Recursos

O que é um URL

Publicado em 28/07/2013 às 21h06

O nome URL representa a sigla de um localizador de endereços na internet - endereço de um site, blog, loja virtual ou de uma imagem e, mesmo, de um arquivo de seu computador.

O URL de um site é o nome do site como, por exemplo, www.sitepx.com.

Mas URLs também podem ser usadas para imagens, fotos, Já a imagem do famoso líder indígena, que comandou os apaches, Gerônimo, porque não queria ver os trens cruzando suas terras, é vista também através de um url.

A imagem está ao lado e a incorporamos na biblioteca de imagens através da URL: http://www.jandklongphotography.com/_images/gallery-old-west-portraits/images/geronimo-6a_jpg.jpg. Ponha esta URL em seu browser e verá a mesma imagem. No Wikipédia você encontrará outra URL para Gerônimo http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Goyathlay.jpeg

No SitePx, assim que você  criar um site , ou um post, você verá automaticamente surgir a URL correspondente. O melhor, é que o SitePX faz isso da forma que o Google gosta, mantendo as palavras do título da sua página. Isso se chama URL amigável.

Você poderá editá-la caso queira alterar as palavras que surgiram automaticamente, para melhorar seus resultados na busca do Google.

Categoria: Conteúdo, Divulgação, Recursos
Compartilhar

O que é Skype

Publicado em 26/07/2013 às 20h36

O uso de Skype está hoje bastante difundido. Pessoas falam com amigos e familiares, no mundo todo, e empresários e executivos trocam informações com fornecedores e clientes, através deste software. Ele permite conversas em vários países, através de conexões de voz sobre IP. O Skype está disponível em 27 idiomas.

Comprado pela Microsoft, o skype passou a ser o objeto de investimento básico da empresa e incorporou o Messenger (Windows Live Messenger), descontinuado no início de 2013.

No SitePX, ao criar um site , é possível compartilhar o acesso do desenvolvimento com seus conhecidos. O Skype, pode ser muito útil nesse para compartilhar telas e trabalhar em conjunto.

O Skype é gratuito entre seus usuários mas você pode comprar créditos e falar com outras pessoas com tarifas reduzidas. A ferramenta permite o envio de imagens e arquivos, assegurando uma transferência muito rápida e precisa dos dados.

Além da facilidade de comunicação, usando texto ou voz, você também pode falar ao vivo, com imagem - usando o protocolo voz sobre IP.  O que é voz sobre IP? É poder conversar baseado na Internet. Se você já paga a Internet, por que pagar também para fazer uma ligação? Ligue pela Internet.

O Skype é um recurso muito interessante para se fazer apresentações, para discutir com um grupo a montagem de um trabalho e, enfim, para colocar as pessoas em teleconferência, com a possibilidade de um ver o outro.

 

Categoria: Imagens, Recursos
Compartilhar

O que é hospedagem de site

Publicado em 23/07/2013 às 20h03

Antes de escrever sobre o que é hospedagem de site, é importante lembrar a diferença entre provedor e servidor. O provedor lhe dá condição de acesso à internet. Sem ele, a internet é uma casa fechada, sem porta de entrada e sem janela. Já o servidor é o que hospeda o conteúdo – aquele que está acessível lá na internet e aquele que você vai preparar para disponibilizar na internet.

Você vai precisar ter os dois. Sitepx é um provedor de hospedagem e, para isso, conta com servidores que permitem: acessar o protocolo HTTP, assegurar um serviço de DNS que lhe dá o espaço para o nome do seu site e seu respectivo IP (aquele número grande que define o seu site), oferecer o serviço de publicação e as estatísticas gráficas, que processam os logs do servidor HTTP.

Em outras palavras, mais simples: o SitePx  hospeda o seu conteúdo – aí compreendidos todos os seus textos, imagens – e responde permanentemente pelo seu domínio (aquele nome que você registrou no órgão gestor de domínios, no caso do Brasil, o registro.br). Além disso, ele lhe oferece um construtor de sites, assegurando-lhe uma plataforma profissional para criar um site, blog ou loja virtual.

