Storytelling: histórias que vendem a sua marca

Publicado por em 26/01/2015 às 11h15

storytellingStorytelling é a arte de contar uma boa história. Não importa qual seja o contexto, uma história bem contada e com bom conteúdo sempre chama atenção. É como criar um site de sucesso! Além de mais um termo gringo no meio digital, o Storytelling é um ótimo e interessante recurso de marketing para empresas e marcas que desejam conquistar seu público. Como o nome sugere, a estratégia consiste no ato de contar uma história que envolva e cause identificação nos leitores. Existe uma série de técnicas e fatores que combinam elementos da literatura e do texto publicitário e de marketing. Com o post de hoje do Blog do SitePX, você vai entender o que é o Storytelling e como ele pode ser útil para vender sua marca, tornar sua empresa conhecida ou até ao criar um site e todo o seu conteúdo.

storyPara começar, atente-se ao seguinte detalhe: o “Story” e não “History”. Pensando em português mesmo, lembre-se da origem das palavras “história” e “estória”. A primeira faz referência à ciência responsável pelo estudo do passado e a reconstrução de uma realidade que já passou. Já estória, com e, é uma palavra muito antiga e quase não é mais utilizada, ela se refere à ficção, às narrativas fantasiosas, aos “causos”. E é deste segundo conceito que o Storytelling se aproveita. O que, de jeito nenhum, quer dizer que você precise inventar todas as histórias que for contar.

Às vezes é necessário mais do que uma boa história real para fazer com que os leitores se identifiquem com o conteúdo. O mais importante é uma boa narrativa, por isso elementos da ficção são bem-vindos. Outro elemento importante do Storytelling moderno é a narrativa multimídia, mas falaremos dela mais para frente.

Clichês da ficção para o bom marketing

Escolha do caminho na narrativa multimídiaDesde sempre a ficção é utilizada como uma forma especial de contar a realidade. Basta estudar as histórias da mitologia grega e logo verá que cada mito e cada personagem foram pensados de forma a passar uma mensagem ou ensinamento para o público, no marketing não é diferente. Conheça alguns clichês (no bom sentido!) da ficção que podem e devem ser utilizados para um bom Storytelling:

  •          Jornada do herói – Recurso famoso das histórias mitológicas, já foi explorado aos montes na ficção: O Senhor dos Anéis, Star Wars e Matrix são exemplos de narrativas construídas sobre este molde que consiste na jornada de uma pessoa normal que recebe o chamado para uma aventura e, apesar de aceitá-la com relutância, supera uma série de dificuldades e, ao final de tudo, cumprem seus objetivos com o aprendizado gerado pela jornada.
  •          Jornada do idiota – É a história daquele que errou bastante antes de superar suas dificuldades. A história do “idiota” geralmente é utilizada como exemplo para a importância da perseverança e do aprendizado na superação de obstáculos.
  •          Da lama à fama – A história de uma pessoa que vivia cercada de adversidades até o momento em que faz uma descoberta – ou realiza uma ação – que a destaca entre os outros na mesma situação. Este clichê mostra que não importa a dificuldade, pessoas com talento e capacidade podem crescer e evoluir.

Existem muitos outros clichês, é claro. Mantendo um bom repertório de obras de ficção, eles logo poderão ser observados. Utilize-os com criatividade e uma roupagem nova para contar uma história boa e de fácil identificação.

 

Narrativa multimídia

storyComo mencionado antes, este é um dos principais conceitos do Storytelling no mundo digital.  A possibilidade de contar uma história que transcenda as limitações de seu veículo é um fator que dá poder ao Storytelling Transmídia.

Pense que o público da internet não é um típico leitor, que aprecia todos os textos com que se depara. Pesquisas apontam que 79% dos usuários apenas passam os olhos sobre o texto em busca de palavras-chave que captem sua atenção. Ao fazer um site, como fazê-los ler seu conteúdo?

Primeiro, deixe seu texto bonito e chamativo. Pense num bom título e subtítulos interessantes, Selecione palavras e expressões fortes do seu texto e as destaque com um negrito. Porém, o que realmente atrai e segura os leitores são os recursos de imagem, como fotos, vídeos, infográficos e slideshows.

Outros dados numéricos interessantes: conteúdo de marketing com recursos multimídia dão até 77% mais retorno e postagens em blogs que contenham um vídeo podem receber até 3 vezes mais links. Nada mal, não é?

Agora que você já entende o conceito de Storytelling, dos clichês de ficção e da narrativa multimídia, está na hora de aplicar isso tudo ao seu empreendimento. Após criar um site com o SitePX, comece a publicar conteúdo que utilize as técnicas e estratégias citadas neste texto. O sucesso vem em seguida!

Categoria: Conteúdo
Tags: blog, dicas, empreendedorismo, marketing, SitePX

voltar para Dicas para criar um site

left show tsN fwR fsN|left tsN b01e fwR bsd show|left fwR tsN show|bnull||image-wrap|news login c05|fsN fwR normalcase tsN|c05|login news fwR normalcase|tsN fwR normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||