança de rua”, por exemplo, escrito para jovens, trará os principais grupos de dança de rua assim como suas músicas e coreografias. Caso seja um blog para ensinar breakdance, ele mostrará passos, coreografias, comentará sobre estilos dos grupos. Vídeos serão muito bem vindos.

Resumindo:

- definir um tema que você conheça bem ou sobre o qual tenha curiosidade pois poderá pesquisar material e entrevistar pessoas para compor seus posts; isto lhe dará o nome do blog;

- definir o seu público, o que determinará o tipo de linguagem a ser usada, o design do blog  e o próprio desenvolvimento de logo;

- definir sua linha de ação: Você publicará só textos ou também vídeos? Fará entrevistas? Criará histórias para exemplificar? Falará de outros aspectos ligados ao foco de seu tema ou se limitará ao foco escolhido? No blog citado ao final, a autora vai trazendo produtos e dicas de lugares, vestidos, tênis e outros, para compor um mosaico de informações do dia-a-dia, com pouquíssimo texto e muitas fotos.

Além destes aspectos, como criar um blog implica em interagir com as pessoas e, portanto, você terá os comentários que as pessoas farão sobre seus posts, concordando, parabenizando, criticando. Ele é uma parte importantíssima de seu blog e para a qual deverá estabelecer um modo de responder. Responderá todo dia a todos os comentários? Que tom adotará? Cordial? Indiferente? Empático?

Enfim, este é o caminho central do seu blog. Resolva cada ponto para compor o seu planejamento antes de iniciar o blog. Depois, tudo será mais fácil pois o principal já foi definido.

CASO DE SUCESSO DO SITEPX: Blog da Bruna Ribeiro do site Makefor, feito em SitePx.

 

Categoria: Conteúdo, Divulgação, Entrevistas, Imagens, Recursos, Redes Sociais
Compartilhar

Criar um site completo com SitePX

Publicado em 06/08/2013 às 22h13

O conceito de site completo tem a ver com as formas como uma pessoa ou empresa podem entrar na internet e nela atuar. Isso é possível ao criar um site – estrutura onde se descreve o que a pessoa ou empresa faz, onde se localiza, como pode ser contatada, que produtos/serviços produz ou que competências/projetos já fez.

Também é possível estar presente na internet, ao fazer um blog. No blog, a inserção de posts regulares cria um caminho de comunicação com os internautas e constrói uma referência de matérias sobre um determinado assunto.

Finalmente, criar loja virtual é um terceiro modo de ser atuante na internet. Ali você vende serviços ou produtos, expondo o que tem para vender, com descrição e preço, assim como formas de pagamento e promovendo uma comunicação direta com o seu comprador.

Um site completo é aquele que integra estas três formas. É um site, que pode ter um blog a ele alinhado, e que também pode estar associado a uma loja de e-commerce. Esta integração é uma forma extremamente vigorosa de presença e atuação na internet. 

SitePX lhe dá a alternativa de se inserir na internet em cada um dos modos citados, ou integrando-os todos no que se chama um site completo. Além de lhe permitir a administração deste conjunto de formas, gerenciando seus campos e atualizações.

Imagem: © Hiya Images/Corbis

Categoria: Conteúdo, Imagens, Recursos, Tutoriais
Compartilhar

Site para criar blog

Publicado em 05/08/2013 às 22h06

Fazer um blog implica em, basicamente, lhe dar um nome, criar posts e inserir imagens. No entanto, sua vida começa quando você define onde vai inserir o blog. Se quiser trabalhar plataformas tradicionais como wordpress ou blogger, terá recursos importantes já colocados à disposição para facilitar a sua vida como os templates e mecanismos de inserção e edição dos posts.

No entanto, um site para criar blog deverá ter mais funcionalidades para que você realmente possa criar um blog completo. No sitePx você tem uma plataforma que já lhe permite criar  um blog e divulgar imediatamente seus posts nas redes sociais mais importantes do momento.

Além disso, o blog poderá ser integrado a um site e mesmo a uma loja virtual, criando um conjunto de extremo valor para sua comunicação na internet.

Cada post poderá receber um tratamento completo no que respeita a técnicas de SEO que o farão ter maior visibilidade para os robôs de busca.