Hospedagem de site, portanto, é a guarda de suas informações, imagens, vídeos e quaisquer outros conteúdos que você pode disponibilizar na web. O provedor de hospedagem é definido por três critérios:

  • - ele lhe dá um limite em megabyte ou gigabyte para transferir dados e armazená-los;
  • - permite uma carga de transferência mensal, medida também da mesma forma;
  • - assegura uma quantidade de MB de dados que pode ser armazenada no disco rígido do servidor.

 

Categoria: Integrações, Recursos
Compartilhar

Criar um sitemap

Publicado em 22/07/2013 às 18h45

Quando você planeja um site, você cria os nomes das diferentes páginas para que sirva de régua na criação do site.

Ao finalizar o site, terá um conjunto de títulos e correspondentes URLs completas (que são os endereços das suas página). Este é o elemento perfeito para o Google. Se você souber usar as ferramentas para webmasters, poderá enviar todas estas páginas com urls para o Google e logo as terá registrado, antes mesmo que o software do Google (spyder) rastreie o seu blog ou site.

Se não, só o fato do sitemap inteiro estar com urls próprias já lhe dará esta vantagem.

O sitemap lhe dá vantagens efetivas na busca do Google.

A grande vantagem de criar um site usando uma plataforma experiente e completa como a do SitePx, é que o sitemap ali já é criado automaticamente assim que você constroi o seu site, blog ou loja virtual. Esta é uma ação automática, que você não vê, mas que está lá já pronta para facilitar a indexação de seu site pelo Google.

Na área de configurações do seu site, você pode ativar as Ferramentas do Webmaster para enviar seu sitemap.

Imagem: © Doug Ross/ImageZoo/Corbis

Categoria: Conteúdo, Divulgação, Recursos
Compartilhar

Criar site de moda

Publicado em 21/07/2013 às 18h30

Entre os assuntos mais pesquisados da internet, estão as buscas por dicas de saúde, alimentação e tendências de moda. Criar um site de moda pode ser um caminho muito interessante e de sucesso.

Existem algumas linhas criativas que você pode seguir. Moda para trabalho é uma delas. As mulheres que trabalham, tem uma reserva de salário apenas para seus gastos com roupa e acessórios já que são elementos importantes de sua ascensão profissional. Outros caminhos como moda para festa, moda para viagens são formas diferenciadas de olhar o universo da moda e selecionar o que lá existe para mostrar tendências, sugerir seleções de roupas e orientar sobre o uso e acompanhamentos. Glória Kalil por exemplo escreveu seu mais recente livro somente sobre Viajante Chic.

Como selecionar imagens

Existem vários sites nacionais e internacionais que falam sobre o tema e, portanto, não haverá dificuldades em encontrar imagens que venham de encontro ao que você deseja. O site Style tem referências em várias direções. Apenas para citar uma: moda de outono 2013. Selecione Christian Dior e verá tendências relevantes para comentar e sugerir - a imagem superior é resultado desta busca.

Outro site referência é o site Polyvore. Ali você tem de tudo além de poder também comprar ou sugerir compras. Eles são incríveis em agrupar coisas que tem sentido comum ou que são bem diferenciados. Veja por exemplo os shorts em crochê.

 

Você pode criar páginas especialistas

Embora o público queira roupas para trabalho ou para passeio e festa, sempre se interessarão pelo que acontece no mundo das celebridades ou dos grandes eventos. Só a sessão Fashion Week (nós conhecemos bem o que é a fashion week Brasil), no site Red Carpet, vai lhe dar muita informação sobre o mesmo evento em Paris, Londres, Milão e Nova Iorque.

Insira a expressão “muito estilo gastando pouco” e vai ter acesso a lojas com ofertas, bota-fora, pontas de estoque, podendo criar um site específico para esta modalidade.

Como se informar

Existem sites que trazem informação pura, ouro puro, para você fazer sua cabeça, antes de criar um site. A Oficina de Estilo é uma delas, conduzida por duas personal stylists. Existe uma série de posts especiais que vale a pena ler. Desde estilo para "gravidinhas" até guarda-roupa dos sonhos.

Com quem você vai competir

Sua maior concorrência estará nas “garotas de moda e seus diários de preferências”, como diria Sissi (blog Cestsissibon). Você terá, portanto, que adotar um ângulo irreverente da moda, ou uma especialização que interesse um grande número de pessoas e, em tudo isso, definir um estilo, rechear com informação e opinião competente e bem formada - além de inserir imagens da moda.

