Redes sociais: a psicologia do compartilhamento

Publicado por em 23/02/2015 às 11h35

O consumidor tem mente aberta para redes sociais

Um estudo patrocinado pelo New York Times foi realizado com o intuito de descobrir por que o consumidor compartilha conteúdo nas redes sociais. E por que o New York Times quer saber disso? Pois, pense bem, se pretende criar um site ou aprender como criar um site, não é útil saber o que passa na cabeça do consumidor antes de decidir compartilhar ou não um conteúdo? Essa informação pode ser extremamente relevante para empreendedores do mundo digital.

Para realizar o trabalho, os pesquisadores entrevistaram internautas das cidades de Chicago, Nova Iorque e São Francisco. A distância do Brasil não deve resultar em números muito diferentes dos que seriam apresentados aqui. O público de internet em geral é muito parecido, salvando apenas algumas peculiaridades regionais. Além disso, foram realizadas enquetes quantitativas com cerca de 2500 usuários de média e alta participação nas redes sociais.

O primeiro ponto importante levantado pelo estudo é que o ato de compartilhar não é recente. Seres humanos sempre compartilharam informações e emoções, ainda que de forma mais contida e em meios diferentes. Inclusive, há diversas formas diferentes de compartilhamento. Pode ser a redistribuição, combinação, o mashing up (que é uma forma mais específica de combinar) e a recriação. Dessa forma, não é de se estranhar o comportamento do usuário de redes sociais. Alguns números interessantes:

Compartilhamento de bandejaCompartilhamento como gerenciamento de informação

85% dos usuários dizem que ler comentários e opiniões de outros usuários a compreender uma informação.

73% afirma que processam a informação de forma mais profunda e crítica após compartilhá-las.

Informações e humor pensando no próximo

94% dos entrevistados afirmam que se preocupam com como seus contatos receberão o conteúdo compartilhado.

49% consideram que compartilham informações sobre produtos para ajudar outros usuários na hora de realizar compras.

Questão de personalidade

68% dos internautas compartilham para que outros possam saber quem são e o que pensam.

69% se sentem mais envolvidos com o mundo quando compartilham informações.

84% acreditam que o compartilhamento ajuda a dar suporte às causas nas quais acreditam.

Pelo bem dos relacionamentos

78% fazem compartilhamentos para se comunicar com pessoas com quem não manteriam contato normalmente.

73% dizem que compartilhar ajuda a conhecer pessoas com interesses em comum.

Para fazer bom uso

Entender como pensam os internautas é o primeiro passo. O segundo é identificar em quais destes perfis o conteúdo da empresa se encaixa e montar uma boa estratégia de marketing em redes sociais com base nestes números. Vale ressaltar que, de forma geral, os usuários confirmam que o compartilhamento é uma atividade coletiva. Postagens que incentivem um diálogo são aquelas que irão obter sucesso nos compartilhamentos.

Juntando o conteúdo deste texto com o conceito de Buyer Persona, sua empresa tomará a dianteira na corrida das redes sociais. Não deixe de conferir! Enquanto isso, continue acompanhando o Blog do SitePX para mais informações sobre empreendedorismo e como criar um site de sucesso.

Tags: conteúdo, dicas, marketing, redes sociais, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||