Veja, neste trecho selecionado e inserido abaixo, o conjunto de recursos que estão à sua disposição, bastando preencher os respectivos campos.

Existem outros recursos ainda que tornarão o seu blog completo, enriquecido com ferramentas de SEO e com design e estrutura também administráveis.

 

Categoria: Conteúdo, Recursos, Tutoriais
Compartilhar

Como fazer um site administrável

Publicado em 04/08/2013 às 21h59

Editores de site como SitePX lhe permitem criar um site administrável, ou seja, você cria o site e, depois, pode gerenciar seus campos, atualizá-los, inserir novos campos ou textos, criar e administrar os emails criados assim como as galerias de imagens ou vídeos.

A importância de um administrativo do site é enorme pois a internet é algo muito dinâmico e exige que haja constante monitoramento das informações nele publicadas.

A criação de um site no SitePX automaticamente transforma o site em administrável. Ele é criado já dentro do ambiente do administrativo, facilitando todo o processo.

Além das funcionalidades essenciais à criação do site, o administrativo do SitePx lhe permite ainda adicionar seu site aos buscadores, divulgar suas páginas em redes sociais, usar ferramentas de webmaster, inserir as estatísticas do Google Analytics, inserir tradução automática e, além da linguagem HTML, escrever sua própria folha de estilo, com CSS avançado.

Categoria: Recursos, Tutoriais
Compartilhar

Quem é o dono do domínio

Publicado em 03/08/2013 às 22h22

Muitas vezes, quando vamos criar um site, queremos registrar o nome de um site e ele já está registrado. Outras vezes, verificamos que alguém registrou justamente aquele nome sobre o qual vínhamos construindo um site, ganhando a dianteira sobre nós. Como agir nestas situações?

A primeira providência é saber quem é o dono do domínio. Muitas vezes a pessoa registrou, sem um objetivo maior e você poderá negociar com ela. 

Outras vezes, você verá que a pessoa que ganhou a dianteira deve ter sabido de terceiros sobre o nome no qual você pensava em investir e, com esta informação, pode agir. Sempre é importante saber quem, para ter clareza sobre o caminho a tomar.

Para isso, você colocará o nome do domínio no site domain tools. Verifiquemos o domínio youtube.com. Você colocará o nome do domínio no campo em branco, como no campo a seguir.

A verificação de um domínio pode ser feita também para você compreender a estratégia da empresa, ou de uma pessoa, em relação à compra de domínios. O resultado para youtube é o seguinte:

 

Há muitas outras informações além destas, da imagem parcial acima. A leitura das informações mostrará dados importantes. Um deles é a data em que o domínio foi comprado e a data em que ele expira. Você pode esperar o domínio vencer, se tiver interesse nele, e passado o prazo regulamentar, se o proprietário não renovou o domínio, você solicitá-lo.

O site no Brasil onde o domínio pode ser verificado é o http://registro.br. É ali também que você registrará seu próprio domínio. A pesquisa é feita da mesma forma, inserindo o site que se deseja investigar.

Imagem: © Chad Shaffer/ImageZoo/Corbis

 

 

 

 

 

 

Categoria: Conteúdo, Recursos
Compartilhar

O que é IP

Publicado em 02/08/2013 às 21h47

Cada computador tem o seu IP, que é um número que dá diretamente o endereço do site. Algo do tipo 200.147.67.142. Cada conjunto de  números é separado por um ponto.

O IP é um endereço na Internet. A tradução é Internet Protocol. Quando você acessa um site, acessa do IP do seu computador, até o IP do computador onde está o site. Só assim é possível um IP conversar com o outro, é como esse número que é possível transferir os dados do computador onde está o site até o seu computador.

Veja que interessante: no seu navegador digite esse endereço de IP: http://200.147.67.142 verá que vai para o site da UOL. Assim www.uol.com.br é igual a 200.147.67.142

Não existem dois IPs para o mesmo computador. A menos que se instale duas placas de rede, o que não é comum.

As pessoas, contudo, não lembrariam destes números para todos os sites que acessam. Os servidores DNS convertem o IP em um nome, que é o que usamos para buscar um site. Veja que interessante, existe um site que faz a conversão de IP. Você insere o nome de um site e encontra seu correspondente IP.