 

Categoria: Conteúdo, Divulgação, Galeria, Recursos
Compartilhar

Como verificar se um email é válido

Publicado em 20/07/2013 às 18h18

A primeira providência de quem está formando um mailing é corrigi-lo sempre que um e-mail retorna, informando que o e-mail não existe. Ele deve ser imediatamente eliminado de sua lista.

Muitas vezes um e-mail não existe mesmo. Para fazer esta verificação, sem ter que mandar um e-mail teste, você pode usar um serviço chamado Email Addresses Checker. Logo no início da página, você tem um campo para colocar o e-mail e verificar se ele existe. Se ele não existir, aparecerá no campo logo abaixo daquele que você usou para inserir o e-mail, a expressão BAD ao lado do e-mail inserido, que também terá um cruz vermelha ao lado.

Existe a possibilidade da pessoa digitar o e-mail errado e por isso você está verificando que o e-mail não existe. É por isso que muitos sites incluem duas verificações, pedindo que a pessoa novamente escreva o e-mail pois dificilmente ela irá errar a digitação nas duas vezes.

Em termos de sistema, vale a pena mandar um e-mail de confirmação para a pessoa. Se ela não receber é porque o e-mail está errado. Isso você deve deixar claro no campo de cadastro da pessoa, informando que se ela não receber o e-mail de confirmação é porque o e-mail foi digitado errado e, então, ela deve se comunicar com você através de um determinado e-mail que você ali indicar.

Categoria: Divulgação, Recursos
Compartilhar

Como criar um site de beleza para o homem

Publicado em 15/07/2013 às 13h49

Hoje é dia do homem – 15 de julho. O posicionamento do homem veio mudando com o tempo e, em 1999, foi criado o Dia Internacional do Homem, pelo Dr. Jerome Teelucksingh, em Trinidad e Tobago, com o apoio da ONU e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia. O Dia Internacional do Homem é 19 de novembro, diversamente do Brasil onde se comemora a 15 de julho.

Neste dia, temas importantes devem ser objeto de reflexão como a igualdade de gêneros, a saúde dos homens, especialmente os jovens, e aspectos da contribuição masculina à sociedade. A energia masculina coloca o mundo para a frente, entusiasma as pessoas em seu entorno, dá vida às idéias e abre leituras importantes do universo criativo. É uma energia que faz a vida caminhar e precisa ser destacada em momentos de celebração como estes.

No âmbito da beleza, o homem aos poucos foi assumindo os cuidados com o seu corpo e hoje se fala do conceito de metrossexual, onde o homem busca determinados padrões sócio-culturais e estéticos que incluem um corpo firme e com musculação aparente, pele bem cuidada. O conceito de metrossexual nasceu no fim do século XX e se firmou com o artigo de Mark Simpson sobre David Beckham, em 2002. Metrossexual é um homem, em geral bem posicionado profissionalmente, que gosta de um bom perfume, hidrata a pele, aprecia um bom vinho, em casa tem peças de design, veste-se de forma elegante – é um conceito bem ligado ao meio urbano.

Em um site de beleza alguns temas não podem faltar.

Ginástica e esportes. Inúmeros homens das mais variadas idades sabem que a ginástica e os esportes são importantes para destacar as qualidades de seu corpo jovem e, quando maduro, para mantê-lo firme e ativo. A musculatura segura o corpo de uma pessoa e o mantém em desempenho flexível para todas as suas atividades. É uma página que deve tratar de modalidades de ginástica, benefícios de cada esportes, cuidados na preparação do corpo antes da atividade física, ponderação no uso de suplementos, tipo de alimentação e similares.

Cuidados com a pele. A pele do homem precisa ser cuidada com a barba bem tratada, a hidratação do rosto e corpo, bons produtos de barbear e sabonetes próprios para o rosto. Cabe trazer temas bem pontuais como o melhor aparelho de barbear para quem viaja muito, cremes básicos para se tratar mesmo fora de casa. Importante é ir além da estética e tangenciar o espaço da saúde.