Categoria: Conteúdo, Recursos
Compartilhar

Site para criar site

Publicado em 01/08/2013 às 21h53

Os sites hoje podem ser criados em pouco tempo e com muita facilidade com os chamados sites para criar site. Trata-se de um site que lhe disponibiliza uma plataforma de criar sites. Ali, você escolhe o modelo que deseja para o seu site, cria as páginas onde irá colocar informações sobre quem você é, seus produtos e serviços, localização, contato e outras páginas essenciais.

Um site de criar sites como o SitePx lhe dá a chance de:

- criar um site, passo a passo

- editar o design do site, mudando cores, linhas de campo, localização de elementos importantes como nome, logomarca, slogan etc.

- criar páginas e nelas inserir textos

- administrar o site, colocando tags, categorias, identificando textos relacionados, criando chamadas para os mecanismos de busca e as palavras-chave.

Um site é um elemento que, ao entrar na internet, terá que lutar bravamente para se destacar e chamar a atenção dos robôs de busca.

Um bom site para criar site ajuda na definição de elementos que irão facilitar aos robôs de busca a sua localização. Desta forma, você já conta com um conhecimento acumulado que lhe dá um excelente posicionamento, de saída. É o que se chama SEO, mecanismos que facilitam o ranqueamento de seu site, blog ou loja de e-commerce.

Categoria: Conteúdo, Loja Virtual, Recursos
Compartilhar

O que é usabilidade

Publicado em 29/07/2013 às 21h32

Conhecem o tamanco holandês? É bonito de ser ver mas quando você vai usá-lo, o mundo pode ficar pequeno. Com o tempo, você aprende, mas não de início.

Isso tem muito a ver com usabilidade. A usabilidade de um site ou blog, e mesmo de uma loja virtual, tem a ver com a facilidade de se navegar e de encontrar o que se deseja.

Um site pode ter design e conteúdo muito bons mas, sem usabilidade, ele logo será esquecido. A dificuldade de sair de uma página e voltar para a anterior, ou de encontrar um produto faz o internauta abandonar o site.

A usabilidade começa pela página inicial – dados como título do site, logomarca, pequena descrição do que é o site tem que ser elementos iniciais do seu site. Ao  criar um site  no SitePX, estes dados são solicitados assim que você escolhe o modelo do site e são imediatamente remetidos ao próprio site escolhido. Depois, se você quiser, poderá editar mas já saem direto lá, sinalizando a importância destes elementos.

Imagine um site que você acessa e tem que ficar esperando um tempão para que ele “entre”. Isto é tão importante que um dos critérios de análise do Google é exatamente o tempo de carregamento do site.

Existem pontos de sua responsabilidade como, por ex., textos longos, com fontes rebuscadas e em tamanhos pequenos que dificultam a leitura. Às vezes, o problema é do construtor de site que você escolheu: o site aparece bem em um navegador como Google Chrome mas não em outros como navegadores:  Internet Explorer 6.0, 7.0, 8.0, Firefox,  Safári, Opera etc. Verifique sempre o site construído em vários navegadores.

Sites de compras sem usabilidade não progredirão. A pessoa tem que achar os produtos com facilidade, devem ter um campo de busca para ir direto onde desejam. Seus formulários na loja virtual devem ser simples de preencher. Enfim,usabilidade é tudo em um site de compras pois, diversamente dos sites de conteúdo, as pessoas estão lá para uma tarefa bem específica – não realizá-la a contento é tomar a decisão de sair, em minutos. E a compra estará perdida!

Os usuários são fundamentais nos testes de usabilidade. Faça-os com empresas especializadas ou faça-os você mesmo, mas teste! Se fizer por sua conta, crie itens de análise e peça avaliação de 1 a 10. Exemplo: facilidade de utilização do site, organização das informações, layout das telas, funcionamento do serviço de busca, nome dos comandos, etc. No final, peça uma avaliação geral onde a pessoa também dê notas, para a navegação no site, variando de 1 para navegação difícil e aborrecida até 10 para navegação fácil e interessante.

A plataforma do SitePX lhe dá caminhos organizados logicamente para que você tenha máxima usabilidade em seu site, blog ou loja virtual. O SitePX cria uma lógica na criação de páginas. Seguir esta lógica é acertar na estrutura do site visando usabilidade.

Categoria: Conteúdo, Divulgação, Imagens, Recursos
Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||