Estética. No âmbito da estética, vale discutir cortes modernos, entrevistar cabeleireiros sobre os cuidados com o cabelo, sempre dando profundidade cientifica aos assuntos, com boas pesquisas, porque o homem é racional na análise dos temas. Os jovens, hoje, são mais atraídos pela abordagem estética em si, mas com o tempo vão se familiarizando com um tratamento objetivo e científico dos temas e isso os prepara para a idade madura onde as decisões devem ser bem conscientes sobre o seu próprio corpo.

Há outros temas que podem ser mesclados a estes como as práticas que tornam a mente saudável, como a meditação e a vida ao ar livre porque o stress é um dos componentes contemporâneos da vida humana e não só tiram a beleza da pessoa como precisa ser combatido.

Dica: você tem uma tremenda oportunidade em criar um site de beleza para o homem pois é um tema muito recente nas buscas do Google, e há muito a fazer ainda. Observe as estatísticas abaixo (termos de pesquisa: beleza para o homem, em azul, e beleza do homem, em vermelho). Nada melhor do que começar um site de beleza para o homem no Dia do Homem. Um bom editor de sites ajudará você a dar o primeiro passo em algumas horas. Vamos celebrar?

Categoria: Entrevistas, Recursos
Compartilhar

Como criar um site de receita

Publicado em 04/07/2013 às 09h09

Os sites de receita podem ser baseados em receitas de sua família, em receitas que você recebeu e testou, e mesmo em pesquisa de receitas. No entanto, você irá concorrer com muita gente, se fizer simplesmente isto.

É preciso criar algo mais pessoal em seu site de receitas se quiser que ele se destaque no Google e as pessoas comecem a acessá-lo. Estes diferenciais podem ser desenvolvidos de várias formas. Vamos dar alguns exemplos:

- você cria, com amigos, uma comunidade de cozinheiros e troca receitas com eles, brinca com eles, mostra fotos de quando se encontram e testam a receita de um membro do grupo – as pessoas ficarão ligadas às receitas e ao grupo, tendo tudo para ser um site que vai acontecer.

- você capitaliza um aspecto de sua vida e trabalha receitas ligadas a isso como, por exemplo, sua origem tailandesa, publicando receitas típicas de seu país. Lógico que se você quiser mesmo se diferenciar, terá que agregar mais elementos como fotos e informações de produtos típicos, história das receitas mais famosas e assim por diante.

- você cria um diferencial muito peculiar como histórias acontecidas em encontros com seus amigos, histórias de namoradas ou namorados que comeram suas receitas, enfim, coisas muito pessoais mas de interesse geral por serem curiosas ou divertidas.

As páginas do seu site

Você deverá  organizar as receitas em categorias (ex.: receitas de doces, receitas de salgados / receitas para jantar, receitas de festas, etc.) e em cada descrição de receitas poderá adicionar fotos do prato já pronto ou fotos de como se faz a receita, o passo a passo. Esta última forma de descrever a receita é muito procurada por cozinheiros iniciantes e dá muito prestígio ao seu site.

Mesmo se apenas tirar uma foto do produto já pronto, não se esqueça de arrumar o cenário da foto – uma bonita toalha, alguns elementos que enfeitam a mesa e, mesmo, um cenário – como uma mesa em seu quintal, sob uma árvore frondosa. Tudo isso aquece a comunicação e cria interesse em seu site. As fotos são fundamentais em um site de receitas. Veja o site Coffee Break Vitoria, feito no SitePx e que, apesar de não ser de receitas, é de alimentos e traz fotos que tem sabor!

A organização das receitas

Além das páginas por categoria, você pode organizar uma página – como listagem – e colocar o título da receita e uma descrição de umas duas linhas, com uma foto. Isto ajudará o internauta a navegar pelo site e procurar exatamente aquilo que ele deseja e não apenas uma descrição genérica.

Campo de busca:  abra um campo de busca porque é algo que o internauta vai querer, ainda mais quando a quantidade de receitas for muito grande.

 Imagens: @ Corbis

Categoria: Conteúdo, Loja Virtual, Recursos
Compartilhar

O que é instagram?

Publicado em 28/06/2013 às 09h24

O fim de 2010 foi marcado pelo lançamento do Instagram e, depois disso, a coisa pegou fogo. No Facebook, as fotos tiradas pelo celular, com o Apple e, mais tarde, também com o Android, encheram as páginas daquela rede social.

Instagram é uma maneira simples e divertida de compartilhar fotos de seus amigos, familiares, colegas de trabalho e de locais ou situações. Você tira a foto com o seu celular e, de graça, escolhe um filtro para dar um tratamento à foto, compartilhando-a no Facebook, Twitter, Tumblr, Foursquare e outros.

Hoje ao criar um site é muito importante divulgar seu conteúdo também nas redes sociais. Redes como o Instagram podem fazer total sentido para seu mercado.

Você tem que se registrar através do celular para ter acesso ao aplicativo e fazer o download do instagram. Ao entrar no aplicativo, você tira a foto e já trabalha os filtros, depois seleciona a rede social para a qual deseja enviar e aperta o botão para enviar. Se quiser, pode deixar a imagem só no Instagram.

Em março deste ano, contava-se 100 milhões de usuários diários, sendo que eram tiradas 40  milhões de fotos por dia. A maioria dos usuários de Instagram é jovem e adoram o uso de filtros como X-Pro, Valencia e outros. Uns filtros mudam a cor, outros dão um tom antigo (tipo "vintage") ou deixam preto e branco (filtro inkwell), enfim, existem pessoas dizendo que a escolha do filtro define um estilo de  pessoa. O filtro Lo-Fi por exemplo é bom quando você tira fotos do seu alimento pois ele faz as cores vibrarem. Se quer dar um jeito retrô à foto, com cores desbotadas, escolha o filtro Early Bird.

Recentemente, Instagram incorporou também vídeos de poucos segundos, com direito a filtros e inserção nas redes sociais. Com isto, Instagram está se emparelhando ao Vine, um aplicativo para vídeos de curta duração.

Imagem: © India Picture/Corbis

Categoria: Imagens, Recursos, Redes Sociais
Compartilhar

O que é um blog?

Publicado em 27/06/2013 às 21h12

Um blog é um espaço de discussão de idéias ou de informação. Pode, claro, ser de poemas ou músicas, mas a essência do blog é a informação e a exposição de idéias. Um blog tem um tom conversacional. Ele nasceu assim - no início, os blogs eram registros de diários de adolescentes que estimulavam o comentário de amigos em uma troca de confidências pública.

Hoje, o blog evoluiu e não só permite a exposição de idéias como, também, é usado empresarialmente para mostrar aspectos de uma organização, de seus serviços e produtos, e de suas instalações e equipe, que não seriam apropriados em um site. O blog empresarial registra a dinâmica, o dia-a-dia, a persona da empresa.

Como fazer um blog? Comece por escolher uma plataforma adequada para este fim. Wordpress é uma das mais conhecidas e lhe permite fazer um blog gratuito ou pago. O blogger é outra plataforma bem conhecida. O SitePx é um construtor que lhe permite criar um site, fazer um blog e ainda criar um site de vendas se o seu propósito incluir as três opções. Ao criar um site no SitePx – empresarial, profissional ou pessoal – você pode, sem custo adicional, montar um blog.

Quais são os principais critérios para você fazer um blog?

A ideia do tema. Estabelecer seu tema é o aspecto principal pois definirá quem é seu público e lhe dará o caminho para o nome do blog.

O nome do blog. Se o seu blog estiver acoplado a um site, no SitePx, você poderá criar o nome que queira. Se tiver sido criado, sozinho, será fundamental registrar o nome do seu blog no registro.br, assim como você faria para o site.

O estilo de post. Seu post será divertido, sério, instigante? O estilo é o tom de seu texto e as idéias que você expõe. Ele é função de seu público e do tema. Há um estilo leve, descomprometido, típico, por exemplo, de um blog de moda. Já um blog sobre política é mais sério, embora possa ser irreverente também.

O tamanho do post. Recomenda-se que o post fique entre 500 a 1000 palavras. Pode ultrapassar? Sim, mas deveria ser por um bom motivo. É melhor escrever todo dia, dentro deste tamanho, do que escrever um post por semana com 10000 palavras. Do lado inverso é bem ruim se o post tiver menos de 200 palavras. O leitor de blog gosta de agilidade e leveza. Este post, por exemplo, tem um pouquinho menos do que 500 palavras. Bom tamanho. Você lê e não se cansa. 

Categoria: Conteúdo, Integrações, Recursos
Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||